Conecte-se conosco

10 dúvidas mais frequentes sobre empréstimo para carro

10 dúvidas mais frequentes sobre empréstimo para carro

Empréstimo para carro pode ser uma das formas de você conseguir comprar um veículo. Ao procurar esse tipo de solução financeira, o interessado normalmente se esbarra em algumas dúvidas comuns sobre esse tipo de negociação. Até que ponto vale a pena? Como fazer um bom negócio? Vou ter o crédito aprovado? Essas e outras questões nós levantamos e pontuamos aqui com algumas orientações a partir de pesquisas e pontuações de especialistas.

As principais dúvidas sobre empréstimo para carro?

Existem algumas formas de conseguir comprar usando um empréstimo para carro. Porém, antes de conseguir esse valor para comprar o seu bem, é ideal entender mais como funciona esse tipo de compra e como planejar para não se perder nas contas.

1. Existem diferenças entre financiamento e empréstimo para carro?

Sim. A princípio as duas formas vão te ajudar a comprar o veículo, porém o funcionamento de cada modalidade varia, bem como até seus valores e taxas. O financiamento na hora de comprar um carro é feito, normalmente, direto no banco ou com intermédio das concessionárias ou lojas. O banco empresta o dinheiro com o veículo como garantia, isso mais na prática comum, o CDC (Crédito Direto ao Consumidor).

O empréstimo para carro pode ser conseguido sem, necessariamente, ser vinculado ao veículo, com essa finalidade para o banco. Por exemplo, você pode pedir uma carta de crédito ao banco em um valor que desejar, independentemente do seu objetivo. O banco libera o crédito, o chamado empréstimo, e você realiza a compra. Agora, as parcelas deverão ser pagas ao banco por conta deste crédito cedido pela instituição financeira.
10 dúvidas mais frequentes sobre empréstimo para carro
A burocracia existe para ambas modalidades de crédito. No caso do financiamento de carro via banco, é comum que haja uma análise até mais aprofundada considerando alguns aspectos do seu perfil. Confira algumas dicas para conseguir aprovação de financiamento de veículo. Se você optar pelo crédito, procure o gerente da sua agência e saiba como simular e conseguir o empréstimo para carro.

2. Qual empréstimo de carro é melhor: jurídico ou pessoal?

A necessidade de papéis para comprovar algumas informações para liberar o empréstimo para carro funciona da mesma maneira para os dois. O que muda exatamente é forma de comprovar a renda.

Quem tem empresa e está optando por um empréstimo para comprar carro via pessoa jurídica, certamente vai ter que reunir mais informações sobre a empresa, rendimento e outros detalhes. No caso da pessoa física, normalmente, aceita-se o extrato bancário e o holerite.

A vantagem mesmo é que o governo, por meio de alguns programas, costuma dar um incentivo para empresas comprarem veículos com um preço mais em conta, mas isso só para alguns modelos específicos.

3. É possível comprar um carro com nome no SPC OU Serasa?

Dificilmente um banco vai aprovar o empréstimo para o carro se você estiver com o nome na lista SPC ou Serasa. Nos primeiros minutos de busca pelo seu nome, o sistema apontará o Score de crédito, a pontuação que mede o risco de inadimplência. Sendo assim, as chances são praticamente nulas com inadimplência.

4. Dá para conseguir empréstimo para carro sem entrada ?

Depende muito. Normalmente, até por conta do alto índice de inadimplentes, os bancos estão pedindo uma quantia de entrada na hora de financiar um veículo, o que normalmente gira em torno de 20% do valor do automóvel. Agora, se for uma carta de crédito, aí é comum que o banco não peça nenhum valor de entrada!

5. Tem idade mínima ou máxima para conseguir financiar um carro?

Se o seu caso for um financiamento, sim. O mínimo para conseguir enviar um pedido ao banco para análise de crédito é 18 anos. Já a idade máxima permitida para esse tipo de negócio é 70 anos. Normalmente, mais nesta idade, pede-se um avalista com parentesco de primeira grau para que o banco aprove o crédito.

Em relação a carta de crédito direto com o banco, também há esse cuidado e indica-se as mesmas idades.
Quais as dúvidas mais frequentes sobre empréstimo para carro

6. Veículo novo ou veículo usado? Os juros mudam são diferentes?

Essa é uma informação importante para que você consiga empréstimo para carro. Podemos dizer que carros mais novos são os preferidos do banco, normalmente de 2010 para cima.

A lógica é simples. Carro antigo pode dar problema e atrapalhar no pagamento das prestações. Então, os juros de carros mais novos são atrativos, já os mais antigos encontram taxas maiores.

7. As taxas de juros são fixas?

Não são no caso de financiamento de carro. As taxas mudam de ano em ano ou até de mês em mês, depende da cada instituição financeira. O ideal é sondar esses valores sem entrar com pedido para aprovação de empréstimo para carro.

Os fatores que mais influenciam as taxas são: valor de entrada, quantidade de parcelas a serem quitadas e o ano do veículo. Lembre-se disso na hora de buscar o carro dos seus sonhos!

8. União de rendas para financiamento é possível?

Essa é uma facilidade interessante. Alguns bancos permitem fazer a união da renda desde que ambos sejam casados ou tenham a chamada união estável. O banco soma as duas rendas e na hora de aprovar o financiamento, considera o comprometimento de 30% do total, margem segura para o pagamento de parcelas, que o casal conquista financeiramente por mês.

9. Autônomo não consegue empréstimo para carro?

A vida do autônomo é bem desafiadora. Conseguir um empréstimo para carro também. O banco naturalmente vai pedir mais documentos e tentar cruzar as informações para ter real noção sobre sua vida financeira mês a mês. A boa notícia é que muitos banco facilitam a aprovação do financiamento de veículo sim, para esses profissionais.

10.  Tenho financiamento no meu nome, posso fazer outro?

Depende! Pode-se dizer que é viável, mas desde que o valor total das prestações e mais o valor da parcela do carro que deseja não ultrapasse os 30% de comprometimento da sua renda. Se passar, é provável que o banco não aprove.

 Nota:   Financiar um carro não precisa ser complicado – mas você precisa entender o básico, você estará em uma posição melhor para decidir sobre a opção de financiamento de carro certo para você. Lembra-se que a maioria das compras de carros envolve financiamento, mas você deve estar ciente de que o financiamento normalmente aumenta o custo total do veículo, além dos custos de vida.

10 dúvidas mais frequentes sobre empréstimo para carro
Média 4.633 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Empréstimo

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir