Skip to content

P2P Lending: Empréstimo P2P Lending como funciona no Brasil?

O empréstimo P2P Lending é uma forma de emprestar sem usar um banco ou uma instituição de crédito ou financeira que conhecemos tradicionalmente. Se você está precisando de um empréstimo pessoal ou empréstimos para empresa, você definitivamente quer conhecer algumas plataformas de empréstimo peer to peer. Se você estiver sem restrições e sem inscrições negativas no seu CPF ou CNPJ, as taxas de juros para essa modalidade de financiamento podem ser bem justas.

Agora quem procura financiamentos para negativado, está com nome sujo, com restrição no SPC e Serasa, até consegue dinheiro emprestado, no entanto, vai arcar com taxas e juros mais altas por causa do risco que a operação oferece para os investidores que patrocinaram o seu pedido de crédito. A aprovação do empréstimo peer to peer para negativado é acessível mas com juros altos.

O que é P2P Peer to Peer Lending?

P2P Lending: Peer-to-peer significa ponto-a-ponto. A ideia do P2P lending é possibilitar que empréstimos seja feitos entre particulares (pessoas ou empresas), sem a intervenção de um banco ou financeira. As pessoas que precisam de crédito localizam outras pessoas que tem dinheiro para emprestar como investimento.”

Outra definição: Os empréstimos P2P são empréstimos concedidos por pessoas (particulares) e investidores (particulares ou grupos) – em oposição aos empréstimos pessoais que vêm sendo concedido pelos banco privados e financeiras que cobram altos juros pela concessão do dinheiro solicitado.
P2P Lending: Empréstimo P2P Lending como funciona no Brasil?
Muitas pessoas que possuem dinheiro para investir usam o para oferecem empréstimos em dinheiro com juros baixos a outros (cidadãos e empresas) que precisam de grana. Uma plataforma P2P (com site online) junta investidores e mutuários para que no processo de concessão de empréstimo sejam relativamente fácil para todos os envolvidos.

Benefícios de empréstimos P2P lending

Os empréstimos P2P nem sempre são melhores do que os empréstimos pessoal feitos em um banco ou cooperativa de crédito, porque isso depende do perfil de cliente do solicitante, mas possuem características únicas que os tornam competitivos, rápidos e eficientes.

Custos baixos: muitas vezes, você pode obter empréstimos com taxas relativamente baixas usando empréstimos P2P. O empréstimo coletivo em geral é um negócio muito melhor do que usar o limite no banco (cheque especial), o cartão de crédito, ou empréstimos pessoal bancário.

Para obter conseguir o seu empréstimo nas muitas plataformas online que temos no Brasil, a taxa de juros esta entre 1% a 5% ao mês.

Podemos comparar o empréstimo P2P Lending como um empréstimo pessoal com garantia de imóvel ou veiculo que tem taxa de 1,15% e o empréstimo consignado com 1,55% a 3% de juros ao mês.

Rápido e fácil: ao comparar um empréstimos é preciso ter paciência. Depois de se cadastrar e preencher os formulários online, é possível que tenha que esperar dois ou mais dias para descobrir se o pedido foi aprovado ou não.

No empréstimos P2P lending, essa paciência e espera são aliviadas por plataformas eficientes e com agilidade nos processos de analise, aprovação e liberação. O processo de inscrição geralmente é fácil, e muitas vezes você pode descobrir de forma relativamente rápida se o seu empréstimo provavelmente será financiado.

Analise de crédito: em um mundo onde os credores são relutantes em emprestar dinheiro a clientes ou empresas com restrições e inscrições negativas no histórico de crédito, os credores de empréstimo P2P são uma das alternativas de crédito mais atrativas.

Você vai precisar ter crédito decente para obter aprovação, mas se tiver credito ruim, mais caro esses empréstimos custarão (com taxas de juros mais altas). Mas esse é o caso em qualquer modalidade que você solicitar.

Tipos de empréstimos

Os empréstimos P2P são empréstimos pessoais não garantidos – você poderia emprestar dinheiro a juros para qualquer finalidade que você queria e não vai deixar nenhuma garantia para obter a aprovação do financiamento. Esse é o tipo mais comum de empréstimo pessoal e são os mais flexíveis: você pode usar o dinheiro para consolidação dívidas, quitar um carro, reformar a casa ou dar inicio a um negócio.

Se você quiser empréstimo para educação, verifique se isso é possível ou não em sua plataforma peer-to-peer, algumas no Brasil começam a modelar outros formatos de P2P Lending. Hoje os financiadores de P2P estão se especializando em oferecer vários tipos de empréstimos para usos específicos (como empréstimos para empresas e para estudantes).

Sites e Plataformas online de empréstimo P2P lending

A lista de plataformas de empréstimos P2P Lending está crescendo constantemente no Brasil e no mundo. O conceito ficou popular com aqui com o Biva e o Nexoos, ambos os quais ainda são grandes players no segmento P2P. Veja também as plataformas: TutubrasilBizCapitalBancaClub e a Kavod Lending todas atuando fortemente no mercado nacional.

Se você quer conseguir um empréstimo, provavelmente vale a pena fazer um cadastro e uma aplicação do valor que necessita. Seja o que for que você faz, pesquise cada credor e leia comentários de fontes respeitáveis ​​antes de solicitar um empréstimo. Leia também como fazer empréstimo peer to peer e quais as empresas que fazem peer-to-peer lending.

Como funciona

Para pedir um empréstimo P2P lending, escolha uma plataforma online e inicie o processo de inscrição e solicitação. Você precisará fornecer detalhes sobre você, qual o valor pretende e como quer pagar. Algumas perguntam como você pretende usar o dinheiro.

Seu cadastro ser verificado, seu crédito analisado e se você for elegível para o empréstimo, sua solicitação será listado para que investidores financiem seu pedido.

É seguro pedir empréstimo P2P Lending?

Claro, mas isso depende do que você considera ser seguro, a maioria das plataformas online são obcecadas pela segurança dos dados do cliente e consumidor de crédito.

Eles mantêm sua informação tão segura como qualquer instituição financeira privada, e toda a comunicação é feita através de uma sessão no navegador de forma criptografada com SSL TLS nível 2 ou 3.

Sua identidade será mantida em segredo com os credores, as taxas de juros são geralmente competitivas com o que você pode encontrar em outros lugares, você certamente pagará menos do que você pagaria por um empréstimo pessoal no banco e todos os dados como CNPJ, endereço físico, regulamentação e atualizações do BCB, sempre estão disponível no rodapé dos sites.

P2P Lending: Empréstimo P2P Lending como funciona no Brasil?
Média 544 votos