Skip to content

Contratar empréstimo no nome de outra pessoa?

Posso pedir um empréstimo no nome de outra pessoa ou usar o nome de terceiros? Esta sem dúvida é a hora da verdade, quando você fica em uma situação onde um membro da família, parente ou amigo precisa de um empréstimo pessoal por não poder obter por conta própria, ele pede pra você usar o seu nome. Talvez porque esteja com o nome sujo ou negativado nos órgãos de proteção ou porque não conseguem comprovar renda.

Pegar empréstimo no nome de outra pessoa?

A resposta sem firulas para você que quer saber se pode ou não usar o nome de outra pessoa para pedir um empréstimo não tem segredo. Acredito que já saiba a resposta, no entanto, por ficar claro – é NÃO. Um contrato de crédito pessoal, crédito ao consumo ou financiamento não pode ser concedido ou assinado em nome de outra pessoa, nem tão pouco liberado na conta e um terceiro.

São dezenas de causas que motivam as pessoas buscarem por crédito em bancos e financeiras, nesse momento muitas delas se deparam com um problema muito comum no nosso país, descobrem que estão com restrições no CPF e com inscrição no SPC, Serasa, Boa Vista e outros órgãos.

Quando isto é constatado e a necessidade é muito grande em obter uma quantia em dinheiro, o mais comum é procurarem alguém próximo ou não, para usar o nome dessa pessoa para conseguir crédito, mas isso pode não ser possível, pelo menos pela vias legais.
Contratar empréstimo no nome de outra pessoa
Os bancos, financeiras, plataformas de crédito online, marketplaces e fintechs de crédito pela internet, ou qualquer empresa que fornece crédito, possuem diversos meios para impedir que terceiros façam empréstimo em nome de outros principalmente sem o consentimentos deles. Para começar, o dinheiro liberado em geral é feito diretamente na conta bancária do contratante. Com isso fica praticamente impossível alguém pegar um empréstimo no nome de outra pessoa, mesmo que por um acaso ela consiga simular a assinatura.

Posso pedir empréstimo em nome de outra pessoa

Vamos entender uma coisa …  em qualquer das modalidades para pegar crédito pessoal como:

Você pode sim, desde que a pessoa saiba e tenha o interesse em colocar o próprio nome em jogo. Ou seja, no caso do crédito pessoal ela teria o carnê, boleto ou descontos no holerite registrados no nome dela. No consignado, os descontos das parcelas seriam feitos no benefício do INSS ou no próprio salário mensal da pessoa que emprestou o nome. No empréstimo com garantia é o pior, nesse caso o imóvel ou bem ficaria em risco caso a pessoa que seria responsável por pagar o empréstimo falhasse.

Posso fazer um empréstimo para terceiros (amigo ou parente)?

Como já dito, são dois casos, um em que a outra pessoa não sabe da operação, e outra em que a pessoa esta completamente ciente da contratação do empréstimo.

Mas independentemente de quão perto seja o relacionamento, se você tomar um empréstimo para outra pessoa, a única pessoa legalmente responsável por reembolsar esse dinheiro é quem estiver com o nome no contrato – você.

No que diz respeito ao seu acordo com o seu credor (banco, financeira, marketplace) você está tirando o dinheiro em seu nome e para você, então é você – e apenas você – que é legalmente responsável por reembolsá-los.

Empréstimo pessoal em nome de amigo ou parente

Não importa se a pessoa que pediu vai fazer os reembolsos em dia ou não, o credor esperará que você mantenha os pagamentos das parcelas do seu empréstimo todos os meses da forma como foi combinada. Se você não tiver o suficiente para cobrir o pagamento das parcelas, isso poderá causar sérios estresses em você, no seu amigo etc, pois seu nome é quem poderá ficar negativado e o credor poderá tomar medidas legais contra você (inscrever o CPF no SPC e Serasa).

Eles certamente não vão perseguir a pessoa pela qual você pegou o empréstimo, o credor não tem interesse algum no seu acordo não oficial para ajudar um amigo ou parente.

Mais um detalhe, mesmo que você tenha dinheiro suficiente para pagar as parcelas do empréstimo, depois terá que ficar cobrando seu amigo ou membro da família para ter o dinheiro de volta. Isso sem dúvidas vai colocar uma pressão sobre o relacionamento que não vale nem a pena pensar.

Concordar em aceitar um empréstimo em seu nome

Antes de concordar em aceitar fazer um empréstimo em seu nome para outra pessoa, é importante considerar um dúzia de motivo pelo qual ele está pedindo esse favor tão pessoal. Se é porque a pessoal têm nome sujo ou esta negativado e não podem obter crédito nos bancos e financeiras, talvez você deve considerar se isso significa que a pessoa irá se ou tem condições em reembolsá-lo sem problemas.

Fazer empréstimo em nome de outra pessoa é crime?

A resposta é SIM. Não é permitido fazer um empréstimo pessoal usando documentação de terceiros. Hoje as empresas de crédito estão preparadas e usam processos de análise sofisticados e rigoroso, para evitar que os empréstimos sejam fraudados, e documentos de outras pessoas sejam usados indevidamente.

Uma das formas de evitar fraudes online em solicitações de empréstimos online é o envio de selfie do próprio cliente e dos documentos. Isso ajuda na identificação do tomador do crédito.

Posso emprestar meu nome para outra pessoa fazer empréstimo

O nome é seu e você faz com ele o que quiser, no entanto, tome cuidado ao emprestar seu CPF (nome) para um amigo, parente ou familiar que precisa de empréstimo, pense sempre na hipótese dela não te pagar e você ficar como prejuízo e sem o amigo.

Tenha ciência que se ele não te pagar você é que ficará inadimplente e ainda terá que ficar com a dívida.

Contratar empréstimo no nome de outra pessoa?
Média 567 votos