Acesso ao Crédito

Porque meu empréstimo não foi aprovado?

Muitos motivos fazem um pedido de empréstimo pessoal não ser aprovado. Listamos 5 possíveis razões da sua solicitação ter sido negada ou recusada .. Leia na integra!

Porque meu empréstimo não foi aprovado? Este é um dos questionamentos mais intensos aqui no “portal do emprestimo“, todos os dias alguém quer saber o motivo da reprovação. Na verdade são inúmeros fatores que podem causar a reprovação de um empréstimo pessoal pelas instituições bancárias e financeiras. Claro que alguns podem ser informados e outros por motivos bancários e estratégicos não são revelados ao solicitante.

Empréstimo não aprovado?

Muitos motivos já conhecidos pelo próprio solicitante é óbvio, como o de não averiguar seu histórico de crédito junto aos órgãos de proteção. Esse fato só acaba descoberto quando existe a necessidade de obtenção de dinheiro emprestado, essa é a causa mais comum. No entanto, outras razões são bem simples, causados pela ansiedade ou falta de atenção. Abaixo, listamos alguns motivos que irão fazer você dizer: “porque meu empréstimo não foi aprovado.”

Quem já acessou empréstimo pessoal online sabe que existe um processo que é rápido em algumas instituições, mas para avaliar um cliente se o banco ou financeira vai aprovar o crédito, o cadastro passará por um esteira, e nessa esteira são feitas muitas avaliações até o veredito final. Normalmente as instituições costumam usar sistemas que dá pontos ao solicitante através de levantamentos de dados pessoais para obter o famigerado score de crédito ou rating de crédito.

A pontuação de crédito pode ser obtida em diferentes meios, ela nivela os clientes informando ao banco se possuem score maior e score menor. Score de crédito afeta diretamente no risco do cliente de pagar ou não pagar uma dívida adquirida. Este score leva em conta diversas estatísticas de operações financeiras, uso de cartões, compras a prazo e pagamentos do consumidor. Desta forma, cada credor utiliza de sistemas e cálculos internos e externos, ou seja de empresas especializadas como o Serasa e a Boa Vista (Spc) para colher dados o suficiente para entender se pode ou não aprovar o empréstimo que acabou de se solicitado.Porque meu empréstimo não foi aprovado no banco

Crise econômica e estratégia

O Brasil atualmente passa por uma fase um tanto complicado no setor econômico, e em momento como estes é normal que bancos tradicionais e instituições mais conservadoras por estratégia decidam conceder empréstimo pessoais ou crédito apenas para clientes que passem por uma política de crédito mais rígida. Em geral, isso acontece para diminuir o nível de risco de crédito ou diminuir a inadimplência de algumas operações.

Muitas informações financeiras são cotadas de instante em instantes, e se por um acaso a expectativa de inadimplência se tornar elevada por algum motivo, exemplo: aumento da taxa de juros, estimativa de aumento do desemprego ou provável mudança em regras da modalidade informada pelo governo como no (crédito consignado em folha) fatalmente mais pessoas perderão o acesso ao crédito por políticas e regras de concessão.

CPF negativado (está com nome sujo)

Negativado: Popularmente dizemos que uma pessoa com CPF negativado ou inscrito nos órgãos de proteção “está com nome sujo“, esse título não é bom para nada, isso indica que a pessoa é um mal pagador, ou seja, não cumpriu com seus pagamentos e compromissos financeiros e possui dívidas não pagas.

Ao pedir um empréstimo pessoal ou crédito, seja qual for, em algumas modalidades essa restrição indica que o cliente é de risco ou alto risco, nesse caso provavelmente o pedido de empréstimo será negado pelo futuro credor ou aprovado quando houver a regularização das pendências financeiras.

Mas não é por estar com nome sujo que vai impedir pegar dinheiro emprestado, estando negativado é possível conseguir empréstimos pessoais, algumas instituição financeiras aprovam solicitações com este status, no entanto, os juros são bem alto. A Crefisa financeira empresta para negativados.

Informações incorretos e/ou desatualizados

Poxa! “Meu nome está limpo e mesmo assim não consigo empréstimo pessoal em lugar nenhum“. Opa! Então não é só por estar negativado que temos o empréstimo não aprovado? Hoje a maioria dos sites para comparar empréstimos possuem formulários para aplicação e solicitação, o erro mais comum dos usuários é fornecer dados incorretos e/ou desatualizados no momento do preenchimento.

Quando for solicitar um empréstimo pessoal online, preencha seus dados com cuidado, atente para que não haja erro na digitação do número do RG ou CPF, contatos telefones, endereço residencial, informação sobre renda e dados bancários. Errou os dados, das duas uma, ou atrasa a liberação ou tem o empréstimo não aprovado.

Então já sabe, informe seus dados sem erros e mais atualizado possível, quando você enviar sua solicitação, os credores irão realizar uma análise e se houver incoerência nos dados – pode acontecer a negação do pedido.

Histórico de crédito e pagamentos

A taxa de juros, condições de crédito e termos do empréstimo são baseados na averiguação pelas instituições financeiras do seu histórico de pagamentos, inclusive para aprovação do pedido. Quanto mais limpo e impecável seu histórico e pontuação de crédito, maior será as chances da sua solicitação ser aprovada com condições especiais.

No histórico de pagamentos, está relacionado o seu costume de pagar contas fora da data de vencimento ou as renegociações de dívidas. Vale lembrar que mesmo que você chegue até aqui intacto, não tem nome sujo, não tem débito em atraso, tem uma pontuação aceitável, ainda assim poderá o crédito reprovado.

Sua comprovação de renda

Seja autônomo, assalariado ou profissional liberal, uma coisa em comum entre eles é ter que comprovar a capacidade de pagamento (renda mensal) compatível com o valor do montante do empréstimo. Em algumas modalidade é possível comprometer até 30% da renda com parcelas de empréstimos pessoais, mas o ideal é que não ultrapasse 20% do seu ganho. Quanto maior a capacidade de pagamento, maior o valor a ser liberado e menor as chances de ter o pedido do empréstimo reprovado.

Atualmente metade dos brasileiros estão comprometidos com dividas de crédito, a maioria com dívidas que ultrapassam 30% das suas rendas mensais, quando o bancos ou financeira averigua essa condição, a possibilidade da instituição não liberar o crédito também aumenta. Com excessão do empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, os empréstimos pessoais longos aumentam as chances de não ter liberado o crédito.

Conclusão

empréstimo não foi aprovado

Pois é, acho que deu para ter uma ideia do quanto é complexo pedir um empréstimo e ter ele aprovado. O trabalho do credor é de posse dos seus dados e informações sensíveis aprovar ou reprovar seu empréstimo. Tudo pode influenciar. Agora se você é funcionário público, aposentado ou pensionista, militar das forças amadas, tente um empréstimo consignado com essa modalidade de empréstimo fácil e sem burocracia. Muita Sorte!

Porque meu empréstimo não foi aprovado?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados