Empréstimo com FGTS

A solicitação do empréstimo com o fundo de garantia serve para qualquer beneficiário do FGTS e todo trabalhador registrado no regime CLT tem esse direito...

ATUALIZAÇÃO: “A nova modalidade de empréstimo consignado permite o cidadão trabalhador usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para pedir crédito em dinheiro. Liberado desde terça-feira (4/05), o empréstimo tem uma das taxas mais baratas do mercado, os bancos poderão cobrar até 3,5% ao mês, é baixo pois oferece risco mais baixo que crédito pessoal. Para o trabalhador que usar o recurso, o risco implica em perder um “Dinheiro Extra” que o protege em caso de desemprego no futuro.

Como conseguir empréstimos ou financiamentos usando o fundo de garantia – FGTS? Quais os tipos de financiamentos, empréstimos ou crédito pessoal que podem ser feitos com o auxílio do fundo de garantia? O mercado financeiro de empréstimo foi balançado essas últimas semanas e muitas pessoas estão com dúvidas se é possível conseguir dinheiro emprestado com juros baixos acessando a conta do FGTS na Caixa Econômica – é ou não é possível?

Não! O fundo de garantia não é um fundo que pode ser resgatado integral para a tomada de empréstimos pessoais ou crédito pessoal pelo menos até o dia 4 (terça). Os recursos são liberados com apenas para trabalhadores de empresas privadas que estão sob regime CLT e recolhem os descontos necessários para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)seguindo as normas da CAIXA.
emprestimo com fgts
Mas… há alguns benefícios – é possível conseguir recursos emprestados desde novembro de 2012 para finalidades específicas. Quem trabalha registrado (com carteira assinada) consegue usar os recursos do FGTS para financiar a compra de materiais de construção e reformas na propriedade residencial.

Agora, também é possível fazer a solicitação de empréstimo consignado com o fundo de garantia e serve para qualquer beneficiário do FGTS. Todo trabalhador tem esse direito, no entanto, algumas classes de cidadãos são privilegiados e tem prioridade na liberação. Vamos aos exemplos: famílias com baixa renda, famílias que possuem imóveis avaliados abaixo do limite, cidadãos idosos, deficientes e mulheres chefes de família.

O empréstimo poderá ser pago em até 120 meses (10 anos), com limite máximo de juros de 12% ao ano. O dinheiro não será descontado do FGTS do trabalhador e a nova linha de crédito passa a estar disponível a partir de hoje, embora as liberações de recursos devam começar em 30 dias

O valor liberado pelo fundo chega aos 20 mil reais por solicitação, os juros são de até 3.5% ao mês totalizando 45% ao ano. Quem tiver interesse nesse tipo de crédito, uma das exigência é ter conta no FGTS, a propriedade não pode ser avaliado com valor de mercado acima de R$ 500 mil, caso contrário o empréstimo é negado.

Como e onde conseguir o empréstimo com FGTS?
Para conseguir a liberação dos recursos através do empréstimo consignado com FGTS, basta se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, leve um comprovante do imóvel e documento que comprove a regularização da área que vai construir. Outro detalhe importante é o tempo de contribuição necessária para ter direito ao “empréstimo FGTS“, o tempo mínimo é de três anos de contribuição e deve ter ainda um saldo de no mínimo 10% do valor total do imóvel.

O que é Fundo de Garantia – FGTS?
O beneficio foi criado no anos de 1967, de lá para cá, todos os trabalhadores em regime CLT (Consolidação de Leis de Trabalho), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

Fazer ou não um empréstimo consignado com FGTS como garantia?
Fazer um empréstimo com o FGTS como garantia” pode ser uma boa ideia, a operação resulta em empréstimos com taxas de juros muito menores, diferente dos juros do cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pessoais com juros cada vez mais altos. Com essa forma inovadora, reduzir esses juros extras será uma excelente oportunidade de economizar dinheiro.

Quem pode obter “empréstimo com FGTS” como garantia?
Qualquer cidadão que seja beneficiário do FGTS pode usar o seus fundo como garantia para pegar um empréstimo.

Qual a prioridade para pegar o empréstimo consignado com FGTS?
A prioridade da liberação dessa modalidade servirá para algumas pessoas específicas como: famílias de baixa renda, famílias com imóveis avaliados abaixo do limite, cidadãos idosos, deficientes, e mulheres chefes de família.

Qual o prazo de pagamento do empréstimo usando FGTS?
O empréstimo pode ser pago em até 120 meses (10 anos). Vale lembrar que quanto maior o prazo, maior a chance da taxa mais alta ser aplicada.

Como e onde obter o empréstimo com FGTS?
O fundo de garantia é liberado pela Caixa Econômica Federal, portanto, basta ir às agências da CAIXA, leve sua carteira de trabalho, RG – documento de identidade com foto, e CPF. Lembre-se que esse tipo de empréstimo só estará liberado a partir da sua promulgação em diário oficial e não tem data certa para isso.

Devo usar como garantia o FGTS para empréstimo?
Vai depender da sua necessidade. Se o dinheiro pego emprestado for para pagar dívidas mais caras e você tem um planejamento financeiro equilibrado, a tendência é que você não vá sofrer muito ao pegar um empréstimo com FGTS. O problema pode aparecer quanto numa situação de eventual desemprego, esse dinheiro não vai estar na CAIXA a sua disposição.

Boa Sorte!

208 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !