Empréstimo fácil, é pegar ou largar

Obter empréstimo pessoal em bancos ou financeiras esta muito fácil? Ofertas de crédito e empréstimo com facilidades incríveis...

Você já teve que pedir empréstimo fácil para algum banco ou financeira nesses últimos 10 meses? O tempo passa, o tempo voa, as coisas mudam e as práticas evoluem. Antigamente para solicitar um empréstimo pessoal a pessoa tinha que sair do trabalho ou de casa, ir até um agência e esperar um bom tempo para convencer o gerente sobre sua necessidade financeira.

Depois da entrevista como o gerente, assinar os papéis (diga-se contrato) ainda tinha que esperar uma análise de crédito de pelo menos de 5 a 7 dias. Depois da maratona toda, o contratante corria o risco de 50% da proposta do empréstimo pessoal ser rejeitada, ou seja, depois de todo trabalho, ter que explicar para que e por que queria o dinheiro para o gerente, o pedido poderia ser negado.

Facilidades do crédito

Hoje não, quer crédito acesse a internet no home banking, não tem internet, pegue o dinheiro emprestado no Autoatendimento, tá com preguiça, ligue na linha quente do banco e solicite a quantia desejada, está na rua, acesse o Smartphone pelo App (aplicativo móvel) do  banco, digite alguns números e pronto, o crédito do empréstimo pula para o saldo da conta. Realmente o cenário financeiro esta deveras favorável, vai dizer que tomar um “empréstimo fácil hoje não é fácil”.
Empréstimo fácil

Outro dia passando pela rua, escutei – quer um cartão de crédito de graça? Perguntei, o que quer dizer de graça, logo o panfleteiro respondeu – o cartão não tem anuidade, além disso o Senhor não precisa comprovar nenhuma renda. Hummm!!!, que ótimo.

Fala sério, quantas vezes você foi até o supermercado fazer compras e recebeu um proposta de cartão de crédito. Pior, entrou em numa Magazine ou Loja de Departamento preencheu um cupom para participar de uma promoção e logo depois chegou em sua casa uma proposta de cartão ou oferta de empréstimo fácil, pior, ligaram na sua casa – oi fulana o Senhor(a) foi selecionado par receber um…

Vamos fazer uma bomba financeira? Coloca um pouco de facilidade em obter crédito, um pitada de taxas, tarifas e juros altíssimos, uma colher de consumismo e, uma xícara de “Eu tenho Você não têm”, junta tudo, espera alguns meses, pronto, a bomba da inadimplência e pagamentos atrasados esta prestes à explodir.

O resultado

Aquilo que a cinco meses atrás era um sonho realizado, transformou-se em grande pesadelo, uma enxaqueca daquelas.

São dois problemas que encontramos nessa relação:

1 – ) As instituições financeiras, bancárias e empresas financiadoras erram em não dar informações e orientações complementares para seus consumidores, não falam do consumo e crédito consciente, dos riscos e as questões que estão sujeitos.

2 – ) Os clientes com crédito nas mãos: nome limpo, cheque especial, limite de crédito, cartões e crediário no carnê, são estimulados e impulsionados a compra e comprar e comprar, se sentem livres para cometer pequenos abusos financeiros e de consumo, no final das contas só vai sobrar dívidas enormes, lamentações e buscas desenfreadas por dinheiro nos mais variados lugares e com pessoas de índole duvidosas. Vai dizer que não sabe do que eu estou falando?

Facilidade de conseguir crédito

Atualmente, um pessoa que ganha cerca de R$ 1200, consegue empréstimo fácil, fácil, limites de crédito e empréstimos pelos menos cinco ou mais vezes o que ganha, considerando empréstimo pré-aprovado, cartão de crédito, limite especial, crédito pessoal e crediário. Quem usa linhas de “empréstimos emergenciais” como crédito de médio e longo prazo, esta mais propenso a sofrer com riscos de se tornar mal pagador, principalmente se faltar bom senso.

Empréstimo fácil é bom, pode ser, depende, não sei informar. Por que digo isso? Já ouviu aquele ditado popular que quando a esmola é demais, até o santo desconfia! Acho que não é só o santo que fica desconfiado, o cidadão também fica, mas tem outro ditado popular muito utilizado – tá doendo mais tá gostoso! Pelos menos por enquanto.

Vale dizer que com tanta facilidade em conseguir crédito, nas entre linhas haverá sempre alguma armadilha que vai levar o cidadão a se enveredar nos caminhos das dívidas.

E aí, com o empréstimo fácil, é pegar ou largar.

10 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !