Empréstimo em Factoring Fomento

Quem pode usar os serviços de uma factoring? Quais os exemplos de negociação que são possíveis numa factoring fomento mercantil?

Factoring pode fazer crédito pessoal ou conceder empréstimos e financiamentos para seus clientes? A resposta é Não. Vamos deixar bem claro que empresas de factoring não são financeiras e nem bancos, mas bancos podem realizar algumas operações comumente feitas por essas empresas de fomento. Por questões burocráticas e fiscais não é possível conseguir empréstimo em factoring. As empresas denominadas como fomento mercantil prestam serviços contínuos e dão assessoria mercadológica e creditícia, fazem a seleção de riscos, gerenciam crédito, fazem o acompanhamento de contas a receber e muitas outras atividades relacionadas ao a crédito e gestão de crédito para empresas.

O que Factoring?

Na forma mais simplificada de entender o que é factoring vamos dizer que é uma empresa constituída para realizar a compra de documentos recebíveis de outras empresas jurídicas, ou seja, ela paga por documentos que podem ser trocados ou convertidos em dinheiro futuro.

Um exemplo de negociação que é possível ser feita em empresas de factoring sem problemas nenhum é a troca de cheques pós datado (mais conhecido com cheque pré). Normalmente a antecipação de valores com a troca de cheques é feita com seu banco, mas se você tem cheques pré-datados de clientes de sua loja ou comércio para serem depositados mais para frente, mas enfrenta a urgência de precisar de dinheiro imediatamente, a factoring é uma alternativa de crédito rápido?
conseguir emprestimo em FactoringA operação é bem simples, uma vez cadastrado numa “empresa de factoring e fomento mercantil”, ela compra os cheques em seu poder, paga por eles à vista e em dinheiro. Apesar da transação ser uma alternativa aparentemente salvadora da pátria, o serviço tem um custo, e o custo não se compara aos de bancos e financeiras. A factoring ao comprar os cheques em seu poder desconta uma porcentagem do valor total e também uma espécie de taxa chamada FATOR sobre o período que falta para o saque (depósito) dos cheques a vencer.

Quem usa as Factorings?

Quem pode usar os serviços de factorings? Empresas jurídicas! Os serviços são prestados somente para pessoas jurídicas como lojas do varejo em geral, estabelecimento comercias, profissionais liberais e profissionais da saúde com empresa aberta e toda empresa ativa que trabalhe com cheques e outros recebíveis aceitos pelas empresas de fomento mercantil (Factorings).

O que não é Factoring?

Como Eu disse, você não pode fazer empréstimo em Factoring, mas pode obter crédito em dinheiro com a venda de recebíveis, não confunda. Vale até mencionar que operações onde o contratante não é pessoa jurídica, a empresa faz empréstimos com garantia de veículos, cheques, etc. Realiza empréstimo com cartão de crédito, conclui empréstimos com alienação de bens móveis e imóveis, libera financiamento ao consumo (CDC) e não formaliza as operações com contrato de fomento mercantil, certamente não são factorings.

Se você é empresário esta buscando por empréstimo para sua empresa dá uma lida nesses 3 programas FINEP de crédito para empresas, descubra como obter Crédito do PROGER para empresa, e consiga empréstimo para microempreendedor usar como capital de giro. Se que crédito antecipado, você já sabe que tem outras maneiras mais fáceis e baratas de conseguir recursos financeiros. Uma outra alternativa são as cooperativas de crédito, mas a factoring não deixa de ser uma opção a mais no momento que precisar de dinheiro ou crédito urgente.

As factorings oferecem como vantagens a redução ou até mesmo a falta de burocracia, além de ser rápida a liberação do crédito. Procure sempre por empresas de factoring legalizadas para não cair na mão de empresas de agiotagem. Dúvidas consulte a ANFAC – Associação Nacional das Sociedades de Fomento.

25 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !