Bancos e Financeiras

Correspondente Bancário: Empréstimos e Serviços

Como solicitar empréstimo e crédito signado em correspondentes? O que é e como funciona o serviço do correspondente bancário para liberar dinheiro na web?

O que são os correspondentes bancários e como funciona este tipo de serviço para liberação de crédito. Quais as vantagens e condições oferecidas nos representantes de instituições financeiras? A principio o acesso fácil ao crédito é a principal vantagem, principalmente nesse mercado de empréstimos que cresce a cada dia no Brasil.

Com o aumento do capital a disposição das famílias, as possibilidades de comprovação de renda e a oferta de garantias, estão permitindo a maior concessão de produtos e serviços financeiros a muito mais pessoas. Por isso, também cresceu no mercado de empréstimos a quantidade de correspondentes bancários, ou seja, intermediadores de propostas de crédito para bancos e financeiras.

O correspondente bancário opera no mercado representando instituições financeiras de médio e grande porte, são bancos realmente reconhecidos, e normalmente têm como foco principal a concessão do crédito consignado, tipo de empréstimo destinado a aposentados, pensionistas, funcionários públicos e militares das forças armadas. Esta linha de empréstimo oferece vantagens como taxas de juros e tarifas mais baixas já que as garantias oferecidas pelos clientes são maiores. O desconto é feito diretamente na folha de pagamento e a inadimplência tem índices baixíssimos, o que acarreta pouco ou quase nada de prejuízo ao banco.
empréstimo em correspondente bancário
Por que existem os correspondentes bancários? Bom, a resposta é simples: os bancos têm dificuldade de chegar a todos os cantos do Brasil, o país é muito grande e a tecnologia exigida para a estrutura de uma agência nem sempre estará disponível em algumas regiões. Para suprir essa falta, existem os correspondentes bancários e não bancários. Com uma estrutura simples, barata e financiada por eles próprios, é possível ter o próprio negócio e chegar até o tomador de empréstimo final. Veja o artigo sobre franquias de financeira para venda de empréstimos e como abrir uma empresa de crédito ou financiamento?

Um correspondente pode representar mais de uma instituição ao mesmo tempo e ainda pode trabalhar como agenciadora ou agente financeira de outros correspondentes. A classe inclusive é representada pela ANEPS – Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo e a ABCB – Associação Brasileira dos Correspondentes Bancários. Como cliente, você deve procurar se informar sobre a idoneidade da empresa, já que, apesar dos pré-requisitos, muitos se aproveitam das faixadas para aplicar golpes.

Antes de fechar um contrato, procure conhecer a idoneidade da empresa, se ela realmente é registrada e credenciada pela instituições. A indicação de outros clientes faz a maior diferença, se informe sobre cada serviço prestado, quais as taxas, prazos, tarifas, etc. Vale lembrar que estes agenciadores representam os bancos, utilizam suas marcas, concedem empréstimos para o banco, mas não são os próprios bancos.

Existe vantagem em procurar um correspondente bancário e não a agência bancária diretamente: sem dúvidas a agilidade no processo de avaliação das propostas. Com um sistema ligado diretamente às instituições, dependendo do tipo de crédito oferecido é muito mais rápido e fácil conseguir o empréstimo em correspondentes bancários.

Atenção! Um correspondente bancário nunca irá pedir pagamento adiantado para liberar empréstimo. Outro fator importante é: não acredite em propostas milagrosas, aquelas sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito (como o SCPC e Serasa Experian). Acredite: 90% dos bancos não oferecem empréstimos ou financiamentos a quem tem nome sujo no mercado. Assim como em toda operação financeira, tenha cuidado com golpes, em especial os feitos pela internet ou telefone.

Correspondente Bancário: Empréstimos e Serviços
Avalie esta postagem

Mariana Mansano - Jornalista, webwriter e heavy user de mídias sociais, sou formada em Comunicação Social na UNESP Bauru. Adoro escrever e dar dicas sobre finanças.

Escreva um comentário