Skip to content

O que é e como funciona o empréstimo digital ?

O que é o empréstimo digital ou online? O empréstimo digital é uma solução de empréstimo online que permite que pessoas se cadastrem e solicitem crédito com solicitação simples, aprovação sem burocracia e liberação rápida, feitos com o uso massivo da tecnologia.

Até uma tempo atrás, o empréstimos eram através das instituições de crédito tradicionais, lojas físicas nas principais cidades, feitos com apresentação de documentos, e pouca clareza sobre o status de analise e aprovação, sem falar os problemas com relação à documentação, etc., esse sistema tornavam a tarefa de pedir empréstimo quase que estressante.

O que é empréstimo digital ?

Nesse novo tempo, tempos de agilidade de emergência, as plataformas de empréstimo digital fazem tudo de forma rápida sem dispensar a segurança e confiabilidade de uma operação 100% eficaz, cada cidadão elegíveis recebe seus recursos financeiros com base em sua credibilidade, mesmo em alguns caso, estando com o nome negativado.

Uma plataforma de empréstimos pessoais digital combina a tecnologia avançada com os princípios básicos do empréstimo pessoal tradicional. Os perfis do contratantes são avaliados por algoritmos de avaliação de crédito para entender qual a credibilidade do proponente com base em múltiplos fatores internos e externos.
O que é e como funciona o empréstimo digital
Nessas plataformas de crédito digital para médias e pequenas empresas, além de MEIs conseguem crédito, financiamento e capital de giro com condições melhores que bancos e financeiras. Pessoas físicas e assalariados também podem candidatar-se as linhas de empréstimo para uma série de propósitos pessoais, tais como saúde, comprar carro de novo ou de segunda mão, gastos com festas, para viagens, para casar, fazer melhorias na casa, etc.

Por que precisamos das plataformas digitais para empréstimos?

Os diversos projetos de Fintechs tem surgido no Brasil no momento certo, elas fornecem um trampolim para pessoas e empresas que desejam pedir empréstimos fora dos bancos. Precisamos por causa da facilidade, essa combinação de dados, algoritmos e tecnologia, realmente resolve com rapidez os problemas financeiros que estão afetando milhares de cidadão brasileiros por causa da crise velada que estamos tendo por aqui. Vale mencionar que os serviços financeiros são um dos maiores contribuintes para o PIB do Brasil.

Desafiando os bancos, a idéia das Fintechs com as plataformas online é simplificar a oferta de serviços financeiros, oferecer aplicações rápidas e eficazes com taxas de juros adequadas. A descoberta da necessidade de plataformas de empréstimos digitais surgiu principalmente devido às deficiências nas soluções tradicionais de empréstimos. Alguns outros fatores para esse surgimento são:

Tecnologia de crédito

Fazer uso da tecnologia de crédito certamente coloca uma empresa de empréstimo no banco do motorista. Para o processamento da solicitação do empréstimo, há sistema para tudo, os necessários para verificar os documentos, processar e analisar o empréstimo e o que libera o montante do empréstimo aprovado.

Tudo isso é feito com a ajuda de modelos de crédito 100% online que utilizam os dados do mutuário. O empréstimo digital permite uma atualização contínua das ferramentas necessárias para tornar a experiência do empréstimo online mais rápida e melhor que os meios tradicionais.

Usuários 100% conectados

Imagine não precisar ir até um banco entregar os documentos, fotocópias, formulários de inscrição e assinar dezenas de folhas do contrato. Com os empréstimos digitais, os documentos podem ser enviados via computador ou celular, por email ou via upload no sistema online da plataforma.

O histórico e relatório de crédito do mutuário é pesquisado online em diversas fontes de informações garantindo uma operação segura e confiável tanto para o mutuário quanto para o credor que vai emprestar o dinheiro.

Processo digitais e automatizados

No empréstimo online há menos intervenção humana envolvida nas operações. Não há atendentes para receber fisicamente seu formulário de solicitação ou seus documentos físicos. Portanto, não há chance de adulteração parcial de documentos ou decisões de empréstimos imparciais através da esteira de aprovação do crédito, além disso, nos empréstimos digitais o tempo de avaliação de crédito é extremamente reduzido.

Solicitação e aplicação online

Nas plataformas e marketplaces o uso de um simples formulário de cadastro para solicitação online, substitui uma pilha de documentação exaustiva que poderia levar uma hora para ser preenchida, juntamente com as referências e assinaturas necessárias.

Aprovação e liberação

Com as soluções de empréstimos tradicionais, um pedido pode levar até 2 a 3 dias para concluir o empréstimo até o estágio de aprovado para liberação, em uma plataforma de empréstimo digital fará esse tempo diminuir para apenas alguns minutos ou horas dependendo do tipo do empréstimo ou confirmação adicionais de dados ou documentação. Se todos os critérios de elegibilidade forem cumpridos, no mesmo dia o dinheiro esta na conta.

Segurança nas transações

O dinheiro liberado em um empréstimo é um preocupação constante que envolve o tratamento de informações sensíveis do contratante (mutuário), incluindo dados bancários e até senhas. Isso faz com que seja fundamental a proteção ostensiva dos dados.

Principalmente por haver inúmeras ocorrências de relatos de roubo de identidade, sites de empréstimo fraudulentos, e uso indevido de documentação de terceiros, esses noticias tornam alguns cidadão cético de depender apenas de empréstimos feitos digitalmente.

Por isso, verificar se a plataforma de empréstimo virtual é legitima e idônea, se tem referencia e credenciais autenticas e que faz uso de camadas SSL para criptografia nas transações, deixa o tomador mais tranquilo. Vale mencionar que todas as operações são solicitadas selfies ao vivo do proponente além da documentação.

O que é e como funciona o empréstimo digital ?
Média 530 votos