Dinheiro

Empréstimo x dificuldade financeira

No Brasil existe várias instituições, ong's, projetos privados e do governo que oferecem consultoria gratuita para pessoas que estão com dificuldade financeira e endividadas

Enfrentando uma dificuldade financeira… Pode ser muito fácil uma pessoa entrar em pânico quanto esta tentando liquidar compromissos com pagamentos de dívidas financeiras. Apesar da situação parecer impossível na maioria da vezes, há sempre um caminho para ser percorrido para lidar com essas dificuldades.emprestimos e a dificuldade financeiraO que fazer quando você não pode mais pagar o empréstimo pessoal ou crédito adquirido no seu banco ou em financeiras? Talvez você tenha perdido o atual emprego, esteja passando por uma crise familiar, foi atingido com desastres naturais e isso ocasionou a incapacidade de honrar seus compromissos financeiros. Nessas horas quem pode ajudar ou com quem falar?

O primeiro passo é assim que perceber que não vai mais ser capaz de pagar o empréstimo ou seus compromissos com parcelas mensais, falar com o credor sobre sua dificuldade financeira momentânea. Tente chegar a um acordo com eles, talvez até reduzir o valor das parcelas ou alongar mais o seu contrato com a instituição.

Em algumas instituições você pode optar em usar o “seguro do empréstimo” ou pedir para parar os descontos por alguns meses “pausar empréstimo”, nesse período você poderá achar uma outra solução e elaborar um plano de pagamento da dívida. Se você tem problemas com recursos financeiros para pagar suas contas e amortizações de empréstimos, certifique-se de obter ajuda o mais rapidamente possível.

O segundo passo é elaborar um orçamento listando todas as suas despesas e descobrir quais os gastos que você pode cortar imediatamente. Essa ação vai ajudá-lo no controle dos seus gastos e assumir o controle das finanças.

Em seguida, após priorizar suas dívidas, não esqueça que você primeiro precisa comer e trabalhar. Quando você estiver conseguindo reservar dinheiro para os custos do dia a dia você poderá começar a reembolsar os empréstimos em ordem de prioridade.

Vale lembrar que essas regras são mais complicadas quando os empréstimos são créditos imobiliários ou empréstimos com garantias de imóveis, nesse caso o mutuário corre o risco de perder a propriedade se não manter os pagamentos em dia ou num prazo determinado inadimplente. Da mesma forma os financiamentos de veículos que podem ser buscados pelo credor se você deixar de pagar as prestações.

Não ignore as suas dívidas! No Brasil existe várias instituições, ong’s e projetos privados e do governo que oferecem consultoria gratuita para pessoas que estão endividadas, dando aconselhamento de crédito do consumidor, procure saber se na sua região tem algum serviço parecido.

Empréstimo x dificuldade financeira
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

5 Comentários

  1. VALTEIDES RIBEIRO DE FREITAS Responda

    eu estou com dificuldade em pagar minha dividas por falta de dinhero como eu posso fazer pra me livra das dividas

  2. eduardo santos moreira Responda

    eu estou com dificuldade em pagar minha dividas por falta de dinhero como eu posso fazer pra me livra das dividas

Escreva um comentário