Empréstimo Consignado no Maranhão Livre da Exclusividade

Quebra da exclusividade no empréstimo consignado no Maranhão, servidores podem fazer a solicitação de crédito em qualquer instituição

Quebra da exclusividade no empréstimo consignado no Maranhão. O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito oferecida no Brasil inteiro, praticamente todos as estados, municípios e prefeituras oferecem a linha de crédito para ser descontada na folha de pagamento de servidores e funcionários públicos e em alguns casos, para funcionários comissionados que estão lotados em autarquias e outros departamentos públicos.

O Banco do Brasil a tempos atrás em uma jogada de mestre conseguiu estabelecer a exclusividade em dezenas de estados e principais prefeituras do País, a manobra de certo por um bom tempo mais começõu a ser derrubada uma a uma ou acordos foram feitos entre partes. No Estado do Maranhão também houve a quebra da exclusividade que o Banco do Brasil detinha, especialmente para conceder os empréstimos consignados para os servidores públicos.

Agora, todos os servidores públicos civis, militares, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Maranhão e empregados das empresas públicas e de sociedade de economia mista do Sistema de Gestão da Folha de Pagamento do Estado estão livres para realizar a contratação de empréstimo consignado no banco ou financeira de quiserem.
Empréstimo Consignado no MaranhãoNo Estado do Maranhão o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim é o responsável pelo respaldo da quebra da exclusividade do Banco do Brasil, é ele quem deverá estabelecer as novas diretrizes e regras operacionais nos empréstimo com consignações em folha de pagamento para todos os servidores maranhenses.

Segundo Gondim, a SEGEP irá disponibilizar no “Sistema Informatizado de Consignações Facultativas” o total da margem para consignação de cada um dos servidores públicos, o objetivo é facilitar o acesso as informações na hora de autorizar as contratações de empréstimo consignado no Maranhão.

Confira algumas medidas que serão tomadas e formalizadas:

1 -) Liberação do empréstimo consignado para o servidor em no máximo 48 horas;
2 -) Limite de Margem para as consignações facultativas de até 40% para empréstimos;
3 -) Limite consignável de 10% para o cartão de crédito consignado;
4 -) Estabelecer taxa de juros com limite máximo de 4% ao mês.

Para os servidores do Maranhão que não fizer uso do cartão de crédito consignado, o limite reservado de 10% poderá ser utilizado em outro desconto facultativo.

No cartão de crédito consignado no Estado do Maranhão, as regras impõe às instituições financeiras que não façam a cobrança de taxa de manutenção, cobrança de anuidade, também está proibida a cobrança da taxa de abertura de crédito ou qualquer outro tipo de taxa administrativa a qualquer título.

Com a quebra da exclusividade do empréstimo consignado no Maranhão os servidores irão ter mais autonomia para escolher instituições financeiras com taxas de juros mais baixas e condições de crédito mais aceitáveis.

4 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !