Financiamentos

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel

Conheça a linha de crédito que utiliza seu imóvel como garantia para você obter um empréstimo com taxas mais baixas.

É possível pegar empréstimo com garantia dando o imóvel ao banco? Sim! E essa é uma das alternativas mais vantajosas no mercado para quem busca obter crédito sem pagar juros altos. O interessante desta proposta é que é possível obter valores altos, e pagá-los em prazos mais estendidos. Por isso, este tipo de crédito tem se tornado mais comum ultimamente, mesmo que algumas pessoas ainda desconfiem da proposta ou sintam receio. Mas claro, usando com inteligência e cautela não há perigo.

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

Esta modalidade de empréstimo é também conhecido como hipoteca ou refinanciamento. É quando o cliente coloca a casa residência ou comercial como garantia para o banco, para assim conseguir a liberação do crédito. Os valores concedidos podem variar de acordo com a análise de valorização que varia de banco para banco.

A dica para não ter problemas ou arrependimentos é, antes de realizar contratar este negócio é preciso ficar atento às condições, saber exatamente como funciona as regras e o total de juros que cada banco e instituições financeiras oferece. Como dito, as condições podem variar, já a questão dos juros é baixa no empréstimo com garantia de imóvel se comparado a outros empréstimos.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel?

Cada banco costuma ter as suas próprias políticas, regras de concessão e condições de negociação. Por isso, analisar todas as possibilidades antes de escolher o banco para fechar o empréstimo. Normalmente, o tempo de pagamento da dívida é bem longo. Varia de 12 meses de pagamento, podendo alcançar 15 anos, ou até mesmo 20 anos (no máximo). Isso varia muito das condições de cada banco.

Já o valor liberado para o cliente, também pode variar de banco para banco. O crédito liberado costuma corresponder em até 50%, 70% do valor do imóvel. Dependendo do valor do imóvel é possível conseguir uma boa liberação de crédito.empréstimo com garantia de imóvel
Onde existe regras é preciso ficar atento. O imóvel para ser dado como garantia da dívida precisa estar quitado, sem pendências financeiras, e também no nome do proprietário que for solicitar o refinanciamento do bem. Neste último caso, dependendo do banco, o imóvel pode estar no nome de outra pessoa, porém ele precisa estar ciente da negociação e dos discos que ela incorre. Logo, o tempo de pagamento, como  a liberação do crédito varia muito da instituição credora, e das condições por ele aplicadas.

Mitos sobre o empréstimo com garantia de imóvel

Esse tipo de empréstimo pessoal é muito conhecido e realizado nos Estados Unidos. No Brasil, nos últimos anos é que se tornou uma prática mais comum. Ainda há mitos por trás deste tipo de dívida. Muitos acreditam que o objetivo do banco é tomar a casa ou o carro do cliente.

Claro que não! É muito mais vantajoso para o banco realizar o empréstimo do que ficar com a casa, ou carro, até porque isso representa custos para o banco, como pagamento de IPTU, entre outros. E claro, se não houver o pagamento das parcelas é feito um leilão de venda do imóvel.

Quanto optar pelo empréstimo com garantia de imóvel?

Essa opção de negociamento é indicada para quem está passando por sérios problemas financeiros, por exemplo, uma dívida alta e com juros altos. Então, é uma boa escolha. Mas quando usada com cautela também é indicada para outras questões como:

1 – Compra de um novo imóvel

2 – Realização de reformas gerais

3 – Realização de uma viagem internacional, cursos, entre outros

Vantagens do empréstimo com garantia de imóvel

A principal vantagem é que não há muita burocracia, ou seja, dependendo das condições do banco, você consegue rapidamente a liberação de crédito. Outra vantagem é o tempo de pagamento da dívida, que em alguns casos, pode se estender até 20 anos. E claro, os juros são mais baixos, quando comparados a outros tipos de empréstimo, ou seja, você não sai perdendo tanto dinheiro assim.

É vantajoso optar por este produto financeiro, porém requer da pessoa um planejamento e organização. Porque se isso não ocorrer, ela pode sim acabar perdendo o imóvel. Mas o banco irá sempre tentar negociar, mas não deixe as parcelas acumularem, até porque a escolha por este empréstimo é para uma saída e não para o acúmulo de mais uma dívida na sua conta.

Alguns dos bancos que realizam este serviço são:

  • Empréstimo com garantia de imóvel Caixa Econômica
  • Empréstimo com garantia de imóvel Santander
  • Empréstimo com garantia de imóvel Banco do Brasil
  • Empréstimo com garantia de imóvel Itaú
  • Empréstimo com garantia de imóvel Bradesco

Simulador de empréstimo com garantia

Além de outras instituições financeiras. Antes de escolher por alguma delas, faça uma pesquisa. Dependendo do banco este pode lhe apresentar melhores condições que outros.

Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel
Média 4.3107 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário