Informações Úteis

Emprestar nome para Parente

O que fazer quando amigo, parente ou familiar pede para você emprestar o nome para pegar empréstimos ou crédito pessoal em bancos ou financeiras..

O empréstimo do nome para parente é mais comum do que pensamos, atualmente uma boa parte dos empréstimos concedidos são realizados para ajudar ou emprestar o dinheiro aos parentes, amigos ou familiares. Também é normal emprestar o nome para colegas de trabalho por acreditar que a suposta estabilidade profissional garante a situação.emprestar nome para parentes“Emprestar o nome para outras pessoas é uma ação muita séria! Apesar de muitos dizerem que o nome é algo tão importante que não se empresta para ninguém, na vida real as atitudes são bem diferentes”

Adquirir empréstimo pessoais e emprestar o cartão de crédito são as ações mais comuns entre pessoas conhecidas, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas uma boa parte dos consumidores adimplentes e principalmente os inadimplentes, esta prática faz parte do processo social.

Por incrível que pareça, 20% dos inadimplentes admitiram ter emprestado o nome para terceiros e, dentre este percentual, mais de 90% não tomaram precaução nenhuma para evitar calotes. Já as pessoas que estão com nome limpo, admitem que podem até emprestar mais não para qualquer um.

Um amigo meu já dizia que três coisas não se emprestam, “Dinheiro, Carro ou Mulher”, é meio machista, mas se olharmos com sangue frio é realmente desta forma que poderíamos proceder.

Nos dias atuais resguardar o nome (CPF) contra possível riscos de calote ou uso indevido do nome é mais importante que uma amizade, será! Tanto que o número de contrato de aluguel com fiadores tem caído absurdamente.

O grande fato é que 70% dos casos em que amigos emprestam seus nomes, ficam negativados ou tem que arcar com o prejuízo deixado pelo pedinte auxiliado. Os campeões de acusações por usar o nome de outra pessoa são as ex-mulher e ex-marido, isso não é novidade!

Nosso conselho universalmente correto é “Não emprestar nome para operações financeiras”, simplesmente para evitar problemas e a perda da amizade.

Caso não tenha como se esquivar da solicitação do amigo ou parente, seja cauteloso e no mínimo formalize um contrato entre as partes, pegue cheques pré-datados no valor ou emita uma nota promissória.

Emprestar nome para Parente
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

1 Comentários

  1. Antonio Munjanga Responda

    olá bom dia só empreendedor com um projecto necessito de emprestimo urgente para arrancar com este projecto

    PODEMOS?

Escreva um comentário