Skip to content

Como emprestar dinheiro pessoal a juros legalmente

Emprestar dinheiro pessoal e próprio? Pode? Vamos entender neste artigo. Ajudar um amigo ou familiar, ou mesmo quem precisa é uma forma de melhorar a própria vida e não só desta pessoa que precisava de uma mão, como de toda a sua comunidade. Vivemos em um mundo onde a competitividade reina, fugir disto pode ser um alivio e fazer com que sua vida tenha um significado diferente.

Muitas vezes, no entanto, você não conhece muito bem o familiar solicitante do empréstimo e precisa de mais informações ou nega de vez. Mas, há pessoas que preferem realizar a liberação dos recursos, porém, solicita com garantias, já que também precisam manter suas finanças em dia e seguras. Embora não seja muito divulgado, existe sim a possibilidade de liberar auxilio financeiro cobrando juros mesmo o investidor sendo pessoa física e sem vínculos com instituições financeiras.

Esta operação é mais simples do que se imagina e pode ser feita de forma tranquila e totalmente legal. Ainda existem muitas dúvidas com relação a este tipo de negócio e como proceder. Para auxiliar você nisto, selecionamos algumas informações importantes que devem ser analisadas antes de tomar a decisão de emprestar dinheiro.

Emprestar dinheiro pessoal com juros é legal?

Esta transação pode ser feita de maneira bem simples e tranquila. O primeiro passo para quem pretende emprestar dinheiro pessoal e próprio com juros, é contactar um bom advogado especialista. Será necessário criar um bom contrato e este profissional será fundamental neste processo, comprar um pronto na internet e adaptar de acordo com sua necessidade. Dependendo do valor do empréstimo, tanto o beneficiário quanto quem está emprestando o dinheiro deverão declarar o empréstimo ao imposto de Renda.
Como emprestar dinheiro pessoal a juros legalmente
O investidor deve estar atento, já que, se houver cobrança de juros, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro desta operação. No contrato, deverão estar todas as condições do empréstimo. É Importante que ele seja feito da melhor maneira para as duas partes. É perfeitamente legal o empréstimo de pessoa física com juros, desde que ele não seja abusivo.

Acima do valor determinado por lei, a negociação pode ser considerada agiotagem, que é crime. O empréstimo de pessoa física também está determinado e regido por lei como os outros tipos de fornecimento de crédito e transações. No caso do empréstimo de pessoa física a legislação que rege estas transações é o artigo artigos 586 a 591 do Código Civil. Antes de emprestar dinheiro com seu CPF dê uma boa estudada neste artigo.

Quanto devo cobrar de juros?

A cobrança é um ponto importante para quem está decidindo como disponibilizar recursos monetários para um conhecido. Você precisa estar atento na hora de decidir a cobrança das taxas de juros.

A legislação não permite que você cobre mais de 12% ao ano, o que iria equivaler a 1% ao mês. Este valor vale para qualquer tipo de empréstimo, seja em bancos e financeiras ou o pessoal. Quem cobre um valor acima desse pode ser autuado por agiotagem, que é o empréstimo de dinheiro a juros superiores à taxa legal, o que é crime.

Os especialistas acreditam que o ideal e o mais razoável é cobrar o valor que você iria receber se deixasse o dinheiro investido em uma instituição financeira, uma poupança, por exemplo.  Caso o empréstimo seja arriscado, você pode ainda aumentar um pouco este valor para obter lucro.

Lembre-se que constituí crime Contra a Economia Popular cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro, superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito.

Faça tudo de forma legal, cobre um valor razoável, ajude alguém e invista da melhor forma possível.

Riscos e oportunidades de emprestar dinheiro pessoal com juros

Muitos empresários e especialistas acreditam que esta pode ser uma transação bem lucrativa. A rentabilidade pode ser maior do que a de outros investimentos, dependendo de quem recebe o benefício, o retorno do seu empréstimo é seguro.

Uma forma de emprestar dinheiro a juros para pessoas e amigos e o empréstimo e financiamento peer to peer lending, leia o artigo, se quiser acesse aqui e saiba tudo sobre P2P.

Existem riscos de você emprestar dinheiro pessoal e cair na malha fina se não declarar corretamente, principalmente se houver divergência entre você e seu beneficiário também não fizer esta declaração corretamente.

Como existe a proximidade entre as partes, há o risco do não pagamento do empréstimo. Com um bom contrato tudo pode ser solucionado. Ajude quem está ao seu redor sem se prejudicar, é plenamente possível. Este é o melhor investimento para você e para o país.

 

 

Como emprestar dinheiro pessoal a juros legalmente
Média 4.939 votos