Skip to content

Emprestar dinheiro a juros como calcular

Emprestar dinheiro a juros – Não há nada como ajudar alguém a sair de dificuldades. O melhor que você pode fazer para si mesmo e para a economia do país é investir em quem precisa. Existem diversas maneiras de fazer isto sem se prejudicar. O empréstimo pessoal com juros é uma prova disso. Ao contrário do que muitos pensam, emprestar dinheiro como pessoa física com juros é completamente normal e legalizado. No entanto, na hora de calcular a taxa de juros aplicada, em geral o contratante fica um pouco confuso.

Como o empréstimo é pessoal, é difícil calcular este valor. É preciso determinar uma quantia em que o credor não saia prejudicado e tenha lucros, mas que o mutuário também possa pagar. Para ajudar a entender um pouco mais, selecionamos alguns dados que podem tornar esta decisão mais fácil. Descubra como calcular a taxa de juros do seu empréstimo.

Dinheiro a juros: como calcular ?

Como já dito, emprestar dinheiro a juros é legal, e pode ser uma boa opção para quem precisa ter controle sobre suas finanças ou quer fazer um bom investimento. No entanto, na hora de calcular a taxa, o sistema se encarrega disto e ninguém te explica como realmente o juros foi aplicado, além dos encargos. Existe uma legislação que pode ajudar quem está em dúvida!

No caso do empréstimo para pessoa física a legislação que rege estas transações são os artigos 586 a 591 do Código Civil. É uma boa ideia dar uma estudada neste artigo se você vai emprestar dinheiro pessoal. A legislação não permite que você cobre mais de 12% ao ano, o que iria equivaler a 1% ao mês. Quem cobre um valor acima desse pode ser autuado por agiotagem, que é o empréstimo de dinheiro a juros superiores à taxa legal.
Emprestar dinheiro a juros como calcular
O conselho dos especialistas é cobrar o valor que você iria receber se deixasse o dinheiro investido ou parado em uma instituição financeira por exemplo. Se houver risco, como em caso de empréstimo para pessoas negativadas, ou seja, com CPF negativado, pode-se aumentar um pouco este juros para obter mais lucro.

Antes de emprestar dinheiro e calcular o valor das taxas de juros, saiba que é “Crime Contra a Economia Popular” cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro, superiores à taxa permitida por lei.

Também é considerado crime cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito.

O que você deve saber antes de emprestar dinheiro com juros

Emprestar dinheiro pessoal com juros pode ser um bom investimento e uma boa ideia, mas é necessário tomar algumas medidas para se precaver e não sair no prejuízo. A primeira delas, depois de calcular bem as taxas de juros, é contratar um advogado especializado. Contrate um especialista para auxiliar você neste procedimento, principalmente se for empréstimo amigo, parente ou familiar.

Fazer um bom contrato é fundamental se você não quiser ter problemas na hora de emprestar dinheiro. É bom que todas as partes do acordo conheçam bem as condições do empréstimo para que não haja problemas no futuro.

Você irá precisar declarar o empréstimo ao imposto de renda. Poderá também ter que pagar ao IRPF o valor sobre as taxas de juros aplicadas nos empréstimos.

Existem riscos que você pode correr se não realizar este empréstimo de forma correta. Você pode cair na malha fina se não declarar corretamente e se o seu beneficiário também não fizer esta declaração de maneira correta. Há também o risco do não pagamento do empréstimo, já que há uma proximidade entre os interessados.

Por que emprestar dinheiro a juros pode ser uma boa ideia

Um dos principais benefícios deste tipo de investimento é a rentabilidade. Muitos especialistas concordam que ele é mais rentável do que muitos dos investimentos por aí.

Não é necessário passar por financeiras nem bancos na transação. Não existe tanta burocracia, já que não é preciso passar por todos aqueles trâmites de intermediários privados. Além disso, o investidor já sabe exatamente onde está investindo o dinheiro.

Você tem certeza de que ao emprestar dinheiro a juros irá ser pago de volta já que conhece seu beneficiário – tudo bem! Além disto, tudo é feito de forma legal e com um contrato bem detalhado. Este é um dos investimentos mais seguros quando se trata de empréstimos. Apoie quem precisa e invista com segurança!

Emprestar dinheiro a juros como calcular
Média 514 votos