Emprestadores

Emprestadores particulares: Empréstimo agiota

Agiotas são emprestadores particulares ou empréstimo entre pessoas. Saiba como encontrar agiotas e quais os requisitos para tomar dinheiro emprestado rápido e fácil ...

Tem pessoas que pedem empréstimo, mas também tem pessoa que empresta dinheiro. Nestes casos podemos relacionar duas linhas de crédito totalmente opostas mas que significam mais ou menos a mesma coisa. Primeiro – emprestadores particulares: sites de empréstimo coletivo e crowdfunding. Segundo – emprestadores particulares: empréstimo com agiotas ou fazer agiotagem.

Todos já tiveram aquele momento – preciso de dinheiro urgente – no entanto, por motivos particulares perderam o acesso aos bancos e financeiras tradicionais, e agora, não pode solicitar empréstimo em qualquer que seja a instituição creditícia que consulta ao Serasa e Spc. Quando o acesso ao crédito não é perdido por (nome sujo), score baixo, histórico de crédito ruim ou pontuação de crédito baixa, as pessoas normalmente recorrem ao empréstimos entre familiares e parentes, empréstimos entre pessoas, emprestadores entre particulares ou dinheiro emprestado de agiota.

Empréstimo de Agiota

Dinheiro emprestado com agiota (empréstimo com agiota), é a maneira comum e fora da lei de pedir dinheiro a alguém. Uma pessoa que tem dinheiro de sobra, empresta quantias em dinheiro para pessoas que não tem ou podem emprestar em bancos. Nessa transação, não existe nenhum contrato legal, os juros são altos e o reembolso deve ser feito a cada 30 dias a partir do recebimento do dinheiro. Pegar empréstimo de agiota é bem comum e faz parte da vida de muitos brasileiro, mas possui prós e contras, assim como outros tipos de operação financeira legal. Confira!
Emprestadores particulares: Empréstimo de Agiota

Quais são os Requisitos exigidos pelo agiota?

Que documentos são necessários para pedir dinheiro a um agiota. Um agiota é uma pessoa sem ligação nenhuma com órgãos reguladores de crédito como o Banco Central do Brasil e associações comerciais. Porém, eles emprestam dinheiro para pessoas que os procuram. A taxa de juros são definidas por eles mesmos e cada um cobra o que acham melhor. Sendo assim, as taxas da agiotagem podem chegar a até 30% do valor liberado, pagos a cada 30 dias de uso do dinheiro.

Os modus operandis variam, então, alguns agiotas nem solicitam documentos para poder emprestar dinheiro, sendo apenas exigido a assinatura de uma ou mais notas promissórias que serve como garantia do acordo financeiro entre o tomador e o agiota. A nota promissória é usada quando há descumprimento do acordo, ou seja, falta de pagamento.

Mas a grande maioria dos agiotas exige praticamente todos os documentos que uma financeira pede para emprestar dinheiro as pessoas. É possível, em alguns casos, que seja assinado um contrato mais formal (sem validade), mas formal. É solicitado apresentar cópias originais de documentos particulares como identidade (RG), CPF, comprovante de endereço e renda, e por incrível que pareça, tem agiota que faz consulta aos órgão de proteção para consultar o histórico de crédito.

#1 – Prós do empréstimo

Estar negativado e com nome sujo. Sem dúvidas procurar por um agiota é basicamente para ter a vantagem de poder pegar empréstimo mesmo negativado com nome sujo e por não ter a consulta ao Serasa e Spc que é comum em bancos e financeiras. Por isso boa parte das pessoas que estão com nome negativado conseguem o dinheiro rapidamente, é um dinheiro caro, mas conseguem. Outra classe de pessoas são:

  • Cidadãos que não possuem conta em banco
  • Pessoa que não tem score para ter crédito no sistema financeiro
  • Pessoas que não conseguem comprovar renda. Por tudo isso, o agiota se torna a forma mais rápida e fácil de obtenção de dinheiro emprestado sem burocracia.

Não possui burocracia. Pegar empréstimo com agiota não vai exigir as burocracias que os bancos e instituições financeiras utilizam em suas regras e políticas de crédito, o dinheiro é liberado na hora sem ter que ficar aguardando dias para ser aprovado na análise.

#2 – Contras do empréstimo

Pegar empréstimo de agiotas no Brasil e muito comum, no entanto, essa prática é conhecida por ser ilegal, ou seja, é contra a lei. Exercer a função de agiota é crime passível de punição com prisão. Fazer um empréstimo com agiota também coloca o devedor na mesma condição de contraventor. Além disto, a agiotagem não é regulamentada, então, conseguir dinheiro emprestado com agiota vai gerar uma grande dor de cabeça para maioria dos tomadores.

Conclusão sobre o empréstimo

Sendo dinheiro de emprestadores, agiotas ou não, de qualquer forma será uma divida que terá de ser paga, e se você já está todo comprometido com dividas, por que fazer uma que trará mais problemas. Esteja ciente que tomar empréstimo em agiota é uma prática ilegal, tem juros altíssimos e você oferece garantias, mas não tem nenhuma que te protege.

Procure outras formas de emprestar dinheiro que não irão comprometer ainda mais sua vida financeira. Não aceite qualquer negócio só porque você esta precisando de dinheiro.

Emprestadores particulares: Empréstimo agiota
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados