Informações Úteis

Duvidas sobre emprestimo pessoal que ninguém fala

Ter duvidas sobre emprestimo onde comparar, simular e contratar uma operação com transparência? Pode até parecer fácil solicitar um dinheirinho emprestado, ainda mais agora com toda essa facilidade que esses 6 sites de empréstimo pessoal online oferece e muitos na web mesmo você sentado no sofá assistindo televisão. Pois é, a tecnologia invadiu o meio financeiro com empresas e sites online que fazem 100% todo o processo de contratação e liberação sem burocracia.

Isso é bom, por um lado e ruim pelo outro lado, igual a espada de dois cumes, corta dos dois lados. Então muito cuidado ao contratar um empréstimo, seja ele online ou fisicamente com a presença de um atendente ou gerente bancário. A ideia que nós temos de atendimento é que quanto solicitamos uma quantia em determinada empresa de crédito, todas as informações relacionadas a operação financeira ou do produto em questão seja informada com transparência ao contratar – certo?

Duvidas sobre emprestimo

No entanto, você precisa saber detalhadamente todos os custos, tarifas e taxas adicionais que estão incluídas no valor do empréstimo solicitado. Ok! A partir dessa primícia você entende que quando uma empresa intermediadora de crédito deixa tudo transparente e nada escondido, o sentimento é que fizemos um bom negócio. Vez ou outra recebemos comentários com perguntas sobre sites comparadores de empréstimo online querendo saber:

  • Qual a taxa de juros da Crefisa?
  • Qual a taxa de juros da Creditas?
  • Qual a taxa de juros da Lendico ?
  • Qual a taxa de juros da  Simplic?
  • Qual a taxa de juros da  Just Online?
  • Qual a taxa de juros da  Bompracredito?

Enfim, a verdade é que taxas de juros são diferentes para cada credor, tipo de cliente e tipo de empréstimo. Em diversos posts aqui no blog informamos taxa de juros de muitas empresas e sites de credores, o que você precisa saber não é a taxa de juros, entenda que é muito mais importante você saber qual é o Custo Efetivo Total do empréstimo, a taxa de juros é apenas mais um fator de cálculo. Se você fizer uma comparação através da taxa de juros, além da comparação não ser real, você poderá ser enganado no saldo final do seu empréstimo.Duvidas sobre empréstimo pessoal

Para facilitar o entendimento, listamos algumas informações que consideramos essencial para quem esta procurando contratar um empréstimo sem arrumar problemas e se deter apenas as taxa de juros.

1. CET – nunca deixe de comparar

O CET, ou Custo Efetivo Total, é a taxa que relaciona todos os custos que envolvem e estão incluídos em todos os tipos de empréstimos. Com as informações do CET você vai conseguir saber com exatidão quanto vai pagar por uma determinada operação ou serviço financeiro. Quando for fazer um empréstimo pessoal ou consignado, peça para explicarem como o cálculo do CET vai impactar na parcela e saldo devedor, ou seja, peça detalhes de todos os custos e taxas extras também se houver.

Corriqueiramente diversas instituições cobram taxas adicionais do consumidor que solicita o empréstimo, financiamento ou crédito mas não os informa, com isso ao comparar empresas usando apenas as taxas de juros como fonte, certamente o consumidor fará um péssimo negócio.

2. Fazer empréstimo pessoal online é confiável

Não existe problema algum em fazer empréstimo pessoal online, o que não é bom é você encontrar empresas que pedem dinheiro antecipado, e por ser sua a urgência, não é raro acabar depositando o dinheiro, mas nunca mais vai ver a cor dele.

Estamos online a mais de 9 anos e podemos dizer com toda certeza, pegar um empréstimo online é seguro e confiável, da mesma forma que ir ao banco pessoalmente. Contudo, você só precisa ficar atento onde está solicitando o seu novo empréstimo.

— Nunca faça depósito antecipado para liberação de qualquer tipo de empréstimo.

3. O cliente pode cancelar ou se arrepender?

Boa pergunta! O cliente tem direito ao arrependimento e pode cancelar o empréstimo que contraiu? Claro que sim! De acordo com o “Código de Defesa do Consumidor”, o cliente tem direito de se arrepender de um empréstimo solicitado e concluído fora do estabelecimento comercial, ou seja (pela internet ou telefone). No entanto, existe um prazo para que o cancelamento seja aceito pela instituição credora, se o arrependimento se deu dentro deste prazo de desistência – o empréstimo é cancelado.Duvidas sobre emprestimo pessoal - cancelar

4. Pode quitar ou antecipar parcelas?

Pode quitar e pode antecipar parcelas sem problemas, desde que o tipo do empréstimo permita isso. Por exemplo, no consignado em folha não dá para antecipar parcelas. Outro detalhe é quando um mutuário antecipa parcelas, o normal é o credor dar algum valor em desconto. Todo empréstimo ou financiamento é gerado com a cobrança de juros, quando você paga parcelas antecipada, você esta amortizando juros futuros, portanto, quando o mutuário faz a quitação das dividas ou antecipação, ele tem direito a um desconto sobre o juros.

5. Cheque especial também é um tipo de empréstimo

Sim, o cheque especial é um tipo de empréstimo. Neste caso, o cliente conta com um valor pré-aprovado de crédito em sua conta corrente que quando usado gera custos e juros. Ou seja, o cheque especial não é um tipo inteligente de crédito. Não vale a pena pagar estes juros, considerando que existem outras opções de empréstimo que são mais baratas.

6. Cartão de credito é um tipo de empréstimo

Um cartão de crédito é essencialmente um acordo entre um emitente (administradora) para emprestar ao portador ou titular uma quantia de dinheiro limitada. Os cartões de crédito atendem a muitas funções úteis, incluindo a capacidade de pagar compras quando você não tem dinheiro na mão. O emissor do cartão de crédito essencialmente concede-lhe o dinheiro para efetuar a compra, e você poderá reembolsar esse empréstimo em uma data posterior, cobrado com uma fatura que pode ser acrescentada de juros ou não.

7. Comparar as taxas de juros dos bancos no site do BCB

No sites do Banco Central do Brasil fica disponível online para quem quiser saber as taxas de juros da maioria dos bancos e financeiras oficializadas do pais, se você quer saber onde está os juros mais baratos do empréstimo pessoal, financiamento ou consignado que pretende obter, basta acessar a página: link

Na página existe uma vasta listagem de modalidades com as taxa média de juros aplicada por bancos e instituições financeiras por período. Vale lembrar que as taxas informadas não carregam todos os custos da operação, portanto, não esqueça de observar também o CET na empresa que estiver fornecendo o crédito para você.Duvidas sobre empréstimo pessoal banco central taxas juros

8. Nem sempre um empréstimo é a melhor solução

Nós do portal do emprestimo sempre falamos sobre crédito e empréstimo de maneira global, por vezes fazemos revisões sobre empréstimo e indicamos uma ou outra empresa confiável em operação, mas prezamos pela transparência nas informações para nossa usuários.

Claro que existe prós e contras em contratar um empréstimo pessoal online ou consignado, de fato se o crédito não for bem utilizado certamente vai virar um transtorno e poderá aumentar ainda mais o nível de endividamento. Então a dica é sempre fazer um empréstimo responsável e inteligente, especialmente se você estiver trocando de dívida com portabilidade ou refinanciamento.

Atualmente trocar uma dívida mais cara por uma mais barata é um das formas mais corretas de reduzir dívidas e pagamentos financeiros para não perder dinheiro ao longo do tempo. Se tiver duvidas sobre emprestimo, operações de crédito pessoal e financiamentos, deixe seu comentário ou fale conosco.

Duvidas sobre emprestimo pessoal que ninguém fala
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário