Skip to content

Como escolher diferentes tipos de empréstimos para empresas

No Brasil a maioria dos pequenos empresários tem acesso a diferentes tipos de empréstimos para empresas. Desde o micro-crédito, adiantamento de dinheiro, empréstimo para capital de giro, financiamento comercial para empresas, empréstimos para equipamentos etc. Quando se trata de empréstimo comercial, você tem uma grande quantidade de opções.

Empréstimos tradicionais versus alternativos

No entanto, essa variedade pode tornar a escolha do tipo de empréstimo para empresas uma tarefa enfadonha e chata para você, principalmente pelo tempo gosto em pesquisas, comparações e verificações. Para garantir que você obtenha o tipo certo de empréstimo para sua empresa, primeiro você deve entender as diferentes opções que estão disponíveis no mercado e como elas podem ajudar seu negócio.

Enquanto os bancos, financeiras e as cooperativas de crédito costumavam ser os únicos no jogo de crédito e empréstimos para pequenas empresas nos últimos, o cenário do sistema de financeiro tem mudado dramaticamente nos últimos anos, principalmente com o surgimentos das startups de crédito e fintechs.

Os proprietários de pequenas, empreendedores e empresários estão acompanhando as mudanças e procurando novas formas e tipos de empréstimos para empresas e alternativas de financiamentos rápidos e fáceis para obter empréstimos de dinheiro para o capital de giro que precisam, que tenham menos burocracia e taxas de juros mais baixas.
Como escolher diferentes tipos de empréstimos para empresas
Embora os empréstimos bancários e tradicionais para empresas ainda estejam disponíveis na maioria dos grandes bancos, os requisitos para se enquadrarem podem ser difíceis para muitas pequenas empresas – especialmente aquelas nas fases de iniciação. Opções alternativas mais recentes oferecem maior flexibilidade no pagamento e atendem 100% as necessidades de fluxo de caixa rápido .

Ser capaz de acessar os novos tipos de empréstimos para empresas e credores atuais tem sido o tema de diversos congressos e fóruns que visam melhorar a proximidade do empresário e empreendedor com os credores e investidores que possuem dinheiro para emprestar com condições diferentes dos bancos e financeiras.

Vale mencionar que o processo em plataformas, sites e marketplaces de empréstimos são muito mais rápidos, então, onde um banco pode levar alguns dias, credores alternativos fazem a transação em apenas um dia ou menos. Há menos papelada no processo de aprovação, o que também torna mais fácil concluir o negócio”.

Uma variedade de opções e tipos de empréstimos para empresas

Existem muitas diferenças nas modalidades dentro dos próprios tipos de empréstimos. O tipo mais comum de empréstimos para pequenas empresas é, sem dúvida, o empréstimo para aumentar o capital de giro. Esta opção destina-se a fornecer às empresas os recursos de que necessitam para ajustar o fluxo de caixa do dia-a-dia. Esse dinheiro pode ser usado para tudo, desde estoque, expansão e até consolidação de dívidas e contratação de publicidade.

No entanto, os empréstimos e financiamentos para capital de giro estão longe da única opção disponível para os pequenos empresários. Por exemplo, os adiantamentos de dinheiro (antecipação de recebíveis) oferecem às empresas o dinheiro que precisam, mas também vêm com condições de reembolso diferentes do que um empréstimo de capital de giro comum. Além dessa alternativa você encontra também o Crowdfunding e o Peer to Peer Lending P2P.

Muitos empresários podem achar essa opção mais adequada para sua empresa, pois impede que eles tenham que fazer pagamentos longos quando não estão fazendo dinheiro suficiente.

Os arrendamentos de equipamentos também são um tipo de empréstimo. Se uma empresa não tem fundos para comprar o equipamento necessário, pode recorrer ao financiamento do equipamento para obtê-lo. Esta opção vem com muitas vantagens, e muitos proprietários de empresas fazem o leasing, mesmo que tenham os fundos necessários para comprar os equipamentos.

Assim como com os empréstimos comerciais tradicionais, existem vários tipos de arrendamentos de equipamentos para escolher.

Fazendo sua escolha por uma modalidade de empréstimo

Antes de escolher sua opção de empréstimo, é importante levar em consideração suas necessidades específicas. Quanto dinheiro você precisa, o que será usado e muitos outros fatores podem influenciar qual tipo de empréstimo faz mais sentido pedir para sua empresa.

Também é vital analisar e comparar quais as suas opções sobre quem será o emprestador. O credor oferece todo dinheiro que você precisa? Ele apresenta opções de reembolso fixas ou flexíveis? A liberação e aprovação é rápida? A documentação é simples e direta? O credor tem a melhor taxa de juros? Pense em tudo isso..

Independentemente da sua escolha e dos tipos de empréstimos para empresas que você escolher, certifique-se de planejar com antecedência. Conhecer suas necessidades permitirá que você evite numerosas dores de cabeça e esteja em melhor posição para capitalizar outros tipos de financiamentos.

Como escolher diferentes tipos de empréstimos para empresas
Média 4.826 votos