Conecte-se conosco

Diferença entre DOC e TED – Entenda de uma vez por todas

Diferença entre DOC e TED – Entenda de uma vez por todas

Uma das principais dúvidas na hora de realizar uma transação bancária é saber qual a diferença entre DOC e TED e não é vergonha alguma não ter essa informação. Estas duas formas de transferências de dinheiro causam muita confusão para quem precisa realizar a troca de dinheiro entre bancos ou agências. As distinções não são muitas e por isto é normal ficar sem saber qual delas quando você resolve transferir uma quantia para alguém.

Com certeza você irá precisa utilizar uma conta e uma destas duas operações algum dia. Elas fazem parte da nossa rotina financeira e com certeza são inevitáveis. No entanto, é preciso saber o que é DOC e o que é TED para não haver problemas. Fazer uma transferência de forma incorreta também pode te dar muita dor de cabeça para quem enviou e para quem iria receber o dinheiro.

Entenda o que é DOC e como funciona

Para saber a diferença entre DOC e TED basta apenas ler todo o conteúdo e você nunca mais se confundirá. Vamos explicar direitinho com funciona cada uma delas e principalmente suas diferenças. Sabendo disso, será mais fácil ir acessa o Home Banking de forma tranquila e transferir seu dinheiro do modo correto sem neuras. Vamos lá então descobrir com elas funcionam!

A primeira coisa que se deve compreender é que, tanto o DOC quanto o TED, são operações para transferir dinheiro da conta corrente. Você irá utilizar cada uma delas conforme o seu caso. Cada uma destas operações tem suas especificidades, custos e prazos para receber e transferir dinheiro.
Diferença entre DOC e TED - entenda de uma vez por todas
DOC, é a abreviação de “Documento de Ordem de Crédito“. Essa transação é usada para transferir no máximo 5 mil reais para uma conta em um banco diferente do banco do depositante. Outro ponto importante sobre o DOC é que ele só pode ser realizado em  instituições autorizadas pelo Banco Central.

Entenda o que é TED e como funciona

TED, por sua vez, significa “Transferência Eletrônica Disponível“. Nesta operação podem ser transferidos valores entre R$1 real até 30 mil reais ou mais, dependendo do banco e do seu tipo de conta. Você irá transferir no TED valores maiores que 5 mil reais, coisa que no DOC você está impossibilitado de fazer.

Esta operação foi criada pelo Banco Central em 2002, para acabar com os problemas causados pelas limitações da operação do DOC. Além de facilitar para quem precisa enviar o dinheiro de forma mais rápida no mesmo dia. Normalmente, a partir das 17h você não consegue mais realizar esta operação. Em alguns bancos o horário é ainda mais limitado.

Qual a diferença entre DOC e TED

Existem algumas diferenças bem simples entre estas duas operações. Apesar de não serem muitas, elas sempre acabam confundindo quem está tentando realizar a transferência de valores.

O TED é utilizado para a transferência de valores maiores do que o do DOC.  No DOC o dinheiro não cai no mesmo dia.  Nesta operação, ele só cairá no próximo dia útil. Isto se você realizar a transferência até as 21h59.  É importante que se fique atento, já que muitas vezes o dinheiro pode cair até 2 dias úteis depois na conta.

Desta maneira, especialistas aconselham fazer o TED se precisa realizar uma transferência rápida.  Entenda que o valor transferido pelo TED também só cairá no mesmo dia até certos horários. Não existem muitas diferenças além do valor do depósito e da data de recebimento do dinheiro para o beneficiado. As tarifas cobradas para esta transação são as mesmas.

Como realizar TED e DOC na rede bancária

Apesar de parecerem complicadas para quem ainda não entende como trabalhar com bancos, estas operações são bem simples e fáceis de serem realizadas. Você pode realizar as transferências no caixa eletrônico, pela internet, pelo aplicativo do banco ou por telefone.

Assim como existe diferença entre DOC e TED, também existem taxas diferenciadas entres elas, e dependem da instituição ou forma como você fará a transferência. Se escolher fazer diretamente no banco, você irá pagar mais caro. As operações realizadas por auto-atendimento, meios eletrônicos e internet são mais baratas. O serviço também será mais barato se a transferência for para conta do mesmo banco.

Para realizar estas transferências, você irá precisar de algumas informações sobre o titular da conta. São elas,  nome completo, CPF, número do banco, número da agência e número da conta. O interessado também deve saber se a conta que irá receber é corrente ou poupança. Se for empresa, é necessário saber o CNPJ.

Agora que já sabe a diferença entre DOC e TED, é só decidir qual a melhor para o seu caso e se adequa às suas exigências.

Diferença entre DOC e TED – Entenda de uma vez por todas
Média 4.752 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Você vai gostar destes...
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Conta Bancária

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir