Skip to content

5 dicas financeiras para iniciar um negócio ou trabalho em casa

Iniciar um negócio ou trabalho em casa é fácil? Vamos descobrir! Você sabia que mais de no Brasil existem mais de 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Apesar do numero de estabelecimentos serem enormes, um modelo de trabalho que tem ganhado volume aqui no país é o home-office (tanto empresas iniciadas em casa como trabalho terceirizado).

O trabalho em casa tem sido uma forma de ter horário flexível, ganhar dinheiro, se manter próximo a família e manter alguma qualidade de vida que o trabalha fora não permite na maioria dos casos. Então, se você está considerando ou está em processo de iniciar uma empresa em casa, não tenha dúvidas que é um formato de ganhar dinheiro e criar  renda interessante e muito importante.

Dicas para iniciar um negócio

E, como acontece com qualquer empreendimento, é crucial tomar as medidas realistas e corretas para se preparar para o crescimento e sucesso do negócio. Parte de garantir que você siga as etapas necessárias ao iniciar uma empresa em casa, listamos alguns itens que lhe ajudaram definir a base necessária para concluir uma pequena empresa bem sucedida. Abaixo estão cinco dicas financeiras importantes para seguir ao iniciar um negócio como uma empresa estabelecida em casa.

1. Escolha sua estrutura ou formato de empresa

Uma das estruturas mais fáceis de começar e custar o mínimo possível para manter uma empresa começando como uma empresa individual. São cinco os tipos de empresa existentes no Brasil. Se você quer mesmo abrir uma empresa, você deve conhecer cada um para que você consiga escolher o que mais esta próximo à sua realidade e o tipo da empresa que pretende abrir.
5 dicas financeiras para iniciar um negócio ou trabalho em casa
Veja quais os tipos de empresa mais utilizados no Brasil que você pode escolher:

  • Sociedade Limitada (LTDA)
  • Empresário Individual (EI)
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
  • Sociedade Anônima (S/A)
  • Sem fins lucrativos (ONG)

Classificação segundo o enquadramento tributário:

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP)

Se você deseja limitar sua responsabilidade, você pode querer considerar outra estrutura de entidade, como uma empresa de responsabilidade limitada (LTDA). Certifique-se de consultar o seu advogado, contabilidade ou conselheiro empresarial sobre qual a estrutura de empresa certa para o seu negócio.

2. Abrir empresa e licenças comerciais necessárias

Para ter um melhor oportunidade de negócio trabalhando em casa, será necessário você ter uma licença comercial (CNPJ) para permitir a realização de transações e operação legais. Certifique-se de contratar um contador ou contabilidade para verificar os requisitos e taxas de acordo com suas futuras atividades, a localização e as regras que a empresa estará submetida de acordo com seu estado ou município.

3. Manter um espaço para o escritório, produção ou serviços

Não importa o quão grande ou pequeno seja o seu espaço de trabalho, reserve um espaço apenas para o seu negócio (pequena empresa). Uma vez que você estará executando uma empresa em casa, é necessário estabelecer um espaço de trabalho para usar em sua casa somente e exclusivamente para fins comerciais.

4. Abrir uma conta bancária de negócios

Ter uma conta bancária para negociar é uma ferramenta financeira chave para gerenciar suas finanças comerciais. A partir da abertura da empresa, você começa a receber ou gastar dinheiro como empresa.

A conta vai permitir que você mantenha registros precisos, relatórios de gastos e receitas, depósitos e transferências para terceiros. Separe sua conta empresa para negócios de sua conta pessoal. Para abrir uma conta bancária para sua empresa, procure um dos bancos mais próximos de sua casa ou de sua preferência com seus documentos de pessoais e da empresa iniciante.

5. Obter um cartão de crédito para empresa (cartão empresarial)

Um cartão de crédito empresarial ou cartão empresa é uma ferramenta financeira obrigatória para manter suas despesas pessoais separadas de suas despesas comerciais. Um cartão de crédito para o seu negócio não só facilita o rastreamento das despesas, mas permite que sua empresa comece a estabelecer seu próprio score de crédito e histórico de pagamentos.

Começar um negócio em casa pode ser algo extremamente desafiador para dizer apenas o mínimo. Há muito para pensar, organizar, planejar e executar para que tudo dê certo e saia conforme o planejado. Portanto, seja executor de planos.

A boa notícia é que existem muitos recursos gratuitos para iniciar um negócio, desde treinamentos e suportes prontamente disponíveis para você tanto online quanto presencial nas associações comerciais e Sebrae e organizações dispostas em ajudar pequenas empresas e micro-negócios.

5 dicas financeiras para iniciar um negócio ou trabalho em casa
Média 4.619 votos