Consignado

Fui demitido, Pago o Empréstimo?

trabalhadores formais de empresas privadas podem fazer consignado em folha, o que acontece se pedir a conta, for demitido ou trocar de emprego? Para saber você vai ter que ler o artigo..

Tenho que pagar o empréstimo se eu for demitido? Claro, qual a dúvida. O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais baratos do Brasil, só que apenas algumas classes de cidadãos podem solicita-lo, os aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares podem obter dinheiro emprestado com condições especiais. Além de poder fazer novos empréstimos, tem ainda acesso a refinanciamentos ou a venda de dívidas dos empréstimos com taxas muito baixas.

E trabalhadores formais de empresas privadas, podem fazer o consignado em folha? Sim, desde que a empresa que trabalha tenha convênio com um banco, financeira ou instituição de crédito que conceda a operação de consignação no salário.

Tudo bem! Pude fazer o empréstimo consignado no salário, só que fui demitido da empresa, e ficou um saldo devedor com muitas parcelas, o que acontece?

O empréstimo consignado é famoso por suas facilidades, não é questionável que a modalidade é uma excelente opção para quem quer dinheiro emprestado para resolver questões pessoais ou aproveitar as vantagens do empréstimo para eliminar dívidas caras.

No consignado as parcelas são reembolsadas diretamente no salário do contratante, é descontado pelo empregador e direcionado ao banco credor, aquele que emprestou o dinheiro.Fui demitido Pago o EmpréstimoPara o banco é ótimo, um vez que tem a garantia que vai ser reembolsado a quantia emprestada. É por isso que as taxas de juros aplicadas são baixas.

Voltando a demissão, caso o trabalhador privado seja demitido ou decidir sair do emprego, é obvio que o saldo devedor terá que ser pago. Na hora do acerto da rescisão a empresa empregadora desconta até 30% do valor devido. Esse desconto é usado para liquidar a dívida do consignado. Esse desconto só pode acontecer se previsto no contrato firmado com o credor.

Mais um detalhe, se o desconto feito pelo empregador de 30% da rescisão não quitar a dívida totalmente, você vai ter que negociar com a instituição como vai reembolsar o restante do saldo.

Quero mudar de emprego, como fica meu consignado? Se resolveu sair do emprego para se empregar em outro, certamente sofrerá o desconto já citado de 30% na rescisão. Vale mencionar que neste caso a dívida pode ser transferida para a próxima empresa, desde que ela tenha convênio com o mesmo banco que fez o empréstimo. Outra forma é mudar a conta salário para o banco credor.

Quer saber mais detalhes mais sobre demissão tendo empréstimo consignado, fale com seu RH e sane suas dúvidas!

Fui demitido, Pago o Empréstimo?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

21 Comentários

  1. adriano fragoso Responda

    Com relação a empréstimo pessoal com desconto em conta corrente, não e consignado, o banco pode antecipar as parcelas pendentes sem antes me avisar, isso ocorreu comigo após ser demitido, mesmo mantendo minha conta aberta.

  2. Áurea Cristina Responda

    Pago um empréstimo com desconto em folha. Como faço para pagar através de boleto, já que agora estou desempregada ? Recebi e-mail de cobrança,mas não veio nenhum boleto .

  3. SAIR DA EMPRESA DEVENDO 17 PARCELAS DE 154,82 A EMPRESA DESCONTOU MAS DO QUER 30 PORCENTO QUE ESTAR ESCRITO NO CONTRATO O QUE FAÇO

  4. Digite aqui o seu nome Responda

    meu nome renato sai da empresa devendo 17 parcelas de 154,82 a empresa descontou mas de 30 porcento o que faço

  5. Emprestimo consigando Responda

    tenho 2 emprestimos consignados de bancos diferentes,quero saber qual a porcentagem qu podera ser descontada da minha rescisao?
    Ou seja 30% para abater os dois emprestimos ou 30% para cada um dos emprestimo.?

  6. Paulo Eduardo Responda

    Fiz um empréstimo consignado, fui demitido e ao sair teve o desconto de 30% da minha recisão.

    Arrumei um emprego novo, e o banco que a empresa trabalha é o mesmo da minha divida!

    Gostaria de saber se eles vão poder descontar automaticamente da minha conta mesmo eu não querendo?

    Grato

  7. Adão de Souza Aguiar Responda

    fiz um empréstimo consignado, quando era empregado publico, mudei de órgão e agora sou estatutário e não esta mais descontando em folha e eu não estou conseguindo paga – lo, o que pode acontecer?
    Meu nome poderá ficar com restrição somente por cinco anos?
    A União poderá me tomar algum bem?

  8. Trabalho num hospital, onde não tem convênio médico. Porém eu utilizo os serviços do mesmo e pago 10% do valor do q eu necessitar, fiz duas cirurgias e nem sei quanto devo a empresa, q desde então efetuava os descontos de 30% em folha. Agora fui demitida, sei q o valor da dívida está acima do q receberei de recisão, eles podem descontar tudo??? E os 40% de multa do FGTS, eles podem descontar desse dinheiro, ou são obrigados a depositar???

  9. Fiz um empréstimo consignado de 15.0000,00 48 x de 720 paguei 4 parcelas de 720 fui demitida eles irão descontar 30% em cima da minha rescisão mais vai abater esse valor encima do valor total financiado em 48 vezes ou encima do valor real que eu peguei de 15.000,00 ?

  10. Ola bom dia, fui demidito e os 30% quitou todo,o meu empréstimo. Eu queria sabe se nao tem desconto.

  11. Sou professora contrato temporário do RJ vcs fazem empréstimo com desconto em folha?

  12. jose geraldo de barros Responda

    ola boa tarde, preciso de oriéntação, fui demitido da prefeitura depois de mais de 32 anos de trabalho, eles estão alegando que eu estava irregular por estar em funsão pública,to com empréstimo consignado em dois bancos, eu sou obrigado a pagar estes dois bancos?

  13. maria benedita leste da silva Responda

    minha filha foi demitida dia 20 de abril no dia 24 foi depositado a resisão,foi descontado as7 ultimas parcelas do consiguinado, mas a empresa não pagou o banco , meu nome foi para o serasa , o que fazer.

  14. Evanoel Brasileiro Santana Responda

    fiz um empréstimo consignado, no valor de 3.000.00, financiei em 36 meses de 154.13, ja pagei 16 parcelas, mas agora fui mandado embora como funciona o descontos?

  15. Boa tarde,

    Gostaria de saber se e descontado 30% do meu emprestimo consignado dos meus 40% do meu FGTS?

  16. Zenon Miranda Costa Responda

    Trabalhei na Prefeitura da minha cidade com contrário temporário,só que meu contrato sempre era renovado, e a a prefitura tinha convenio com o banco Banif para empréstimo consignado,o qual foi liberado uma margem consignável, para que eu pudesse tirar o devido empréstimo. Mediante isto o Banif fez o emprestimo para desconto em folha de pagamento, e como era a Prefeitura que deu a informação que eu teria essa margem e que descontaria da minha folha de pagamento, a operação foi efetuada. Depois de um determinado tempo descontando a Prefeitura parou de descontar, porque se encontrava com problemas financeiros, o que não foi por minha culpa, ai o banco começou a me ligar , me precionando para pagar, e como meu salário era salário mínimo)aliás, a Prefeitura continuava a descontar do meu pagamento, só não repassava para o banco), o que sobrava não dava para eu pagar a parcela que a prefeitura tirava do meu salário e não repassava paras a financeira. Depois de um determinado tempo, a Prefeitura me demitiu e ai piorou as coisas, porque sem salário e sem emprego, como eu conseguiria quitar minha dívida, o Banco até hoje me precionando
    d, estou com 65 anos e estou em tempo de ficar louco e para piorar, fui tentar financiar um imóvel barato pra mim morar, porque sem emprego e dependendo da familia pra me ajudar a pagar um aluguel, tentei entrar no programa minha casa , minha vida naquele padrão mais baixo para idoso e sozinho, porque sou separado, e me foi negado porque meu nome se encontra no Serasa devido a este empréstimo, preciso saber o que fazer, estou pedindo uma orientação, para isso pedi minha cunhada Lucia para mandar este email, a fim de ser orientado, pelos transtornos e dor de cabeça que estou enfrentando. Agradeço e espero resposta.

    • Olá Zenon,

      Procura um órgão de proteção ao consumidor como um PROCON ou advogado público por exemplo e descubra a possibilidade de acessar o banco e a prefeitura juridicamente por danos financeiros e morais devido o seu nome estar no spc.

      At.
      Carla K.

  17. jose roberto Responda

    gostaria de saber sobre meu emprestimo ,já q fui demetido e a empresa não pagou os 30 % ao banco ,eu tenho q pagar todo o valor

  18. maria Benedita barbosa Responda

    Eu gostaria de fazer um empretimo para poder limpar meu nome…

  19. maria Benedita barbosa Responda

    Eu gostaria de fazer um empretimo para poder limpar meu nome

Escreva um comentário