Skip to content

Quanto capital de giro uma pequena empresa precisa ?

Quanto capital de giro ou capital de trabalho uma pequena empresa precisa? Dificilmente um negócio que esteja estabelecido e em pleno funcionamento não precise de dinheiro – não há dúvida em relação a isso. Ter dinheiro e recursos financeiros permite que uma empresa ou micro-empreendedor compre equipamentos e suprimentos, e consiga divulgar seu negócio financiando as campanhas de marketing e pagar a folha de pagamento dos funcionários.

De quanto capital de giro uma empresa precisa ?

Ninguém foge deste estágio, resolver quanto capital de giro ou quanto dinheiro de linhas de crédito comercial serão precisos em um determinado momento da vida da empresa. Todo negócio tem suas próprias necessidades exclusivas, portanto, nenhuma solução ou requisito financeiro são iguais para duas empresas, mesmo que sejam do mesmo segmento ou ramo. Para determinar o que realmente sua empresa precisa para manter tudo prosperando, leve em consideração três fatores:

1 – O ciclo operacional.
2 – O tipo de negócio que está inserida.
3 – Seus objetivos comerciais.

Como o ciclo operacional afeta o capital de giro

Seu ciclo operacional pode ser determinado examinando suas contas a receber, contas a pagar e estoque, considerando quanto tempo demorará ex:

  • Quantos dias demorará para receber uma conta.
  • Quantos dias o estoque leva para converter em dinheiro ou uma conta a receber.
  • Quantos dias é necessário para pagar uma duplicata.

Quanto capital de giro uma pequena empresa precisa
Em um mundo perfeito, seu ciclo operacional sempre despeja dinheiro suficiente para pagar as contas e ainda sobrar para investimentos. No entanto, os negócios típicos não são executados em um mundo perfeito. A maioria dos proprietários de empresas, precisam de fundos para cobrir suas despesas devidas antes das receitas entrarem no caixa. As necessidades de financiamento de capital de giro dependem da estrutura do negócio.

Capital de giro dependendo do modelo de negócios

Dependendo do modelo de negócios da empresa, pode-se exigir uma grande quantidade de dinheiro para compor o capital de giro. Também é possível que precise aumentar o estoque em determinados momentos do ano. Por exemplo, um varejista deve ter um bom estoque particularmente durante outubro, novembro e dezembro para se preparar para a temporada de festas e férias.

Por outro lado, algumas empresas podem prosperar com capital de giro baixo, como, por exemplo, os consultores financeiros, coachs e treinamentos online que vendem seus produtos por estoque mas na medida procuram por seus tempos e conselhos. Portanto, eles não têm qualquer tipo de necessidade de manter estoque de tempo ou conselhos, portanto, não requerem capital de giro para esse fim.

Quais objetivos do negócio afetam o valor do capital de giro

O que você espera do seu negócio no próximo ano? E para os próximos cinco anos? Os seus objetivos de negócios são importantes para determinar suas necessidades de obter ou financiar capital de giro para manter o negócio funcionando e crescendo, mesmo que lentamente. Alguns objetivos que você pode ter incluem:

  • Manter seu negócio em crescimento.
  • Expandir o seu alcance para mais regiões.
  • Aumentar as ofertas de produtos e serviços.

Para tudo isso custa dinheiro (sem mencionar tempo e muito trabalho duro). Se você aspira alcançar qualquer um desses objetivos, você precisará aumentar seu capital de giro.

Além disso, se você está apenas começando seu negócio, você precisará de mais capital de giro do que o dinheiro que fará nos próximos alguns anos até que esteja estabelecido ou tiver atingido um patamar onde se sinta mais confortável financeiramente.

Quais as necessidades de capital de giro

Muitas empresários e empreendedores individuais acham que suas necessidades de capital de giro não são compatíveis com seus ciclos operacionais, estruturas comerciais ou ambições comerciais. Atualmente é comum que empresários donas de empresas assumam dívidas de curto prazo através de recursos como financiamentos alternativos para fechar a lacuna da falta de dinheiro no capital da empresa.

Sabemos que as pequenas e médias empresas são tão exclusivas quanto as pessoas que as administram. Suas necessidades e quanto capital de giro precisam nunca serão exatamente as mesmas de outras empresas.

Contudo, o importante é que se determine quais são essas necessidades com precisão e faça os movimentos certos na hora de de definir quanto de capital de giro a empresa precisa.

Quanto capital de giro uma pequena empresa precisa ?
Média 4.735 votos