Skip to content

Cuidados para evitar roubo de identidade na Internet

Com essa onda de aplicativos de crédito, as plataformas de crédito online tem cuidado ostensivamente contra o roubo de identidade na Internet, isto tem sido uma necessidade cada vez mais importante. Parece que faz muito mais tempo, mas foi somente há poucas décadas que o mundo efetivamente começou a se acostumar e incorporar a Internet com tudo. A web fez com que se abrisse um novo mundo de possibilidades na tela do celular, smartphone, tablets, Smart-tv e computadores.

Roubo de identidade X Tecnologia e inovação

Mas, como toda inovação tecnológica ou não, a Internet pode ser usada tanto para o bem quanto para fazer o mal. Da mesma maneira que tem pessoas do bem e pessoas mal intencionadas navegando pela rede, há também pessoas ingênuas que publicam em suas redes sociais dados pessoais importantíssimos, que se caírem nas mãos de pessoas sem escrúpulos podem acabar se tornar vitimas de golpes cibernéticos.

Um crime comum feito no mundo virtual é o roubo de identidade. Os criminosos conseguem os dados de pessoas através da invasão de sites falsos de empréstimo, sites que exigem cadastros online, ou até hackeiam computadores pessoais através de vírus, cavalos de tróia e phishing para obter dados como números de RG e CPF e até senhas de banco.

Para que criminosos roubam informações pessoais

Com esses dados os criminosos abrem contas bancárias, contratam empréstimos e financiamentos de bens e até pedem novos cartões de crédito para fazer compras online em lojas virtuais de ecommerce e também em lojas físicas pessoalmente. Quando a vítima percebe, a fraude já está consumada e o prejuízo é imenso.
Cuidados contra o roubo de identidade na Internet
Para que isso não aconteça, a dica é tomar algumas precauções. Ter um bom antivírus instalado no computador já é de praxe para os internautas. Eles podem evitar que hackers tenham acesso aos dados do computador e proteger a máquina contra danos. Não tem nem desculpa para quem ainda não tem um antivírus.

Existem vários tipos de antivírus que disponibilizam o download gratuito e nem por isso perdem em qualidade e eficácia.

Como se proteger do roubo de identidade na web

Outra dica é prestar atenção aos e-mails estranhos que chegam à caixa de entrada. Há um tempo atrás houve um golpe em que os fraudadores usavam o nome da Receita Federal, a Serasa e bancos famosos afirmando por meio de e-mails que o cidadão estaria como o nome sujo, isso, somente para obter dados sigilosos dos internautas.

Depois de um bom tempo as autoridades do órgão público esclareceu que a Receita Federal não faz contato por e-mail com nenhum cidadão brasileiro, muito menos informar que estariam com o nome sujo.

No meio financeiro, diversas empresas legitimas de crédito, vez ou outra descobrem que seu nomes foram usados para lesar usuários da web com propostas fraudulentas de crédito e empréstimo fácil.

Não é tão difícil reconhecer uma possível fraude. Desconfie de:

  • E-mails com mensagens urgentes que ameacem fechamentos de conta
  • De promessas de dinheiro fácil que requerem pouco esforço e juros muito baixos
  • Que solicitam doações ou pedindo para clicar em links
  • Em mensagens que contenham erros grotescos de gramática

Existem golpes que usam nomes de empresas conhecidas, prometendo inúmeras facilidades e brindes. Até sorteios de loteria podem ser artifício para tentar aplicar o golpe.

Pesquisar, analisar e averiguar toda oferta na internet

Por isso, o jeito é checar sempre em caso de dúvida. Pense, uma oferta boa demais de uma empresa naturalmente exige uma conferida no site oficial da mesma. Um pedido de doação para uma ONG também requer que uma boa pesquisa seja feita. Uma oferta de empréstimo, merece uma visita ao site oficial da mesma.

A internet realmente é a invenção do século, mas ela expõe os seus usuários a diversas armadilhas inclusive o roubo de identidade, por isso não custa nada ser um pouco mais desconfiado de promessas online para evitar futuros prejuízos.

Cuidados para evitar roubo de identidade na Internet
Média 522 votos