Coletivo

Crowdfunding financiamento coletivo

Conheça como funciona o crowdfunding ou financiamento coletivo no Brasil e tire seus projetos, negócios, produtos do papel.

Crowdfunding ou Financiamento coletivo é um fenômeno financeiro que pode desempenhar um papel importante na inclusão financeira de quem está sem os meios tradicionais de conseguir dinheiro para colocar em pratica projetos e sonhos dos mais variados. Será que o Crowdfunding é uma inovação financeira? Temos visto no Brasil que o setor financeiro mesmo na crise que estamos vivendo em muitos setores, parece ser o que mais rápido tem crescido.

O Crowdfunding atraiu e ainda tem atraído muita atenção para o seu potencial para promover os esforços de obtenção de dinheiro com o financiamento coletivo. A recompensa pode ser interessante para ambos os lados da ação.

O que é Crowdfunding?

“Crowdfunding” em geral descreve um método de financiamento coletivo pelo qual pequenos ou grandes montantes de recursos financeiros são arrecadados de uma expressiva quantidade de pessoas comuns ou de pessoas jurídicas para o financiamento de negócios, produtos, serviços, projetos específicos, consumo individual ou outras tantas necessidades.

Neste tipo de financiamento, os intermediários financeiros tradicionais como bancos e financeiras são completamente ignorados, o lance é usar as plataformas online existentes para se conectar aos usuários que farão com que os fundos necessários evoluam e alcance o total determinado.

Resumindo o Crowdfunding

Crowdfunding financiamento coletivoCrowdfunding é um método de captação de recursos através do esforço coletivo de amigos, familiares, clientes e investidores individuais com o auxilio da tecnologia digital“. Esta abordagem vai de encontro aos esforços coletivos de um grande grupo de pessoas, principalmente online através de redes sociais e plataformas de crowdfunding (financiamento coletivo). O trabalho maior é alavancar as mídias e redes sociais para atingir o maior número de pessoas possíveis e maximizar o alcance e a exposição.

Crowdfunding é diferente do empréstimo?

A Crowdfunding é essencialmente o oposto da abordagem geral dos empréstimos pessoais, financiamento de bens e crédito para empresas. Tradicionalmente, se você quiser levantar capital de giro para iniciar um negócio ou lançar um novo produto, você precisará criar um plano de negócios, buscar no mercado quem pode patrocinar sua ideia ou protótipo e, em seguida, vender a idéia a um grupo limitado, sociedade com vários indivíduos ou instituições privadas.

Participar do financiamento coletivo

As maiores fontes de financiamentos privados incluíam bancos, serial investidores e empresas de capital de risco. Essas poucas opções podem fazer seu jogo acabar antes mesmo de começar. Qualquer um pode pensar nessa abordagem de angariar fundos como em um funil, mas para ter sucesso, você precisa ter um grande discurso e seu público tenha interesse em investir no que você esta propondo ou vendendo.

Para participar das plataformas de financiamento coletivo tem que arregaçar as mangas e ir para o front, e se não conseguir jogar o público alvo nesse funil com o apelo correto e no momento certo, pode ter certeza que seu tempo e dinheiro serão perdidos.

Ajudar ou Investir no Crowdfunding

A idéia de combinar pessoas que precisam de dinheiro com pessoas que têm dinheiro para investir não é nova. O que é novo é o papel da tecnologia para tornar este conceito mais fácil e prático. Podemos dar como exemplo o empréstimo peer to peer (P2P), tipo de crédito digital que esta tomando conta do mundo, além do crédito rápido e barato das fintechs e do bitcoin.

O Crowdfunding tem um potencial enorme de transformar os serviços financeiros de varejo que conhecemos como o uso das tecnologias, e com o aumento em demasia da conectividade através de celulares e outros dispositivos, o quadro legal é a regulamentação, fora as condições econômicas em constante mudança que estão permitido que até empresas novas e inovadoras captem dinheiro com arrecadação de dinheiro online.
Crowdfunding financiamento coletivo no brasil

Quem busca pela inclusão financeira com o financiamento coletivo através da arrecadação de fundos, também quer entrar na competição para promover o crescimento econômico e o empreendedorismo, isto é válido, especialmente em países com sistemas financeiros menos desenvolvidos – como o Brasil.

O objetivo com este artigo é mostrar a relevância do fenômeno do crowdfunding que cresce mundialmente, e, mostrar algumas das principais características e modalidades dentro do quadro da inclusão que está para todos e devemos explorar isso.

Quais os tipos de Crowdfunding?

Assim como há muitos tipos diferentes de financiamentos de capital de giro para empresas e empréstimos para particulares, em todas as modalidades de crédito existem variáveis, e no crowdfunding não é diferente.

O método de “arrecadação de fundos” que você seleciona dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferece e seus objetivos, os três principais tipos são baseados em doações, com base em recompensas e em ações de crowdfunding e (principalmente em recompensas e ações).

Em um próximo post continuaremos falando sobre o financiamento coletivo que o crowdfunding esta envolvendo as pessoas.

Crowdfunding financiamento coletivo
Média 4.489 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário