Skip to content

Crédito Rural – Qual a melhor linha de crédito para ruralistas

O crédito rural é uma oportunidade importante aos agricultores que buscam ampliar suas produções, adquirir bens e maquinários. Para saber como funciona esses financiamentos e quais as possibilidades de você conseguir esse dinheiro, separamos aqui algumas informações importantes. Atualmente, bancos, financeiras e cooperativas atendem às necessidades de curto prazo e de longo prazo do crédito em áreas rurais e semi-urbanas.

Para quais tipos de aquisição posso usar o crédito rural?

Neste artigo, explorarmos o papel do crédito rural na promoção da sustentabilidade agrícola no Brasil sobre as tendências em diferentes categorias de crédito para agricultores e pecuaristas. Valem mencionar que a criação de linhas de crédito para o setor rural estão mais relacionadas à sustentabilidade, por isso as taxas de juros e fontes de recursos são mais acessíveis.

Para conseguir o crédito rural nas instituições bancárias e financeiras no Brasil é preciso considerar o seu objetivo e as condições do tomador do crédito, além do montante solicitado. Afinal, o que você quer fazer com o financiamento? Pense e responda. Vamos ver abaixo em qual tipo de crédito ruralista você vai se encaixa.

Crédito rural de custeio

O crédito rural de custeio é, segundo o Ministério da Agricultura, uma espécie de cobertura para despesas que estejam diretamente envolvidas nos ciclos do agricultor. O objetivo, claro, é custear alguma ação na produção rural. Na prática, o agricultura que consegue esse tipo de financiamento pode adquirir na parte de colheita, extração e até industrialização dos produtos, incluindo até aquisição de animais.
Crédito Rural - Qual a melhor linha de crédito para ruralistas

Crédito rural de investimento

Esse tipo de crédito visa fomentar a economia agropecuária. Normalmente, são financiamentos mais direcionados para reformas, construções, maquinário e outros equipamentos que durem mais de 5 anos, no mínimo. Se você quer adquirir um trator, por exemplo, aqui está uma opção de crédito.

Crédito de comercialização

Os recursos e condições necessários para comercialização dos produtos agropecuários estão inclusos no crédito rural de comercialização. Esse tipo de investimento é direcionado para processos de armazenamento, estocagem, entre outros.

Crédito para comprar imóvel no campo

Uma outra opção para você que está buscando o crédito rural é comprar um imóvel, sítio ou fazenda. Se você pretende comprar um imóvel, então analise bem diferentes aspectos antes de fechar um negócio. O financiamento de imóvel é bem mais extenso do que qualquer outro e para entrar nessa forma de compra é preciso programação, organização e até dinheiro para dar de entrada. Portanto, tenha claro em mente os seguintes pontos do financiamento:

  • Tipo de contratação de crédito
  • Taxas de Juros
  • Valores da prestação
  • Tempo de financiamento

Esses 4 pontos são importantes e você deve analisar as diferentes financeiras para conferir qual realmente vai entrar no seu orçamento e que tenha, claro, taxas mais acessíveis do mercado.

Onde e como conseguir o crédito rural?

Alguns bancos estão abrindo mais espaço para o crédito rural, é o caso do Banco do Brasil. A estatal busca promover o desenvolvimento do país por meio de programas de financiamento para agricultores.

Segundo o próprio banco, o produtor rural pode usufruir de taxas melhores, limites, vantagens e prazos mais flexíveis. Quem quiser saber mais, pode consultar o simulador de crédito e conferir as modalidades de financiamento do banco.

Crédito para quem já tem imóvel rural

Se você já tem um imóvel, por exemplo, pode ter uma outra facilidade na hora de contratar crédito. Há financeiras que realizam empréstimos com bens como garantia. Ou seja, você tem um imóvel avaliado em R$ 200 mil. É possível pegar um empréstimo até menor e colocar como parte de pagamento, antes da quitação, a sua casa. O mesmo ocorre se você tiver um carro. Consulte esse tipo de empréstimo, já que normalmente os juros são bem mais em conta!

Lembre-se que para conseguir esse tipo de crédito é preciso ter toda a documentação do imóvel em dia, inclusive constar o seu nome no campo de proprietário. Em média, dependendo do banco, análise é feita aproximadamente em 30 dias.

Crédito Rural

BNDES tinha financiamento rural

Um dos programas mais tradicionais do governo era Finame Agrícola, financiamento realizado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).  Este tipo de empréstimo deixou de ser feito desde janeiro de 2017, porém, em funcionamento, ele era mais voltado para aquisição de máquinas, equipamentos, bens de informática e até automação nacionais.

Caso não consiga o crédito rural, você pode optar por outras formas de financiamentos. O importante é ter um plano de ação e fazer seu negócio rural crescer, expandir e ter bons resultados.

Os benefícios do financiamento rural

O mercado agropecuário brasileiro é forte e conhecido em todo o mundo. Quando há subsídio do governo e financiamento de bancos em programas específicos para os agricultores, há um aquecimento no setor.

Essa movimentação mais intensa ocorre porque os agricultores, quando bem equipados e atualizados, eles conseguem produzir mais, entregar produtos em melhores condições e fazem a economia nacional girar. Portanto, se você é um agricultor, não deixe de analisar a possibilidade de financiamento, procure seu banco de confiança e confira as condições.

Crédito Rural – Qual a melhor linha de crédito para ruralistas
Média 4.628 votos