Skip to content

Crédito para compra de terreno e imóvel rural – Qual o melhor?

Compra de terreno e imóvel rural. Sabemos que produtor rural e os pequenos agricultores são uma das partes fundamentais da economia brasileira. A agricultura familiar é um dos setores que mais tem sofrido com a crise atual e com as reformas que estão ocorrendo desde a mudança de governo. Além disso, a falta de estabilidade econômica tem complicado muito a vida destes trabalhadores. Mas como fazer financiamento para compra de terreno e imóvel rural?

Como obter crédito para compra de terreno e imóvel rural ?

Por tudo isto, mais do que nunca, estes trabalhadores e este setor da economia necessitam de todo apoio possível. O produtor rural tem diversas opções na hora de procurar investimentos e crédito para melhorar seu negócio. Seja por incentivos do governo federal ou até mesmo em bancos privados, empréstimos para agricultores, financiamentos rurais e alternativos podem ser obtidos para melhorar o negócio de quem vive da terra.

O produtor rural que está interessado em um financiamento de bens, tem diversas possibilidades para conseguir os recursos que necessita. Tudo depende do seu caso. O mais indicado, principalmente para os pequenos produtores, quem trabalha com agricultura familiar ou está começando é buscar incentivos oferecidos pelo governo.

Também existe possibilidade de buscar empréstimo direto em bancos ou financeiras. Cada uma dessas entidades tem suas condições. Saber qual o melhor tipo de empréstimo para você requer pesquisa. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem programas específicos para produtores rurais. Você pode solicitar o cartão BNDES Rural para obter crédito e financiar a compra de imóveis rurais e terras.
crédito para compra de terreno e imóvel rural
Para obter este cartão, o solicitante deve ser produtor rural e pessoa física, com faturamento bruto anual de até 300 milhões de reais, residentes e domiciliados no País. É necessário também estar em situação regular e com a documentação em dia.

Acesse o site www.cartaobndes.gov.br. Lá o produtor rural deve preencher algumas informações. Depois disso, ele se dirige ao banco selecionado para fazer o empréstimo e assina um termo de compromisso. Este tipo de cartão e o crédito oferecido é apenas para pessoa física.

Conheça o programa de Crédito Fundiário

Outra possibilidade para quem está procurando financiamentos, é o programa da Secretária de Agricultura Familiar e desenvolvimento Agrário, Sead, o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Este programa é voltado para o agricultor familiar e pretende incentivar o desenvolvimento do pequeno agricultor rural.

Quem pretende utilizar este benefício deve cumprir algumas exigências. O produtor não pode ser servidor público ou ter sido beneficiado anteriormente por algum programa da Reforma Agrária. Ele deve ser trabalhador rural ou filho de agricultores familiares ou estudante de escolas agro técnicas, com idade entre 18 e 29 anos.

Além disso, a renda familiar anual do beneficiário deve variar de 9 mil até 30 mil reais e patrimônio entre 15 mil e 60 mil reais, dependendo da linha acessada. O beneficiado tem 20 anos para quitar a dívida do empréstimo.

Quem está interessado em conseguir este benefício, deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou da Agricultura Familiar de seu município ou entrar em contato com a Unidade Técnica Estadual.

Passos importantes na hora de solicitar o crédito rural

Comprar terrenos e investir em terras rurais pode ser uma boa ideia para quem está procurando um empreendimento seguro e rentável.  Apesar dos riscos e dos percalços, este ainda é um dos investimentos mais garantidos para quem deseja tranquilidade e um final de mês mais recheado.

O crédito ou empréstimo para compra de terreno e imóvel rural é uma boa maneira de você conseguir dinheiro para essa finalidade. No entanto, antes de solicitar o empréstimo, entenda realmente suas necessidades e seja pontual com seus compromissos. Pesquisa e estudo são fundamentais nesta fase do seu negócio.

Dicas para solicitar um crédito rural para compra de terreno

Avalie se o valor das prestações cabe no seu orçamento de despesas. Verifique se é possível pagar tudo em dia e fugir das taxas de juros. Conheça bem a terra que irá comprar. Se possível, visite antes para ver se não terá nenhum gasto a mais.

O interessado em solicitar crédito para comprar um terreno ou imóvel rural deve saber quanto de seu orçamento está disposto e pode comprometer para realizar este sonho. Observe se solicitar o empréstimo é a melhor solução para você e avalie qual a melhor opção. Salvar seu negócio é possível, sim. Estude suas possibilidades.

Crédito para compra de terreno e imóvel rural – Qual o melhor?
Média 545 votos