Consórcio

Crédito liberado no Consórcio Contemplado, como usar?

Você já usaou um Crédito Liberado de Consórcio? Foi Contemplado ou Sorteado no Consórcio. Como usar a Carta de crédito para Compra de bens

Você já teve algum crédito liberado no Consórcio? Ainda não? O Consórcio é uma alternativa ao crédito pessoal e financiamento de bens, isso todo nós já sabemos. Quem não quer pagar os juros altos das operações de crédito convencionais, acaba se agrupando no consórcio para conseguir realizar a compra de um bem, produto ou serviço.

Se engana quem acha que para pegar o dinheiro no consórcio é igual ao processo de um financiamento ou crédito pessoal que o dinheiro sai na hora, no consórcio é preciso ser contemplado ou sorteado para poder receber a carta de crédito e utilizá-la.

O processo de contemplação pode ocorrer no início, no meio ou no final do Grupo, porém, uma vez o consorciado contemplado, ele recebe da administradora do consórcio uma carta de crédito que poderá ser usada como dinheiro para a compra do bem, conjunto de bens ou serviço, de acordo com o que for estabelecido em contrato.

Não pense que só porque é consórcio não tem que apresentar nenhuma garantia, de acordo com a Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), para o consorciado utilizar o crédito liberado, ele deve estar ativo e apresentar garantias ao grupo do consórcio nos termos que constarem no contrato assinado.
Crédito liberado no Consórcio Contemplado

Depois da contemplação

Quando o “consorciado é contemplado”, por sorteio ou por lance, não importa, ele deve informar a administradora qual a sua opção de compra. Esse processo é feito formalmente, deve-se apresentar o nome, a identificação do vendedor, o endereço e os documentos: CPF ou CNPJ.

Também deverá ser informado, outros detalhes da compra como as características do bem (carro, veículo, moto, lancha etc.) ou do serviço (operação plástica, serviços odontológicos, próteses etc.) que serão adquiridos, além disso, é necessário informar quais as condições de pagamento acertada entre o consorciado contemplado e o vendedor/fornecedor do produto ou serviços.

Usar o crédito da carta?

O sonho de todo cotista de consórcio é pegar a tal da carta de crédito, a carta é que dá poder de compra ao consorciado e vale como se fosse dinheiro. O consorciado pode utilizar o crédito total da carta, mas se quiser, é garantido por lei o direito de utilizar a décima parte do montante, ou seja, 10% para pagamento de custas ou despesas vinculadas a compra do bem, produto ou serviço.

Quando o consorciado usa a carta de crédito para a compra de imóvel para moradia, ainda terá o direito de utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para complementar seu crédito contemplado. Como é isso? Pode juntar o crédito com o Fundo para adquirir um imóvel residencial.

Para usar o crédito liberado da carta de contemplação, o consorciado têm até 180 dias, passado esse prazo, é possível converter a carta em dinheiro, no entanto, o crédito deverá ser restituído ao grupo e à administradora integramente em forma de parcelas.

Crédito liberado no Consórcio Contemplado, como usar?
Média 41 voto

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

16 Comentários

  1. Bom dia, fiz um consorcio e fui contemplado por lance fixo, paguei o lance e a concessionaria não tem a moto, qual é o prazo que tenho que ser atendido por direito ?

  2. Edison Sousa do Nascimento Responda

    Estou com a carta de crédito, mas não quero mais tirar o carro,como faço para pegar meu dinheiro de volta?

  3. Olá faço pago um consórcio de uma moto ,dei um lance o q acontece caso eu seja contemplado o não tiver o valor do lance?? No dia da assembléia ??

  4. Oi tenho um consórcio de carro e finalizou 2018 não sou contenplada .Não quero o versículo e nem a carta. Como posso tener meu dinheiro de volta

  5. Wanderson camargos Responda

    Tenho uma carta de crédito e ela já foi quitada como faço para usala na compra de algum bem? Pois já não devo mais nada do consórcio q tinha.

  6. Lucas Fischer Responda

    Bom dia.

    Estou vendendo meu carro e o futuro comprador disse que quem irá me pagar é o banco, através de carta de crédito em que o mesmo foi contemplado. Essa venda é segura? Quais garantias que tenho de receber? O recibo de compra e venda só é assinado depois que o dinheiro cair na minha conta?

    Obrigado

  7. Luis americo da silva Responda

    Boa noite minha carta de crédito é no de 17.000.00 qual o valor do lance pra carta se contlempada quanto eu tenho que oferta.

  8. “Para usar o crédito liberado da carta de contemplação, o consorciado têm até 180 dias, passado esse prazo, é possível converter a carta em dinheiro, no entanto, o crédito deverá ser restituído ao grupo e à administradora integramente em forma de parcelas.”

    Quando você diz que o crédito deverá ser restituido integralmente ao grupo na forma de parcelas, significa, por exemplo: sou contemplado em 100 mil reais para compra de um imóvel, passados 180 dias nao comprei nada, portanto recebo os 100 mil em dinheiro, (certo?) e continuo pagando as parcelas normalmente como se tivesse adquirido o bem?

    Muito obrigada!

    • Informações que eu tivesse é de que voce só recebe o valor pago + valor de lance (caso tenha sido contemplada por lance), pois se voce receber o valor total, a administradora do consórcio não tera garantia nenhuma no recebimento parcelado do restante, no caso da aquisição de um bem mesmo que eles paguem o valor total da carta para a aquisição, eles por outro lado terão o bem hipotecado a administradora.

  9. Marcelo José do Canto Responda

    Por favor, me esclareça o seguinte: Acabei de comprar um imóvel e estou em um consórcio. Minha ideia é colocar o apartamento em nome de minha esposa (sou casado em regime parcial de bens) e, posteriormente, utilizar minha carta de crédito do consórcio (ainda não fui contenplado) para comprar o apartamento. Posso proceder dessa maneira?

    obrigado e abraços

  10. Iliel barreto Responda

    Gostaria de saber se é verdade que a carta de crédito sai em até 90.dias ou não tem isso

  11. HELIO R. HORCEL Responda

    Tenho uma carta de contemplação preciso do dinheiro mas o consórcio só libera na compra de um bem
    tenho um carro em meu nome posso transferir para minha esposa e alienar o carro ??

  12. Geraldo Alves Ferreira Responda

    VENDA DE IMÓVEL – VALOR A RECEBER ATRAVÉS CARTA DE CRÉDITO:
    Estou vendendo um imóvel, cujo pagamento será através de Carta de Crédito. Então gostaria de saber como funciona:
    1. Prazo da liberação do valor Carta de Crédito para pagamento do imóvel.
    2. Para que o valor seja creditado em minha conta corrente é necessário passar a Escritura e o respectivo registro no Cartório de Registro de Imóveis, como acontece se fosse através de Financiamento bancário?
    3. Outras informações esclarecedoras a respeito.

    Antecipo os meus agradecimentos.
    Geraldo Alves Ferreira

  13. “Para usar o crédito liberado da carta de contemplação, o consorciado têm até 180 dias, passado esse prazo, é possível converter a carta em dinheiro, no entanto, o crédito deverá ser restituído ao grupo e à administradora integramente em forma de parcelas.”

    Quando você diz que o crédito deverá ser restituido integralmente ao grupo na forma de parcelas, significa, por exemplo: sou contemplado em 100 mil reais para compra de um imóvel, passados 180 dias nao comprei nada, portanto recebo os 100 mil em dinheiro, (certo?) e continuo pagando as parcelas normalmente como se tivesse adquirido o bem?

    Muito obrigado!

Escreva um comentário