Skip to content

Crediário no Cartão de Crédito – Como funciona?

“Fazer crediário no cartão de crédito. Esse novo serviço de parcelamento no cartão já deve estar disponível para todos os consumidores que compram à crédito no início do primeiro semestre de 2019″. Com a nova modalidade de pagamento parcelado, o cidadão poderá usufruir de juros menores, parcelas fixas e prazos muito longos, tipo o cartão para construção.

Eu tenho a impressão que esse tipo de serviço já existe, afinal, quando você faz uma compra com cartão é possível parcelar, em alguns casos em até 12 meses ou mais, 18x. Contudo, parece que a ideia, é transformar o parcelamento já existente em uma espécie de crediário no cartão de crédito, com um prazo maior, ou seja, com o diferencial de ter um prazo mais alongado — veremos na prática se realmente o juros será menor.

— Atualmente os brasileiros possuem diversos meios para obter crédito e financiamento e, com essa nova linha de crédito no cartão, o poder de compra de produtos supérfluos terá um apelo de consumo ainda maior. E assim como em financiamentos em geral, apesar da taxa de juros mensal parecer ser baixa, o parcelamento mais longo faz o juros em cima do valor principal pago passa a ser alto no saldo devedor.

Capacidade de pagamento no crediário no cartão?

Essa é outra questão que ainda não ficou bem clara, só iremos saber quando o serviço realmente estiver funcionando. A pergunta que não quer calar… será que as empresas farão a análise de crédito para verificar a capacidade de pagamento do consumidor? Será que o parcelamento terá como limite o próprio limite do cartão?

Crediário no Cartão de Crédito - Como funciona?

— As condições de juros e parcelamento serão definidas por cada instituição bancária conforme o perfil do cliente, como ocorre hoje com a definição do limite de crédito.

Crediário no cartão versos Cartão consignado

Por falar em crediário, o cartão consignado já faz algo parecido, no entanto, somente alguns tipos de clientes podem ter acesso ao cartão, pessoas que não são aposentados, pensionistas e servidores, dificilmente terão em mãos um cartão consignado que parcela compras em até 60/72 vezes iguais com juros entre 1,18% e 6,52% ao mês.

Quanto ao crediário usando cartão de crédito, a novidade vem para abrir uma nova linha de crédito para o consumo no varejo, ou seja, essa modalidade poderá ser usada por qualquer tipo de pessoa que tenha acesso a cartões de crédito pós pago.

A previsão é que no primeiro trimestre de 2019 o novo serviço de crediário no cartão esteja sendo utilizado a todo vapor, segundo anúncio feito pela Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs)

Como usar o limite de crediário do cartão de crédito?

O crediário é algo que todo brasileiro conhece, principalmente o crédito em lojas como Casas Bahia, Marabrás, Magazine Luiza, Renner, Riachuelo entre outros, em geral. Com o crediário convencional você compra e adquire um carnê de pagamento que será pago mensalmente até o término do contrato. A instituição creditícia responsável pelo financiamento (banco ou financeira) emite os boletos de cobrança, e o cliente vai pagando assim que as datas de vencimento chegam.

Vale lembrar que é óbvio que esses tipos de crediários com carnês ainda são usados, mas vêm sendo substituídos com o tempo por outras modalidade de pagamentos mais confiáveis. Com a chegada do crediário no cartão de crédito, o consumidor terá facilidade de fazer suas compras parceladas com um limite de crédito maior que será oferecido pelo seu banco ou administradora do cartão, além das financeiras que atuam nesse segmento.

Alguns bancos como o Banco do Brasil e Caixa já possuem modalidade parecidas em alguns dos seus cartões, o banco financia em até 48 meses, porém, o consumo do crédito é especifico e para fins pré determinados.

Vamos ter que aguardar mais noticias de como funcionará o crediário no cartão e como os limites serão liberados para uso.

Comprar à vista ou fazer o novo crediário usando cartão?

Ter crédito disponível realmente não é para qualquer um, principalmente se a pessoa não tem controle financeiro ou é um comprador compulsivo, tem vários casos de pessoas que não podem tem crédito, nem preciso falar sobre isso. É óbvio que quanto mais o cidadão tem oportunidades para gastar, ou quanto mais ele tem crédito livre, maior a probabilidade dele contrair e acumular dívidas.

Claro que comprar à vista e com desconto é sempre melhor, mas, atualmente poucos conseguem essa proeza. A situação fica ainda pior para o consumidor que não consegue ou não sabe se planejar financeiramente e dramático para quem não faz um orçamento mensal ou controle de despesas, esses podem ficar em apuros quando a fatura do cartão chegar.

Comprar à vista é sempre melhor, e ainda elimina o risco do consumidor ficar inadimplente.

Sobre a Abecs

A Abecs é o órgão que apoia e atua no mercado de cartões para manter o desenvolvimento sustentável do setor. A instituição é composta pelas principais bandeiras de cartões, emissores, credenciadoras e processadoras de cartões de crédito e débito, também lojas e cartões de benefícios.

Conclusão sobre o novo crediário

— Como já vimos antes em outras tentativas de incentivar o consumo através de invenções de crédito ao consumo ou inovações com modalidades de crédito, o novo crediário com cartão de crédito, pode fazer o mesmo que o cartão consignado fez com os aposentados, pensionistas e servidores, só ajudou aumentar o nível de endividamento.

Para não esquecer: “Segundo os especialistas em economia e finanças, esse novo serviço servirá para enterrar de uma vez por todos os consumidor que ainda possuem espaço para gastar e se comprometer com dívidas, ou seja, ainda tem fôlego para entrar em um superendividamento e nunca mais sair da bola de neve”. Boa Sorte!

Crediário no Cartão de Crédito – Como funciona?
Média 4.831 voto[s]