Cooperativas

Cooperativas de Crédito no Brasil hoje e Cooperativismo

Na cooperativa de crédito, ao contrário das instituições financeiras que visam lucros, elas visam a prestação de assistência creditícia

O que sabe sobre Cooperativismo de Crédito no Brasil? Quer saber o que são Cooperativas de Crédito? Quais os tipos e exemplos de Cooperativas de Crédito no Brasil? Como é o conceito das Cooperativas de Crédito? Esse tipo de instituição financeira ainda não pegou no nosso país, infelizmente elas são utilizadas com eficiência na obtenção de dinheiro emprestado e alguns serviços bancários básicos com acontece em países da América do Norte e principalmente na Europa. As Cooperativas de Crédito nada mais é do que a associação de pessoas com o objetivo em comum de se ajudarem mutuamente, as cooperativas são constituídas sem fins lucrativos e não estão sujeitas a falência, em geral, são administradas por pessoas qualificadas pelos associados para gerir melhor os recursos financeiros dos cooperados.
cooperativas de crédito no brasil

Na Cooperativa de Crédito, ao contrário das instituições financeiras que visam lucros, as cooperativas visam a prestação de assistência creditícia (crédito, empréstimo pessoal e financiamentos) e a prestação de serviços de natureza bancária em condições mais acessíveis para seus associados, inclusive emprestar dinheiro com juros bem menores e com menos exigências do que bancos e financeiras convencionais.

No nosso País, o Brasil, esta atualmente rankeado no 16º lugar em volume de ativos administrados pelas cooperativas de crédito. São mais de 1.500 Cooperativas de Crédito em todo o território brasileiro, juntas administram ativos de cerca de US$ 17 bilhões, oriundos de seus quase 5 milhões de associados.

No Brasil, as Cooperativas de Crédito são equiparadas às instituições financeiras (Lei nº 4.595) e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil. O Cooperativismo possui também legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei.

A representação das Cooperativas de Crédito não é tão expressivas no mercado financeiro, sua atuação chega aos 3% do total de movimentação de crédito no País. No cooperativismo de crédito alguns sistemas são mais evoluídos e representativos, no Brasil a SICREDI – Sicredi Participações S.A, SICOOB – Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil,  UNICRED – Unicred do Brasil, ANCOSOL – Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito de Economia Familiar e Solidária e seguidas por Cooperativas Independentes não ligadas a uma Confederação.

As “Cooperativas de Crédito” se dividem em três modalidades:

Cooperativas Singulares – Esse tipo de Cooperativa de Crédito prestam serviços financeiros na captação de recurso e de ofertas de crédito apenas aos respectivos associados, podem receber repasses de outras instituições financeiras e realizar aplicações no mercado financeiro.

Cooperativas Centrais – Neste tipo de cooperativa, a prestação de serviço está relacionada às singulares filiadas, e são também responsáveis auxiliares por sua supervisão.

Confederações de Cooperativas Centrais – Esse tipo de cooperativa prestam serviços a Centrais e suas filiadas.

A Cooperativa de Crédito é organizada sob forma de sociedade cooperativista, é mantida pelos próprios cooperados ou associados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários do sistema. As Cooperativas de Crédito são uma ferramenta surpreendente para o fortalecimento da economia nacional, a democratização do crédito as pessoas e a desconcentração da renda.

As Cooperativas de Crédito são excelentes para obtenção de uma enorme gama de produtos e serviços financeiros com baixo custo, algumas são muito completas e não deixa a desejar quem está acostumado com serviços bancários. Estaremos postando muito mais informações sobre Cooperativas aqui no www.portaldoemprestimo.com, fiquem atentos!

Cooperativas de Crédito no Brasil hoje e Cooperativismo
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário