Skip to content

Quais os sinais de que você está perdendo o controle financeiro

Manter um bom planejamento das finanças não é sempre uma tarefa fácil, e se não houver um acompanhamento assíduo no controle financeiro, fica inevitável que todo processo se desestabilize e vire bem depressa um verdadeiro caos.

Perdendo o controle financeiro ..

O controle financeiro tornou-se uma parte essencial das finanças de qualquer empresa. Portanto, é muito importante entender o significado do controle financeiro, seus objetivos e benefícios, e os passos que devem ser tomados para que seja implementado corretamente.  Qualquer processo de desempenho financeiro se torna sem sentido se uma estratégia para controlá-lo não for definida e implementada com base em objetivos consistentes com o estado atual da empresa e seus próximos projetos.

As contas se atrasam, dívidas se acumulam, juros aumentam e tudo termina com você cada vez mais distante de conseguir segurar as rédeas outra vez e se realizar financeiramente. Fique atento aos sinais que representam uma perda de controle financeiro e evite o problema antes mesmo que aconteça.

1. Chegar ao fim do mês no vermelho

A maioria das pessoas está acostumada a ter menos grana na chegada do fim de mês, e até certo ponto isso é normal, já que a maioria dos brasileiros recebe o seu pagamento no quinto dia útil, quita as suas contas e administra o dia a dia com o restante até o salário seguinte.

Porém, quando se vive apertado no final do mês, é bom abrir o olho: pode ser um sinal de falta de controle financeiro! É preciso fazer uma programação para que o dinheiro que entra dure o mês todo. Quando isso não acontece, é conveniente ligar o pisca alerta e descobrir o que está impedindo isso de acontecer.
Saiba se você está perdendo o controle financeiro
Geralmente o problema está em gastos supérfluos de dia a dia, que não são contabilizados e portanto você não se dá conta. Passar cartão de crédito em todos os lugares sem fazer a conta de quanto virá o total da fatura, trocar notas de valor alto e acabar gastando o troco em bobagens “baratinhas”, e o dinheiro vai embora sem que você se dê conta.

Quando isso acontece, é hora de organizar uma planilha de gastos e se controlar para não gastar mais do que irá receber. Anote seus gastos!

2. Não possui nenhum fundo guardado

Não ter dinheiro guardado é também um sinal clássico da perda de controle financeiro. É primordial possuir uma reserva para qualquer emergência, e a falta disso pode te por em apuros, como por exemplo causar a necessidade de recorrer a um empréstimo e pagar juros por isso se precisar de dinheiro urgente para cobrir algum imprevisto.

Após fazer uma planilha financeira e começar a se adaptar a manter um controle financeiro para não gastar mais do que ganha, comece também aos poucos a puxar um pouco mais o freio para que o dinheiro sobre e você possa guardar. Não precisa ser muito a princípio, comece devagar e vá aumentando gradativamente conforme conseguir.

Essa reserva é importante para cobrir despesas inesperadas, casualidades e até mesmo lazer, mas é preciso usar com responsabilidade para não voltar a ficar com o fundo zerado!

3. Viver enforcado com cartões de crédito

Usar cartão de crédito pode ser uma comodidade ou uma armadilha: depende do controle financeiro que você tiver! A fatura pode ser uma verdadeira ameaça para a sua economia, porque usar o cartão sem manter qualquer tipo de organização faz com que facilmente se gaste mais do que se ganha.

Aos poucos, isso vira uma bola de neve, porque o dinheiro que se tem não é o suficiente para pagar o valor integral da fatura, então se paga o valor mínimo ou qualquer outro valor abaixo do total. Isso gera juros para a próxima fatura.

Como não sobra dinheiro vivo na mão por causa dessa dívida, você tende a continuar utilizando o cartão cada vez mais, e o problema nunca para de crescer. Se você vive em situações como essa, é provável que esteja começando a perder o controle financeiro e precise redobrar a atenção.

Utilize cartões de crédito em caso de necessidade, para compras na Internet ou parcelamentos que sejam necessários, sem esquecer de contabilizar o valor das parcelas à sua planilha para não se embolar, ou poderá acabar com o nome negativado e uma dívida gigante.

Fique atento aos sinais e solucione o problema antes que se agrave. Manter um controle financeiro proporciona uma vida mais tranquila, sem apertos e não é difícil!

E você, conseguiu descobrir se está, ou não, perdendo o controle financeiro? Conta pra gente nos comentários.

Quais os sinais de que você está perdendo o controle financeiro
Média 516 votos