Skip to content

Contras e desvantagens do Factoring online

Como o fomento mercantil (factoring) funciona? Quais as desvantagens do factoring? Factoring é uma transação na qual uma empresa vende suas faturas ou recebíveis para uma empresa financeira de terceiros conhecida como “Factoring”. A factoring cobra o pagamento dessas faturas dos clientes da sua empresa, essa operação é conhecido em alguns segmentos como “financiamento de contas a receber”.

A principal razão pela qual as empresas optam por financiar suas faturas é que elas querem receber dinheiro mais rapidamente através dos seus títulos de recebíveis, em vez de aguardar os 30, 60 ou 90 dias, que é o que geralmente leva um cliente para pagar.

Quais as desvantagens do Factoring ?

Como o factoring as empresas conseguem dinheiro imediato para manter o fluxo de caixa estável e sobrando. Essa manobra facilita o pagamento de funcionários, novos estoques, compra de matéria prima, e ajuda lidar com mais pedidos de clientes com mais facilidade, além de adicionar mais fôlego aos negócios.

Embora o factoring seja uma ótima solução de crédito, ele não é perfeito. Nenhuma solução de crédito, por sinal é. Abaixo listamos algumas desvantagens mais importantes ao realizar a antecipação de recebíveis (a faturização):
Contras e desvantagens do Factoring online

1. É caro?

O maior coeficiente de factoring é o seu custo. Em comparação com outras soluções financeiras, o factoring é caro. As taxas típicas podem variar de 1% a 5% ou mais por 30 dias. Observe que a taxa e o adiantamento são usados ​​em conjunto para determinar sua taxa real. É interessante que você saiba mais sobre o “verdadeiro custo do factoring” antes de trocar suas duplicatas.

2. Resolve apenas um problema

Embora empréstimos e linhas de crédito geralmente possam ser usados ​​para uma série de coisas, o factoring resolve apenas um problema: os déficits de fluxo de caixa devido a clientes que pagam lentamente. Portanto, pode ser unidimensional e deve ser usado apenas para resolver esse problema.

3. É intensivo em trabalho

O factoring pode ser intensivo em gastar tempo do cliente. Toda vez que você quiser um adiantamento de dinheiro, você deve enviar um cronograma de contas, juntamente com uma cópia de suas faturas e documentação para backup. Esta tarefa pode ser feita por e-mail ou através da internet.

4. Empresas financeiras contatam seus clientes

A empresa de factoring em geral contatam seus clientes no início do relacionamento e pode ocorrer de enviar uma carta padrão informando que estão gerenciando suas faturas. A empresa de factoring também pode entrar em contato com seus clientes se os pagamentos não forem honrados ​​ou se surgirem problemas mais importantes.

5. As empresas financeiras não lidam com dívidas incobráveis

Enquanto as empresas de factoring são boas em limitar as dívidas incobraveis, sempre há uma chance de que algumas faturas não sejam pagas e se tornem inadimplentes. Empresas de factoring não são agências de cobrança e não se comportam como agências de cobrança. Este ponto é muito importante. A dívida voltará para sua empresa para que você possa acessar os meios corretos para fazer as cobranças.

Como selecionar uma empresa de factoring

Por último, as empresas de factoring têm especialidades. É importante selecionar a melhor empresa de factoring para sua situação específica. Perguntas para fazer ao seu potencial parceiro de factoring incluem:

  1. Há quanto tempo a empresa está no negócio?
  2. Com quais indústrias a empresa trabalha?
  3. Quais são os termos, prazos, custos e taxas habituais?
  4. Pergunte se podem fornecer uma lista de referências?
  5. Qual o prazo para concluir um contrato ou abrir uma conta?
  6. Como obter uma cotação de factoring?
  7. Como é feito o envio da documentação para factoração email ou sistema online?
  8. Quanto tempo demora para depositar o dinheiro depois da faturização?

As desvantagens do factoring são essas, claro que também possuem muitas vantagens, quanto as perguntas, essas são apenas algumas que elaboramos, você pode criar as próprias. O ideal é contratar o financiamento com factoring que fazem todo o trabalho, inclusive cobrança, mesmo que custe um pouco mais.

Contras e desvantagens do Factoring online
Média 4.123 votos