Consórcio de Veículos para Compra de Automóvel

Quer comprar um veículo através do Consórcio, confira os passos, dicas e conselhos para adquirir uma cota de consórcio e carta de crédito

Consórcio de Veículos para Compra de Automóvel
O Consórcio de Veículos para compra de carro novo ou semi-novo é uma alternativa de crédito para quem não deseja contratar um “financiamento de veículos convencional”. No “financiamento de veículos” o consumidor tem uma linha de empréstimo onde os recursos são liberados com o acréscimo de juros e encargos extras, o reembolso é feito em até 60 meses de acordo com solicitado ao credor.

No Consórcio de Veículos o sistema funciona diferente. Com o Consórcio, um determinado número de pessoas se agrupa formando um Grupo, a formação pode ser de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas. O objetivo principal do Grupo de Consórcio é adquirir bens ou serviços através do autofinanciamento e o custo total é dividido em um prazo de até 180 meses pré-determinado na hora de adquirir a Cota.

A união de pessoas para formação do Grupo do Consórcio é necessário para garantir que haja recursos financeiros suficientes para haver a contemplação dos Cotistas, ou seja, a contemplação se dá graças aos pagamentos das parcelas mensais.

O interessado em comprar um automóvel através do Consórcio, o primeiro passo é adquirir uma “Cota de Consórcio”, para isso, é preciso contatar um Corretor de Seguros ou Administradora de Consórcio para conhecer o funcionamento do autofinanciamento e se possível assinar o Contrato de Adesão.

Antes porém, o interessado precisa ficar ciente dos termos e normas do Consórcio, como o valor da taxa de administração, o prazo de contratação, valor das parcelas mensais, quando são e como são reajustadas as parcelas, as condições da contemplação, as datas de assembleias, os direitos e obrigações do Consorciado e a da Administradora do Consórcio e muito mais.

Contemplação dos Consórcios

A contemplação do consórcio pode acontecer de várias formas, as mais comuns são: “sorteio” ou “lance”. Com a contemplação o Consorciado recebe os recursos necessários para a “compra do Veículo”, a contemplação pode ocorrer no início, no meio ou no término do Consórcio. Ao ser contemplado, uma Carta de Crédito é dada ao Cotista para ser usada na compra do Automóvel.

Com a Carta de Crédito, o Consorciado define o bem que vai comprar fornecendo a Administradora, os documentos necessários para a conclusão da liberação do pagamento e a aquisição do Veículo. Depois de comprado o Veículo, o Consorciado tem que pagar o restante das parcelas até o término do Consórcio ou até o encerramento do grupo, mesmo depois da contemplação.

Quem autoriza o Consórcio

Atualmente somente as Administradoras de Consórcio autorizadas pelo Banco Central do Brasil podem realizar o gerenciamento e administração desse tipo de transação. Os Grupos de Consórcios é uma alternativa excelente para quem não tem pressa de adquirir o bem, não têm dinheiro para dar entrada ou não quer pagar os juros dos financiamentos de veículos oferecidos no mercado. O Banco Central é o órgão regulador do segmento de “Consórcio no Brasil” no site oficial do BC possível conhecer a relação das empresas Administradoras de Consórcios.

Vale lembrar que o Consórcio de Veículos pode ser contratado para compra de automóveis novos e usados, além disso existem Consórcios para todos os fins, eles permitem que o consumidor comprar produtos e serviços basta escolher. Outro detalhe, cada Administradora de Consórcio pratica taxas administrativas e diferenciais exclusivos, faça uma pesquisa nas´várias empresas para conhecer melhor como cada uma funciona.

Comente aqui !