Consórcio para quitação de financiamentos

Com a nova Lei do Consórcio, os Cotistas estão permitidos a utiliza-lo para fazer a quitação de financiamentos, e os desistentes de Consórcio?

Quitação de financiamentos com Consócio? O Consórcio é uma das alternativa para o financiamento de bens, uns adoram a modalidade, outros detestam, os especialista divergem nas opiniões se é bom ou ruim, o que importa é o consórcio nos últimos meses ganhou folego e alcançou milhares de novos Cotistas.
consorcio para quitação de financiamento

Como todo produto financeiro precisa de regras para poder ser negociado, o consórcio não é diferente, vez ou outra algumas regras são mudadas pelo órgão regulador e, desta vez a notícia é boa. As novas regras para o Consórcio entram em vigor e trouxeram alterações muito interessantes para os Cotistas.

Com a nova “Lei do Consórcio“, os Cotistas estão permitidos a utiliza-lo para fazer a “quitação de financiamentos“. Vale lembrar que essa possibilidade já é direito dos Cotistas de Consórcios desde 2009, porém uma boa parte das pessoas sequer sabem da existência dessa possibilidade, além de muitos outros benefícios que não são divulgados. Confira as mudanças:

1 -) Cotistas podem realizar a quitação de financiamentos de bens;
2 -) Cotistas podem comprar serviços e produtos;
3 -) Desistentes recebem o dinheiro mais rápido.

Desde fevereiro de 2012, serviços médicos, próteses dentárias, cirurgias plásticas, pacotes de informática e até acesso a cursos de pós-graduação no exterior podem ser adquiridos através do consórcio.

Como funciona a quitação

Para que o Consórcio seja usado para quitação de financiamentos, o bem financiado deve ser o mesmo do consórcio, ou seja, ser for carro, tem que ser carro, se for imóvel, tem que ser imóvel no financiamento, além disso, precisa estar em nome do mesmo comprador. O bem tem que pertencer ao mesmo comprador, tanto no Consórcio quanto do financiamento. Outro detalhe importante que não pode escapar, é o fato do valor da Conta do Consórcio só poder ser utilizado se for suficiente para realizar a quitação de financiamentos totalmente.

Desistentes de Consórcio

Quanto aos desistentes, a legislação foi feita para trazer mais segurança aos Cotistas de Consórcios, só para ter uma idéia, quem desistia do consórcio antes das novas regras, tinha que vender a cota para outro cliente ou esperar o final do grupo para receber o dinheiro. Agora não, os novos grupos em formação após a promulgação da lei, os Cotistas desistentes podem continuar participando dos sorteios e se forem contemplados, receber as parcelas antecipadamente.

Um grande problema do brasileiro é não ler o contrato de financiamento, instrumento de compra, termo de empréstimos ou qualquer documento relacionado ao crédito, se lê, passa as vistas, saber quais são seus direitos e deveres pode ser muito útil em uma situação crítica, como a desistência de um negócio ou os direitos na contemplação de um Consórcio.

Leia o seu contrato de consórcio para saber mais com relação a “quitação de financiamentos”.

No mercado existem dezenas de administradoras de Consórcio, listamos algumas que consideramos relevantes no caso de você quiser fazer um financiamento de carro através do Consórcio ou algo parecido:
Consórcio UnilanceCaixa ConsórciosRodobens Consórcio,
Consórcio Porto Seguro, Consórcio Embracon.

1 resposta - Faça um comentário

Comente aqui !