Consignado

Consignado INSS – Solicitação e liberação sem burocracia

Empréstimo consignado do inss liberado em até 1 hora após a simulação e solicitação. A DataPrev vai aprovar empréstimos para aposentados e pensionistas no mesmo dia .. Confira!

Consignado INSS com liberação no mesmo dia! Essa é a proposta do Ministério da Previdência Social e (DataPrev) órgãos responsáveis pelas concessões dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas que recebem benefícios do Governo Federal. “O empréstimo consignado será liberado na hora sem burocracia e sem consulta ao SPC e Serasa com juros até 2,08%”.

Atualmente o processo de liberação feito pela DataPrev pode levar de 3 a 5 dias para ser aprovado pelo órgão, na semana da massa (atualização da folha), esse tempo pode demorar até uma semana. Apesar das muitas facilidades do consignado INSS, essa demora ainda é uma deficiência no sistema para que o aposentado ou pensionista pegue o dinheiro liberado pelo banco.

Inclusive, os planos de muitos beneficiários e seus familiares são frustrados pela demora – imagine uma situação de emergência ter que esperar até 5 dias para concluir um empréstimo? Com o novo sistema que deverá começar a funcionar a partir de setembro deste ano (2014), o processo de aprovação do consignado INSS será otimizado para diminuir o tempo de espera para até um hora*, diferente do procedimento adotado atualmente.

A comunicação entre as instituições e o INSS DataPrev será direto via online. Hoje o procedimento utilizado é a “rotina batch” por meio da troca de arquivos e leva, em média, 72 horas (3 dias).

Qual a novidade no consignado inss ?

consignado inss liberado no mesmo dia
Os empréstimos consignados pelo INSS aos aposentados e pensionistas serão liberados imediatamente pelos bancos conveniados com a Previdência Social após enviarem a solicitação, a partir de setembro de 2014. Para as promotoras de crédito a novidade pode não ser uma das melhores, com essa medida, a contratação do consignado INSS poderá ser feito até pelos terminais de auto-atendimento e quem sabe até pela internet via home banking.

Consignado pelo inss hoje

Existem diversas diretrizes para a concessão do consignado para aposentados e pensionistas, vamos ver o que não vai mudar:

1 – O prazo de até 72 meses para pagar, continua.
2 – A taxa máxima de juros de até 2,08%. Deve diminuir.
3 – Bancos e financeiras devem ser conveniados ao Mpas.
4 – Empréstimo somente no estado de origem.

É bem provável que a nova facilidade vai acelerar o consignado ainda mais, os empréstimos feitos nesta modalidade concede em torno de 1 milhão de operações ao mês, e desde que foi autorizado pelo Governo a cada ano cresce a uma média de 27,9% a.a em volumes emprestados.

“Segundo o diretor de benefícios do INSS, Benedito Brunca, o novo sistema para empréstimos do INSS está em estágio avançado e deve ser implantado ainda este ano”

Funcionamento do consignado no INSS

1º. passo: Beneficiário localiza um banco ou financeira.
2º. passo: Simulação e Solicitação do crédito junto ao banco.
3º. passo: Recebimento da documentação e contrato de empréstimo.
4º. passo: Digitação e envio do arquivo a Data Prev para aprovação.
5º. passo: Instituição recebe arquivo de averbação da operação.
6º. passo: Solicitante recebe a quantia contratada.

Para que o banco libere o empréstimo consignado pelo INSS, a DataPrev precisa averbar o valor da parcela para ser descontada no próximo e demais pagamentos do beneficiário.

O processo é simples, a DataPrev reserva a margem consignável do valor da prestação para uma determinada instituição durante o tempo contratado na operação ex: 12/24/36/48/58/60/ e 72 meses.

Normalmente a aprovação e liberação atual é feita em D+3, mas pode haver uma demora a mais após a aprovação pelo órgão, cada instituição trata esse prazo de acordo com suas políticas de concessão.

  • Quem deve se beneficiar com essas mudanças são os bancos privados como a Caixa, Santander, Itaú e o Banco do Brasil que já confirmaram que são favoráveis ao novo sistema e vão participar.

Obs: Para as promotoras a concorrência com os bancos aumentaram ainda mais, restante porém algumas vantagens: fazer simulações instantâneas com diversos bancos, flexibilização das taxas de juros mais acessíveis e o serviço de “Empréstimo Delivery” que é a busca da documentação em casa ou no trabalho, ainda é possível receber e enviar toda documentação via web sem burocracia.

E você que é aposentado e pensionista do INSS, o que acha disto, acredita que essas medidas irão beneficiar ou vai fazer os beneficiários se afundarem ainda mais no super endividamento ?

Consignado INSS – Solicitação e liberação sem burocracia
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário