Consignado com FGTS está Confirmado !

Consignado com FGTS - Com o aval do Ministério da Fazendo, as chances do trabalhador que já está endividado com a corda no pescoço, vai se endividar ainda mais...

Consignado com FGTS – FGTS, agora vai garantir mais din-din no bolso do cidadão brasileiro através da liberação de empréstimo consignado com esse recurso. O FGTS já é utilizado para outros fins financeiros. Como todos estão acompanhando, o Governo tem se ocupado em criar tapas buracos para combater a “crise” com a criação de novos estímulos à economia.

Óbvio que medidas como estas, o governo vai sofrer com algumas ou muitas críticas, em especial medidas que geram polêmicas para estimular o mercado, que por sinal não anda muito bem das pernas, parece que criar novos meios de pegar empréstimos e crédito é uma delas. Recentemente, na última semana de janeiro quando ouve o “Conselhão”, foi um Deus nos acuda por aqui – todos queriam saber da novidade.

Apesar da medida ser considerada contraditória por especialistas financeiros, por gerar o acúmulo de dívidas com pagamento de mais dívidas, o Ministério da Fazenda informou que defende a iniciativa do governo federal. Pode ser legal conceder esse “bônus” ao trabalhador que esteja precisando de dinheiro ao permitir que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seja usado como garantia nas operações de empréstimo consignado – será!

Consignado com FGTSEmpréstimo com FGTS – Com esse aval do Ministério da Fazendo, claro, as chances do trabalhador que já está endividado até o pescoço de endividar-se ainda mais, são enormes. Esperem e verão, logo, logo o pessoal do governo federal vai propor ao Congresso Nacional que a medida seja aprovada, como isso, o trabalhador poderá utilizar a multa rescisória que correspondente a 40% do saldo acumulado no FGTS e até 10% dos recursos depositados em sua conta. A ideia é criar uma espécie de garantia na hora de solicitar o empréstimo consignado ao banco (modalidade com descontado em folha).

O mais interessante é saber a Fazenda advoga pelo governo ao dizer que a garantia também pode ajudar na sustentação do FGTS, visto que vai incentivar o mercado na recuperação do consumo, aumentar a renda e, não esquecendo que poderá haver uma redução no rombo da finanças causadas pelo endividamento sistemático. Hum! No final ainda disseram que isso vai gerar mais empregos e contribuições – prefiro acreditar em contribuições.

Vale mencionar que segundo o governo, não haverá ônus ao Fundo, uma vez que sendo usado como garantia do empréstimo consignado com FGTS, nada muda, pois independente do uso, já seriam sacadas pelo trabalhador em caso de demissão.

Como usar o Consignado com FGTS?‎

O trabalhador poderá usar o FGTS para esse tipo de operação de empréstimo, somente em caso de demissão sem justa causa. O texto divulgado também menciona que “Não há saída nova de recursos do FGTS, apenas uma utilização mais eficaz dos recursos e direitos já existentes”.

O novo estímulo como gostam de chamar, poderá alavancar cerca de R$ 17 bilhões com a concessão das em novas operações de empréstimos FGTS como garantia, essa quantidade de valor é calculado somando apenas 10% dos trabalhadores que porventura solicitassem o operação.

Para quem não é do segmento, sequer sabe, mas, nos últimos anos a concessão de concessão de crédito para a pessoa física, em especial os de menor risco para os bancos (empréstimo consignado), tem encolhido cada vez mais e os mutuários desse tipo de empréstimo, estão literalmente com a corda no pescoço.

A inadimplência dos empréstimos consignados concedidos pelos bancos privados é hoje duas vezes maior que as de outras modalidades de crédito, incrível isso. Eu já tenho minhas conclusões, agora só falta você ter a sua.

Mais uma forma de endividamento das massas, empréstimo usando o FGTS.

Comente aqui !