Conselhos para Evitar Fraudes com o Cartão de Crédito

Não é só no Brasil essa questão de fraudes em cartões de crédito se tornando cada vez mais comum, confira como evitar fraudes com cartão

Como Evitar Fraude com o Seu Cartão de CréditoComo posso evitar fraudes com meu cartão de crédito? Essa resposta é quase espiritual, tenho muito amigos, das mais variadas classes sociais, e já ouvi muitos deles dizendo que foram vítimas de fraudes no cartão de crédito, e não estou falando de cartões de crédito simples, são pessoas com cartões Platinum, Gold, Green e Blue.

Nos últimos anos ouve um aumento do acesso aos cartões de crédito e não podemos negar que atualmente todas as pessoas que conhecemos têm algum tipo de cartão de crédito e débito. Infelizmente com esse crescimento do acesso ao crédito, cresce junto uma outra indústria que se aproveita de falhas de segurança na utilização e fraudam os cartão de crédito de diversas formas, os métodos de capturas pouco mudaram mais continuam vitimando milhares de pessoas portadoras de cartões de crédito.

Minha mãe mesmo teve problemas de roubo de número de cartão e código de segurança em uma loja de galeria na região central de São Paulo, mais exatamente no Bom Retiro, felizmente a administradora constatou o uso indevido e reembolsou os valores feitos com compras pela internet, vale dizer que não tinham nada a ver com o histórico de compras do cartão nos últimos 12 meses.

Não é só no Brasil que essa questão de fraudes em cartões de crédito tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, no mundo todo a incidência desse tipo de crime tem aumentado e, ser vítima dessa modalidade de fraude pode trazer muito inconvenientes. Quando você adquirir um cartão de crédito, procure saber quais são os recursos anti-fraude oferecidos por sua administradora do cartão de crédito? Por incrível que pareça, os titulares de cartões praticamente nem sabem quais as características de segurança o cartão de crédito que possui, disponibiliza.

Seguro proteção contra fraude

Fazer um seguro proteção, será que isso é legal? Talvez, dependendo da circunstância ter um recurso de segurança a mais pode ser benéfico, principalmente em casos de roubo, furto ou eventos fraudulentos. Apesar de custar em torno de R$ 4,90 por mês, isso pode ajudar a minimizar perdas parciais ou até mesmo totais.

Hoje, quem deseja um cartão de crédito encontra no mercado um série de instituições bancárias, financeiras, empresas de crédito e administradoras de cartões para livre escolha, existem cartões para pessoas sem renda nenhuma com limite de R$ 400,00 e cartões de acordo com a renda do proponente é possível obter até sem limites de crédito como o “American Express Green“, e nem por isso são tomados os devidos cuidados para proteger os seus cartões de crédito.

Mas nem tudo esta perdido, a maioria das emissoras e administradoras de cartões estão plenamente cientes sobre os métodos, formas, maneiras e eventos fraudulentos feitos com cartões de crédito e, muitas empresas conseguem barrar problemas antes mesmo de nós sabermos.

Prevenção contra fraudes

Uma das melhores formas de se prevenir contra fraudes no cartão de crédito é manter um controle de onde você usou, como usou e a forma como manipularam seu cartão. Se o seu cartão de crédito for emitido pelo seu banco ou você tem acesso online a sua fatura em tempo real, basta dar uma olhada semanalmente para ver se esta tudo certo, se tiver alguma divergência no relatório de despesas, basta entrar em contato com a administradora e comunicar a fraude ou débito indevido, bloquear o cartão de uso e os adicionais. Normalmente a própria empresa administradora do cartão informa, bloqueia e toma todas as providências necessárias.

Dicas de Segurança

1 -) Tome muito cuidado com PHISHING em emails, não responda a qualquer referentes ao seu cartão de crédito, pode ser PHISHING, normalmente as empresas e administradoras não enviam emails com solicitações de informações pessoais ou confirmação de dados.

2 -) Mantenha seu cartão de crédito próxima de suas vistas o tempo todo, não permita que façam a verificação do seu cartão em outro ambiente. A manipulação do seu cartão deve ser feita na sua presença e perto dos seus olhos. Ao receber o seu cartão de volta, certifique-se de que é o seu cartão imediatamente após o uso.

3 -) Mantenha o seu cartão de crédito sempre em um lugar seguro e longe do acesso de terceiros, sempre que viajar ou passar algum tempo sem utilizá-lo.

4 -) Controle as transações com seu cartão de crédito, em alguns lugares é melhor usar dinheiro vivo do que o cartão, se suspeitar de alguma manipulação indevida com seu cartão, a denúncia é sempre a melhor solução.

Claro que existem muitas formas de evitar fraudes no cartão, acompanhar as movimentações do seu cartão, inclusive por SMS é o meio mais ágil de controlar os danos que uma fraude poderia causar.

Comente aqui !