Skip to content

Você deve comprar uma casa ou começar uma empresa

Comprar uma casa ou começar uma empresa? Há muitas decisões importantes quando deixamos a infância para trás e, finalmente atingimos a idade adulta. Você deve determinar se você vai ou não à faculdade e qual direção a ser seguida na própria vida. Mas há muitas outras opções que você fará como um adulto como por exemplo: “você deve comprar um imóvel (moradia) ou começar uma empresa (criar um negócio) primeiro?”

Comprar uma casa ou começar uma empresa ?

Nesse artigo vamos falar sobre isto, principalmente para você quer ser um empreendedor. Como toda e qualquer decisão, talvez haja algo que você realmente conheça e seja apaixonado, ou talvez você ache que encontrou uma maneira de preencher uma lacuna no mercado. Não importa, seja onde quer que seus interesses se encontrem, é quase garantido que existe uma maneira de transformá-lo em alegria, frustração ou negócios bem sucedidos.

Comprar uma casa ou iniciar uma empresa ou negócio bem sucedido! Não se deixe enganar em pensar que será fácil decidir, porém, começar um negócio exige muito tempo, esforço, trabalho árduo, e talvez não seja tão surpreendente ser patrão. Muitos empreendedores potenciais acabam falhando, contudo, se a sua empresa sobreviver, as recompensas do empreendedorismo valem os obstáculos que você enfrentará no caminho para o sucesso.

Se você tem dinheiro no bolso ou tem acesso fácil a financiamentos e acha que está pronto para comprar a sua casa mas pondera em começar seu primeiro negócio, aqui está uma visão geral passo a passo do que você precisa fazer para que uma das duas coisas aconteça.
Você deve comprar uma casa ou começar uma empresa

Prós e contras de ser um proprietário de imóvel (casa)

Prós de comprar um casa

Há muitos bons motivos para comprar uma casa. Alguns deles incluem:

Privacidade

Você tem seu próprio espaço para fazer o que quiser, quando quiser. Não há mais vizinhos ruidosos do outro lado da parede.

Valorização com o passar dos anos

Se o valor de sua casa aumentar ao longo do tempo, como deverá acontecer, sua casa valerá mais à medida que os anos vão passando. A valorização criada ao longo do tempo pode tornar-se importante, e se você precisar de dinheiro adicional no futuro pode usá-la.

Ganhos como investimento

Hoje os pagamentos de aluguel estão quase pareados com o valor de uma prestação de financiamento de casa. Compra sua própria casa faz muito sentido. Ao invés de pagar aluguel e não ter nada para se gabar, você realmente terá algo ao longo do tempo.

Contras

Obviamente há riscos para a propriedade de casa também. Aqui estão alguns deles:

Queda de valorização com o passar dos anos

Se você comprar uma casa e o valor cair no mercado imobiliário, você poderia acabar pagando ou devendo mais pela casa do que realmente vale a sua hipoteca do imóvel. Ou seja, você pode acabar pagando um valor superior ao que sua casa vale.

Liquidez

Claro, outra questão de possuir uma casa é que o seu dinheiro estará empatado em um bem. Se no futuro você precisar de muito dinheiro com pressa, você não conseguiria chegar rápido a essa facilidade, apesar de termos os empréstimos com garantia de imóvel em muitos meios financeiros.

Manutenção

Você também deve manter a manutenção da sua casa. Alguns reparos podem ser caros e outros muito caros. Em geral esses gastos podem drenar suas finanças.

Prós e contras de começar uma nova empresa ou negócio

Prós de começar uma nova empresa

Possuir o seu próprio negócio também possui grandes vantagens. Alguns para considerar são:

Ser seu próprio chefe

Ter seu próprio negócio permite que você tome suas próprias decisões. Não há mais um chefe olhando por cima do seu ombro ou reclamando de tudo o que você faz.

Ter liberdade financeira

Se o seu negócio for bem sucedido, você terá o potencial de um ótimo retorno sobre seu investimento inicial. Mas é óbvio que não é fácil trabalhar até alcançar essa tal de liberdade financeira e o sucesso, mas pode ser perfeitamente feito.

Você pode muito bem comprar uma casa depois de ter feito dinheiro com seu negócio. Esta é uma maneira de alcançar ambos os objetivos.

Renda de aposentadoria

Com o tempo ao se decidir aposentar-se, você pode vender sua empresa e se aposentar com glórias. Uma opção adicional é contratar um gerente geral e se aposentar com a renda do negócio todos os meses.

Contras

Há também desvantagens para começar seu próprio negócio. Você deve pensá-los com cuidado:

Seu negócio poderia falhar

Seu negócio empresarial talvez não seja o sucesso que você prospectou. Se o pior acontecer, você pode acabar perdendo tudo o que você investiu e ficar sem lenço e sem documento.

Pode faltar dinheiro

Quando você está executando uma empresa ou pequeno negócio, às vezes você tem que injetar mais dinheiro nele antes de ver crescimento acontecer. Isso significa menos dinheiro para você e outros possíveis membros da sua família para custear despesas cotidianas.

Muitas horas de trabalho

Muitas vezes são necessárias longas horas de trabalho para tornar sua empresa rentável. Se você tem uma família constituída em casa ou crianças pequenas, isso pode significar sacrificar algum tempo deles para se dedicar aos negócios.

Valem mencionar que a propriedade do lar não é para todos, mas nem todos podem começar uma nova empresa ou criar um novo negócio. Se você deve comprar uma casa ou iniciar um negócio claramente depende de muitos fatores que você mesmo deve definir para poder se orientar e decidir.

No entanto, com um trabalho árduo e boas decisões financeiras, você pode conseguir tudo que quiser, inclusive ambos.

Você deve comprar uma casa ou começar uma empresa
Média 4.923 votos