Skip to content

Comprar carro usado – Como escolher a loja ou concessionária?

Comprar carro usado não é tão simples como parece. Para garantir um bom negócio é preciso pensar em vários aspectos, pois assim vai ter uma maior segurança na hora de fazer o investimento e não vai perder dinheiro. Confira as dicas que separamos para você.

Comprar um carro usado é como sair em uma caça ao tesouro. Há negócios incríveis por aí, e com o surgimento da Internet como as ferramentas de listagem de compra de carros, você tem todas as chances de encontrar um bom negócio comprando ou financiando um carro que atenda às suas necessidades e que se encaixa no seu orçamento.

Como comprar carro usado de forma segura?

Para você fazer um bom negócio, compartilhamos aqui neste artigo algumas dicas passadas por especialistas da Proteste, que aliás estão bem acostumado de auxiliar consumidores que já fizeram péssimos negócios. Se você quer ir no caminho certo, então confira o que fazer.

Onde comprar carro, em loja, concessionária ou de terceiros?

Uma dúvida comum na hora de comprar carro usado é de quem comprar esse bem. Essa dúvida é saudável e a resposta pode variar de caso para caso. É comum encontrar histórias de sucesso de pessoas que compraram automóveis de terceiros e de lojas, como há casos ruins em ambas situações.

Comprar carro usado - como escolher a loja ou concessionária?

Mas, o que você deve considerar então como ponto de partida antes de comprar o carro? Se você conhecer este terceiro, isso pode ser um bom sinal e caminho. Porém, não deixe de pesquisar informações do veículo e nem te levá-lo ao mecânico. Contrato é outro ponto fundamental para não ter dor de cabeça.

A loja é uma saída para quem não conhece alguém que esteja vendendo o veículo desejado ou nem imagina por onde começar.  É ideal para quem não confia em anúncios de vendedores diretos e busca mais segurança. Porém, se você for comprar de loja, se atente ao seguinte tópico.

Leia também:
Devolver carro após ter financiado ou comprado – Como fazer?
4 dicas para financiar um carro com as menores taxas
Financiamento de carro: o que precisa para conseguir financiar
Seguro automóvel para donos de carros e veículos

Como escolher a loja ou concessionária?

O primeiro ponto que deve ser determinante para sua escolha é a postura do vendedor. Um bom atendimento pode até não significar um bom negócio, mas este ponto é uma análise para um segundo momento. Pois, é no primeiro contato que você pode observar a atitude do vendedor, saber se está entrando numa fria ou não.

1. Informação clara é tudo

O bom vendedor é aquele passa informação, que sabe explicar e orientar. Se isso não está ocorrendo, fique atento. Cuidado com os enrolados de primeira, pois isso pode ser um mau negócio mesmo.

2. Condições de pagamento conta

Agora sim, analise bem as condições de pagamento, taxas e flexibilidade de negociação. Não fique no ambiente onde o vendedor não quer nem conversar direito, nem entender o que você quer fazer.

3. Um bom veículo para comprar

Se você encontrou os dois pontos acima, é o momento de avaliar bem o veículo. Veja as informações, faça uma busca visual e até mecânica, se souber, naquele primeiro contato com o automóvel. Se parecer interessante, prossiga com a visita do seu mecânico de confiança.

Lembre-se de pesquisar sobre o lojista ou concessionária em sites como Reclame Aqui. Lá, é possível conferir algumas histórias dessa relação de loja e consumidor.

Comprar carro usado somente depois da vistoria

Vistoria é essencial antes de comprar carro usado. Esse é um ponto importante e que muitos compradores até ficam com vergonha de verificar o veículo, de trazer um profissional de fora para a avaliação.

O que está em jogo custa um investimento bem mais alto do que comprar um produto em conta, menos que R$ 100 reais. Independentemente do valor em si, o consumidor tem o direito de pedir a vistoria por um profissional de confiança.

De acordo com as dicas da proteste, o interessado em comprar carro usado deve investigar as reais condições do automóvel com quem entende bem do assunto, alguém neutro na negociação. Para comprar carro novo não há muitas exigências além de conseguir um preço bom

Hoje, existem algumas empresas especializadas neste tipo de serviço e não precisa ser apenas um mecânico, mas alguém que conheça um todo sobre a negociação e o bem.

Informações online antes de comprar carro usado

Além da visita de especialista para conferir o veículo, você que quer comprar carro usado pode ainda usar ferramentas diferentes e assim aumentar suas chances de bom negócio.

A Proteste oferece uma ferramenta chamada Checkauto, é um serviço para associados. Você pode consultar várias informações de um veículo pelo sistema da entidade e tudo isso sem sair de casa.

Além disso, você pode também recorrer ao buscador para confirmar algumas informações sobre o veículo desejado. Na própria internet você consegue acessar tabela FIPE, ver outros carros do mesmo ano e modelo e até ficar por dentro dos preços.

Essa busca é fundamental para negociação e pode ser feita antes mesmo de sair de casa para conhecer algum automóvel.

Comprar carro usado – Como escolher a loja ou concessionária?
Média 4.813 voto[s]