Skip to content

Comprar carro pela internet – como fazer com segurança?

Comprar carro pela internet é possível hoje dia, inclusive em uma grande montadora que resolveu disponibilizar esse recurso para quem quer adquirir um veículo sem sair de casa. Separamos então alguns detalhes para você se atentar antes de comprar carro pela internet. Lembre-se que esses detalhes podem garantir um bom negócio e você diminuirá as chances de perder seu investimento.

Qual dos dois caminhos para a aquisição de carros resulta em um preço menor? E qual será a experiência de compra mais agradável, pela Internet ou indo até a loja? E o mais importante, qual deles levará menos tempo para conclusão? Hoje a web facilita tudo, será que é uma boa comprar carro pela Internet? Aqui vamos ver exemplos para ilustrar esse ponto de vista.

Como comprar carro pela internet?

Quando falamos em comprar carro pela internet não estamos falando de comprar um produto com um preço simbólico, mas sim algo que demandará de investimento. Se você quer garantir um bom negócio, então confira as seguintes dicas antes de pensar em comprar seu carro novo ou usado pela internet.

Uso filtros dos sites de venda e compra de carro para pesquisar

A internet possibilita que o consumidor utilize um bom filtro para aumentar as chances de encontrar o veículo que deseja. O primeiro passo então é usar isso a seu favor. Por exemplo, se você quer comprar um carro de passeio, hatch, de 4 portas e com acessórios, busque por isso.

Comprar carro pela internet - como fazer com segurança?
Dependendo do site, você ainda encontra outras opções para pesquisar, como itens de acessórios, modelos e até faixa de preço. Tudo isso facilita para que você não fique vendo os diferentes tipos de automóveis, como um vendedor de loja presencial acaba fazendo. Sabe aquele famoso “pensei em comprar X e levei Y”? A internet te ajuda a pensar e analisar bem antes de fazer a compra.

Verifique a reputação do site onde pensa em comprar o carro

O primeiro passo antes de levar adianta a possibilidade de compra do veículo é analisar bem onde ele está anunciado. Por exemplo, existem lojistas que usam seus próprios sites para vender, terceiros já usam sites como OLX, Mercado Livre, entre outros.

Para evitar transtornos futuros o ideal é analisar bem todos os dados que conseguir empresa ou do vendedor que esta atuando na web, pesquise na Internet mais informações sobre os negócios, reclamações, reviews que deram certo ou errado.

Compare preços do carro no mercado e tabele Fipe

Outro ponto importante para comprar carro pela internet é comparar os preços. É comum encontrar na rede valores bem diferentes em relação ao mercado ou a própria tabela FIPE. Busque saber se o valor anunciado está dentro da base de mercado e se cabe dentro da possibilidade de pagamento.

Lembre-se que o valor final de um veículo leva em consideração diversas características que vão desde o motor até acessórios como ar condicionado. Portanto, considere esses pontos ao conferir o valor do veículo.

Leia também:
Como é possível vender ou trocar carro com dívida?
Como comprar um carro usado e como escolher a loja ou concessionária?
Como fazer para devolver carro após ter financiado ou comprado?

Cuidado com valores de carro abaixo do mercado

Desconfie de uma super oferta, de um valor bem abaixo de mercado. Esse tipo de golpe é bem comum, acaba atraído o consumidor que deseja economizar. Porém, no fim perde todo seu investimento.

Se você quer evitar isso, fuja desses preços incríveis ou condições facilitadas ao extremo, como financiamento de veículo para pessoa com nome sujo.

site online para comprar carro pela internet

Faça um checkout e vistoria do veículo na hora da compra

A vistoria do veículo é indispensável e comprar pela internet não permite você ter essa certeza apenas por fotos. Veja além do arquivo digital, ainda que seja da parte interna do veículo ou do motor. Portanto, marque uma visita na loja e veja o veículo.

Detalhes como lataria, motor e até alguns testes com carro parado podem te ajudar a detectar possíveis problemas que estejam maquiados.

Se você quiser levar um mecânico, leve. É sempre bom um olhar de um especialista que você confia, aumentando assim as chances de fazer um bom negócio.

Confirme documentação do carro ou veículo que está comprando

Pesquisar informações mais pontuais do veículo em relação a documentação é de extrema importância. Com acesso ao Renavam, o consumidor pode saber se há dívidas em aberto como Seguro Obrigatório, IPVA e até se há multas no veículo, inclusive até saber de valores.

Outro detalhe é confirmar se o mesmo número que está no chassi do motor do carro é o que consta na documentação. Lembre-se que ao comprar um carro é preciso fazer a transferência e o procedimento precisa de vistoria. Se constar a ausência ou manipulação de informação, isso pode dar uma dor de cabeça enorme ao novo dono.

Use essas dicas agora mesmo para pesquisar mais sobre o veículo que você deseja e faça tudo com planejamento financeiro. Se a sua opção for carro zero, lembre-se que na Renault vende um zero via internet, pesquise.

Ao contrário de outros sites, a marca é confiável e lá no sistema deles você encontra as informações para formalizar o pedido de compra e o requisitos necessários.

Comprar carro pela internet – como fazer com segurança?
Média 4.812 votos