Financiamentos

Comprar Carro com Financiamento ou à vista com Dinheiro

Você vai comprar carro novo ou usado? Quer comprar carro financiado ou à vista? Sabe a diferença do financiamento pra comprar carro e no dinheiro?

Comprar carro, esse é o sonho de qualquer cidadão brasileiro ou de qualquer parte do mundo. Quem possui um veículo ganha mobilidade para fazer diversas tarefas, tanto as particulares como profissionais, além disso, pode passear para onde quiser, viajar e se divertir com a família ou amigos.
Comprar Carro com Financiamento
Nos últimos meses o governo fomentou o mercado para possibilitar a compra do carro novo, autorizou a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a venda de automóveis, o resultado todos nós sabemos.

Com a redução do IPI, o cidadão que já queria trocar ou comprar seu carro novo viu-se tentado com as ofertas de descontos de até R$ 6.000 reais em determinados modelos. O incentivo deu certo para as concessionárias e montadoras de carros, bateram recordes de vendas nos veículos novos. Porque isso? Contaminadas pela vontade de ter uma carro com desconto. É incrível como as pessoas gostam de descontos em detrimento da qualidade de vida financeira.

Escolher o carro e comprá-lo é a parte mais fácil de todo processo, porém, diversos aspectos são deixados de fora, muitos pontos são desconsiderados simplesmente porque o IPI estava atraente. Não perder a oportunidade de trocar ou comprar o carro novo com a redução de IPI se tornou mais importante que saber das condições de venda, dos juros aplicados, dos encargos da operação e do comprometimento da renda.

A loucura foi tanta que pessoas com um ano de carro correram para as concessionárias para trocar seus carros semi-novos por carros zero, sendo que nesta situação nem deveriam sequer pensar na troca do carro. Vale lembrar que por um lado o IPI ajudou, no outro extremo trouxe uma série de problemas para donos de carros usados, lojas de carros semi-novos e o aumento da desvalorização de carros com apenas um ano de vida na faixa de 9,5% a 28,5% segundo algumas revistas especializadas.

Financiar ou pagar à vista

Em um cenário como este, fica a pergunta! Comprar carro com financiamento ou comprar carro com dinheiro à vista? Se a pessoa tiver dinheiro reservado ou aplicado, nem há dúvidas de que compra do carro à vista é a melhor forma de adquirir o bem, primeiro que com dinheiro à vista, seu poder de barganha é muito maior, podendo ter até a chance de conseguir mais alguns descontinhos na oferta. Com a compra do carro à vista ocorre a eliminação de uma série de encargos embutidos no financiamento, como o IOF.

No caso de aquisição por meio de financiamento, o comprador deve ficar atento em detalhes da operação, Eu particularmente não considero comprar carro à prazo uma boa aquisição.

Taxas proibidas

O mundo inteiro já sabe que o Banco Central do Brasil (BC) suspendeu a cobrança da Taxa de Abertura de Crédito (TAC), menos as concessionárias, é comum você encontrar essa taxa com nome diferente mas que têm o mesmo efeito, continua sendo cobrada. Outro problema é o carnê do financiamento, os boletos ainda continuam sendo impressos com a Tarifa de Emissão de Carnê (TEC), também foi suspensa pelo BC a muito tempo.

A dica é, primeiramente entenda o que é mais vantajoso no momento da compra do carro, analise se é o financiamento total, o financiamento parcial com entrada, o financiamento de 50% do carro ou simplesmente comprar o carro pagando à vista.

Leve em consideração que independente de comprar o carro financiado ou à vista, faça as contas para saber se vai sobrar dinheiro para manter o carro em pleno funcionamento. Não esqueça que o carro usa gasolina, precisa de manutenção periódica (revisões), tem impostos anuais (IPVA) e precisa estar segurado contra roubo, furto, incêndio e acidentes.

Faça um avaliação séria se realmente vale a pena trocar de carro ou comprar carro agora ou dá para aguardar mais um tempo.

Comprar Carro com Financiamento ou à vista com Dinheiro
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

3 Comentários

  1. Luciano Medeiros Responda

    eu queria fazer um finaciamento de 12,500,00 para comprar um gol 2007 qunto fica a pestaçao para 48 meses urgencia obrigado

  2. Robson Danillo Responda

    como que funciona esse emprestimo p/ carro ou casa propia vcs pode mim e informa preciso comprar uma casa

Escreva um comentário