Skip to content

Como conseguir viver sem um cartão de crédito

Os cartões de crédito são ficando cada vez mais onipresentes e logo veremos o comércio não aceitar mais dinheiro. Por exemplo, existem algumas cidades na China e no Japão e também na Zona do Euro que tudo é feito com pagamento via Pay com celular ou smartphone. Algumas companhias aéreas só aceitam cartão de crédito para compras a bordo.

É possível viver sem um cartão de crédito ?

Atualmente pode ser bem difícil um cidadão de qualquer parte do mundo fazer planos de viagem sem que um cartão de crédito faça parte da bagagem, já que muitos hotéis e empresas de aluguel de carros exigem que você deixe um cartão de crédito como segurança e, caso tenham que cobrar taxas de serviço adicionais, taxas de conveniência ou estacionamento.

Então, se você não está se qualificando para um cartão de crédito ou está como o nome ou CPF comprometido, limpe o seu nome e livre-se das dívidas. Talvez você pode esteja se perguntando se é possível viver sem um cartão de crédito hoje em dia ou se é possível pedir um cartão de crédito sem consulta ao CPF, vamos saber se você continuar lendo esse artigo até o final.

Cartão de crédito para viagem

Se você precisar fazer uma reserva de um quarto de hotel ou reservar o aluguel de um carro e não tiver um cartão de crédito, poderá usar um cartão pré-pago ou de débito que tenha uma marca importante das redes como, Visa ou Mastercard. E.., como não existe a garantia de que você pagará o quarto de hotel ou arcará com qualquer danos ao carro alugado, essas empresas poderão reter recursos financeiros no montante de centenas ou milhares de reais de sua conta corrente.
Como conseguir viver sem um cartão de crédito
Certifique-se de descobrir qual é a política do estabelecimento antes de fornecer seu número de cartão de débito ou cartão pré-pago (cartão de cobrança), outra coisa, verifique se você tem dinheiro suficiente em sua conta ou limite especial para cobrir qualquer recurso ou fundo retidos. Alguns estabelecimento aceitam apenas cartões de crédito, por isso se você pode precisar fazer compras é provável que faltará dinheiro na sua viagem.

Cartão de crédito para compras

Se você não tem um cartão de crédito porque não está interessado em pedir dinheiro emprestado, esta categoria não se aplica a você. Por outro lado, se você não tem um cartão de crédito, porque não pode se qualificar para um, você poderá ter problemas ao querer fazer uma compra importante, de valor médio e financiá-la sem burocracia, principalmente se for online.

Agora, se a sua incapacidade de obter um cartão de crédito é devido ao seu nome sujo, por estar com restrição ou crédito ruim, você terá que gastar algum tempo pagando os débitos que tornam seu nome negativado e que consta no seu relatório de crédito do Serasa, SPC ou SCPC Brasil (Boa Vista). Ou seja, terá que começar a construção de um histórico de crédito positivo ou aumentar o seu score antes de solicitar um cartão comum de crédito.

Segurança nos cartões de crédito

Você não precisa mais se preocupar com a responsabilidade por compras não autorizadas feitas com seu cartão de crédito e débito se ele for da marca Visa, graças à política de responsabilidade zero da empresa. No entanto, você ainda deve ler os termos e condições do seu cartão de débito para verificar se há alguma limitação nesta política, como uma política diferente para saques em caixas eletrônicos – afinal estamos no Brasil e tudo para os brasileiros é diferente de outros lugares do mundo.

A Mastercard também tem uma política de responsabilidade zero para transações de cartão de crédito e débito não autorizadas feitos no comércio off-line, por telefone ou online, desde que sua conta esteja em situação regular e você não tenha relatado dois ou mais eventos não autorizados nos últimos 12 meses – confira a política no seu contrato.

A política não se aplica a transações com base no PIN, embora algumas instituições financeiras emitentes do seu cartão possa protegê-lo. Leia os termos e condições do seu cartão de crédito e débito para entender qual a sua exposição e responsabilidade antes de usa-los.

Esteja preparado para não ter crédito

Viver sem um cartão de crédito significa que você precisará fazer um pouco mais de esforço para fazer o seu planejamento financeiro do que pessoas que colocam todas as contas e despesas no seu plástico.

Toda vez que você sair de casa, você vai precisar ter uma idéia de quanto vai gastar enquanto estiver fora, essa ação servirá para você ter certeza de que terá dinheiro suficiente no bolso, ou um saldo suficiente no seu cartão pré-pago. Outro detalhe, sua conta bancária deverá estar coberta para pagar suas compras com cartão de débito sem usar o limite do cheque especial e incorrer em taxas de juros como um empréstimo de dias.

Esse planejamento extra leva um pouco mais de tempo e pode ser muito inconveniente. Talvez você não consiga fazer compras quando for conveniente caso não tenha nenhum método de crédito para pagar por elas. A única vantagem é que você será limitado em quanto pode gastar quando sair de casa, e isso pode ajudar a manter seus gastos sob total controle.

Leia também:

1.  Tipos de cartões de crédito: Quais as principais bandeiras e recompensas?
2. Cartões de crédito funcionam depois de molhar ou cair na água
3. Empréstimo para pagar dívida de cartões de crédito
4. Cartão reforma e bolsa família: como funciona os cartões
5. Crédito, débito e cobrança: Todos os cartões na sua carteira
6. Cartão Ibicard : cartões de crédito ibiCard Visa e MasterCard
7. Cartões de crédito : como obter o seu primeiro cartão de crédito
8. Quantos cartões de crédito você tem, consegue viver sem um?
9. Quem é dono do seu dinheiro, credores, empréstimos ou cartões?

Conclusão sobre viver sem cartão

Embora possa ser inconveniente, por vezes, é possível viver sem um cartão de crédito sim. Você só precisa fazer sua lição de casa para saber quais compras podem ser mais difíceis e determinar como você pode lidar melhor com essas situações que citamos no artigo. Boa Sorte!

Como conseguir viver sem um cartão de crédito
Média 539 votos