Skip to content

Como usar o FGTS para quitar empréstimo e outras dívidas

FGTS para quitar empréstimo e dividas mais caras – O tempo todo o sistema financeiro esta mudando, bancos, financeiras, cooperativas, empresas de crédito, fintechs e marketplaces ajudam os brasileiros encontrar as melhores soluções de crédito e financiamentos para suprir as necessidades de dinheiro para honrar compromissos e pagar dívidas e compromissos financeiros.

FGTS para quitar empréstimo e dívidas caras

O Governo por bem ou por mal, se procura melhorar a economia do país com inovações em produtos que visam auxiliar os brasileiros em suas finanças e negócios, tanto que o Governos criou recentemente o microcrédito Bolsa Família e o cartão de credito Bolsa Família, além do cartão reforma para beneficiários do programa.

Uma das últimas criações do Governo Federal tem a ver com a modalidade do empréstimo consignado, uma das formas de obtenção de crédito mais solicitadas no país por assalariados, servidores públicos, militares e beneficiários do INSS. É sabido que Ministério de Trabalho liberou os fundos do FGTS como garantia para fazer crédito consignado.

O que é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço é um depósito que trabalhadores, colaboradores e  funcionários das mais diferentes organizações, instituições e empresas descontam dos salários todos os meses.
Como usar o FGTS para quitar empréstimo e outras dívidas
Após alguns anos de contribuição constatada com o registro na carteira, o trabalhador pode fazer uso do dinheiro para determinadas situações, e a qualquer momento com a demissão sem justa causa, término de prazo do contrato de trabalho, rescisão do contrato por extinção da empresa, aposentadoria, estágio terminal por motivo de doença, entre outras causas. E agora, junta-se a lista, o empréstimo consignado com FGTS.

Como conseguir empréstimo usando o FGTS

Para conseguir acesso a operação de crédito, basta se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, que é a instituição financeira autorizada na prestação deste serviço para o consumidor final que é o trabalhador. Mas para utilizar fundo de garantia, o trabalhador precisa cumprir algumas regras e exigências do sistema:

  • Ter três anos de trabalho confirmado em registro em carteira
  • Não ter pego nenhum financiamento imobiliário através do SFH
  • Não ter imóvel no nome do contratante do consignado
  • Deve morar no município onde trabalha, ou nas redondezas

Embora qualquer cidadão beneficiário do FGTS pode utilizá-lo como garantia para pegar o empréstimo, existem algumas prioridades, como por exemplo às famílias de baixa renda, os idosos ou mulheres chefes de família.

Então você é trabalhador registrado em carteira poderá hoje mesmo aproveitar as vantagens de usar o fundo de garantia para conseguir dinheiro emprestado com taxas de juros baixas e condições de longo prazo. Você precisa usar o FGTS para quitar empréstimo?

Diferenciais do empréstimo consignado em folha

São inúmeras as diferenças que distinguem o empréstimo consignado de outras modalidades de crédito existentes no país, além da forma de pagamento que é direto na fonte do pagador. Mas esta resulta em uma garantia para o credor que beneficia o cliente reduzindo o custo do crédito com taxas de juros realmente baixas, algo em torno de 0,75% a 2,05%.

As pessoas que podem solicitar o consignado com FGTS são aquelas que trabalham em regime CLT, ou seja, têm carteira assinada e recebem seus salários em conta corrente.

Como funciona o FGTS para quitar empréstimos

Para pegar o empréstimo consignado com FGTS, você tem que ir até uma agência da Caixa Econômica e apresentar alguns documentos como sua carteira de trabalho, RG e CPF. Do saldo que você tem na sua conta, poderá usar 10% para oferecer como garantia do empréstimo. No entanto, só será possível contratar um contrato de empréstimo por trabalhador.

Para o cidadão, esta alternativa de crédito pessoal pode ser positiva, porque em uma emergência, o cidadão pode contar com mais uma chance de eliminar possíveis despesas pegando este dinheiro do FGTS para quitar empréstimo, cartões de crédito e dívidas com juros acima de 4%.

Para saber mais sobre como anda seu FGTS, a Caixa disponibiliza um aplicativo para Android e iOS no celular que permite verificar o andamento e depósitos do FGTS. Você pode se cadastrar gratuitamente para receber notificações cada vez que um depósito do empregador for feito na sua conta.

Como usar o FGTS para quitar empréstimo e outras dívidas
Média 540 votos