Skip to content

Como usar cartão de crédito com sabedoria e inteligência ?

Saber como usar cartão de crédito com sabedoria não tem preço. Quando você ganha o direito de usar um cartão de crédito por que a sua solicitação foi aprovada pela administradora de cartões, isto ocorre porque com base no seu histórico de crédito, score bancários renda colaboraram para você obter o crédito.

Como usar cartão de crédito com sabedoria

Contudo, muitas pessoas acham que ao conseguir um cartão de crédito, é usar, gastar a vontade com compras e viagens e está tudo certo, pelo contrário, ao obter a permissão de usar um cartão, além dos reembolsos mensais com as faturas, ainda existem muita obrigações de crédito incluídas na fatura. Vamos entender como você pode usar seu cartão de crédito com sabedoria e inteligência.

Limite de crédito do cartão

Mantenha seu cartão de crédito sem com gasto no mínimo, ou seja, o ideal segundo os melhores consultores financeiros é seja gosto apenas até 40% do limite total liberado pelo credor. Não tente solicitar um segundo cartão de crédito se você estiver com dificuldade de pagar as faturas do primeiro cartão. Isso levará a um risco de ter o pedido reprovado.

Gastos com o cartão de crédito

Quando você receber seu novo cartão de crédito de um banco ou de uma administradora emissora de cartões, ele já vem com um certo limite de crédito pré-aprovado para uso imediato de acordo com a sua capacidade de reembolso. No decorrer do uso, o credor analisa sua disciplina nos pagamentos das faturas, e devido a um aumento na sua renda ou gastos pagos em dia, os bancos podem tentá-lo aumentando seu limite de crédito – fique atento! Leia o artigo: tudo que você precisa saber sobre cartão de crédito e entenda como são aplicadas os vários tipos de tarifas, taxas e custos no cartão de crédito.
Como usar cartão de crédito com sabedoria e inteligência

Um maior limite de crédito permitirá que você gaste mais, mas é importante continuar sendo disciplinado e também evitar contrair mais dívidas. É melhor você não aumentar o seu limite de crédito por pelo menos o primeiro ano de uso do cartão de crédito, de modo que você se acostume com o cronograma de pagamento. Aumente o limite de crédito somente quando sua renda aumentar.

Pagamentos de faturas mensais

Na sua fatura do cartão de crédito mencionara o valor que você precisa pagar de todas as transações realizadas durante o ciclo de cobrança, a data de vencimento para pagamento e o valor total e mínimo a pagar, além da possibilidade de parcelar os débitos.

Vale mencionar que titulares de cartões de crédito que efetuam os pagamentos do saldo pendente na sua totalidade, em geral, criam um maior score e confiança com a empresa que administra o cartão.

O ideal é também maximizar seu período de carência sem juros. O conceito de saldo mínimo permite que você pague parte do montante total e continue com o uso do cartão de crédito, mas, isso significa a cobrança de taxa de juros adicionais no saldo devedor. Então, certifique-se de pagar o valor total da sua fatura para evitar ter que pagar juros, encargos e IOF a mais.

Despesas com seu cartão de crédito

Agora que você tem um novo cartão de crédito, você pode ser tentado a fazer uma série de compras compulsivas. Lembre-se que despesas imprudentes podem levar a sérios problemas com inadimplência e ao planejamento financeiro se tiver um, e ainda levar o nome para o serviços de Consulta SPC e Serasa e consequentemente ficar negativado.

Em geral os titulares portadores de cartões de crédito sempre acabam por gastar mais do que eles realmente podem pagar causando um impacto no saldo bancário e na renda mensal insuficiente. O ideal é usar um planejador, planilha ou plataforma online para gerenciar suas despesas, aí sim você pode dizer que sabe como usar cartão de crédito com sabedoria e inteligência.

Acompanhe também as despesas do seu cartão. Isso o ajudará detectar quaisquer discrepâncias na fatura, ou até cobranças indevidas.

Mantenha seu cartão de crédito seguro

Nunca divulgue o número PIN (Senha) do seu cartão de crédito e o número CVV (valor de verificação do cartão) para qualquer pessoa. Essa é uma forma segura de evitar uso indevido e manter seu cartão longe de burlas e fraudes online ou domésticas. Além disso, assegure-se de que, sempre que você comprar online, faça isso em um site protegido e quando pessoalmente não deixe seu cartão sair das suas vistas.

Programas de pontos de recompensas

Não negligencie os incentivos que você tem direito e acesso ao usar seu cartão de crédito. As milhas para voar e viajar livre de custos, pontos para trocar em compras são excelentes, bônus e prêmios nem se fala. Aproveite cada incentivo dado pelo seu cartão para economizar ou para ganhar com o uso.

Deixe-nos saber nos comentários abaixo sobre as suas experiências de como usar cartão de crédito e lucrar com isso. Obrigado!

Como usar cartão de crédito com sabedoria e inteligência ?
Média 4.430 votos