Como saber se o Nome está cadastrado no SPC ou Serasa?

Que saber se o seu Nome está cadastrado no SPC e/ou Serasa? Existem vários meios para verificar o nome no cadastro do SPC e Serasa. Confira no artigo!

Todos os dias apesar da internet estar cheio de informações sobre SPC e Serasa, a maioria totalmente desatualizada por sinal, mesmo assim recebemos muitos emails perguntando como saber se o nome está cadastrado no SPC e Serasa. São poucos os motivos que levam o nome de uma pessoa para  os serviços de proteção ao crédito, um deles é não honrar compromissos financeiros.
nome esta cadastrado no spc ou serasaÉ só a situação apertar um pouco, as contas saírem do controle e as dívidas surgirem que a preocupação começa: será que meu nome vai para o SPC ou SERASA? Essa é uma preocupação muito verdadeira porque todos sabem que quando estamos com o nome em algum órgão de proteção ao crédito fica difícil, ou impossível, obter crédito em qualquer lugar, seja para realizar um financiamento, pegar um empréstimo ou só fazer algumas compras a prazo.

Se você está com essa preocupação de saber se o seu nome está ou não em algum órgão de proteção ao crédito, deve saber primeiro que existem algumas regras que constam no CDC – Código de Direitos do Consumidor que devem ser respeitadas. O CDC visa criar e fazer cumprir leis e regras que auxiliem o consumidor na busca por seus direitos, e também lhes assegurem o respeito à sua dignidade, segurança e interesses econômicos.

No que diz respeito à inserção do nome em órgãos de proteção ao crédito, ou seja, cadastrado no SPC e Serasa entre outros, as leis do CDC garantem a todos os consumidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, que antes de seu nome ir parar no SPC ou no SERASA, ou em qualquer outro órgão como estes, o consumidor precisa receber uma notificação lhe informando a respeito da dívida, para que tenha a oportunidade de negociar o pagamento junto ao fornecedor e resolver a situação antes de que medidas mais drásticas sejam tomadas.

Mas, se você nunca recebeu nenhuma notificação, isso não quer dizer que você esteja livre desta preocupação. Infelizmente existem muitas empresas que não respeitam esta lei, e cadastram o seu nome como devedor sem antes tentar resolver a situação de outra maneira. Caso isso aconteça, você poderá acionar o PROCON ou contratar um advogado para entrar com uma ação contra a empresa que desrespeitou as leis do CDC.

Para consultar se o seu nome está ou não do SPC ou SERASA, você tem algumas alternativas. Se você não quiser gastar nenhum dinheiro para esta consulta, você deve procurar por um amigo ou conhecido que seja cadastrado nesses órgãos de proteção ao crédito, normalmente lojistas, e pedir que façam a consulta por você. Mesmo assim, os órgãos de proteção ao crédito, que são entidades privadas, cobram por cada consulta sendo possível que este lojista acabe lhe repassando este custo.

Você pode encontrar também muitos anúncios na internet de empresas que fazem esta consulta por você, mediante a um pagamento. Você até encontrará alguns anúncios de empresa que fazem consultas de graça, mas fique atento, pois na maioria das vezes estas consultas são superficiais e servem apenas para que a pessoa fique com mais dúvidas e acabe contratando o serviço deles para ter acesso a uma consulta completa. Leia também: como saber se o meu nome esta sujo

Antes de decidir onde fará a consulta, lembre-se: não forneça seus dados para pessoas desconhecidas, eles podem ser usados para aplicação de golpes por pessoas mal intencionadas. A maneira mais fácil de saber se o seu nome esta cadastrado no SPC e Serasa é indo em nos estabelecimento de atendimento desses órgão.

36 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !