Informações Úteis

Como preencher cheque nominal corretamente e sem erros

Saiba o que é um cheque nominal, como preencher cheque, quais os cuidados que deve ter com o preenchimento de uma folha de cheque

Uma das principais dúvidas que as pessoas têm na hora de realizar um pagamento ou fazer uma transação é como preencher um cheque nominal. Isto pode causar muitos problemas e diminuir as chances do consumidor pagar com tranquilidade e ter mais opções na hora de fazer a negociação.

Muita gente considera esta forma de pagamento obsoleta. No entanto, o cheque nominal, principalmente na hora de pagamentos de salários, ainda é utilizado por muitas empresas e pessoas. É importante que você saiba preenchê-lo corretamente para não errar na hora de pagar seus credores e funcionários. É mais fácil do que se imagina.

Para não deixar você na mão e evitar dores de cabeça na hora de pagar suas contas, iremos ajudar você a compreender como se preenche o cheque nominal e como ele pode ser útil no seu dia a dia. Descubra como preencher o cheque nominal e pague suas contas de forma mais eficaz.

O que é um cheque nominal e para que serve ?

Antes de compreender como preencher um cheque nominal, é preciso que se entenda o que este documento é e o que ele significa. O cheque nominal nada mais é do que um documento onde estão todas as informações necessárias para seu pagamento. É como se fosse uma nota, mas com mais informações contidas nela.

O cheque nominal é um cheque nominativo, ou seja  o documento traz o nome de quem irá receber o pagamento. Apenas ele pode fazer qualquer transação com o cheque após receber. O cheque nominal só poderá ser depositado ou descontado na conta da pessoa que receberá.

Este tipo de cheque só pode ir para outra pessoa caso ele seja endossado. Para que o cheque seja endossado, o beneficiário deve indicar isto no verso do cheque. No cheque nominal vão informações como valor, o nome de quem está recebendo, datas e assinaturas. É uma forma bem simples e rápida de realizar um pagamento. Leia também como sacar e descontar cheque nominal.

Como preencher uma folha de cheque de forma segura ?

 Preencher um cheque nominal não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, é bem mais fácil do que se supõe. Você deve ter muito cuidado com este documento, já que ele representa valores monetários, mas é bem simples e rápido preencher o cheque.

Primeiramente, você deve colocar o valor que destinará ao beneficiário no campo R$. Já onde  diz “Pague por este cheque a quantia de”, escreva o valor do cheque por extenso, colocando inclusive centavos. Lembre que os dois valores devem ser o mesmo. Depois disto, é necessário colocar após “a”, o nome da pessoa que está recebendo o  pagamento.

No final do cheque, onde há traços, você colocará o local e a data onde o pagamento está ocorrendo. Caso você queira que a pessoa deposite o cheque e não possa descontar o valor no caixa, sendo mais seguro desta forma, você deve cruzar o cheque.

Quais os cuidados que devo ter que preencher cheque nominal ?

É importante você preencher de forma cuidadosa o cheque nominal. Este é um documento muito importante, não só por se tratar de dinheiro, mas por ser uma das formas mais comuns de fazer transações. Muita gente ainda tem medo de utilizar cheques por causa disto. Tomando alguns cuidados, você não terá problemas nenhum.

Primeiramente você deve conferir se o cheque nominal está todo preenchido antes de entregar ao beneficiário. Cheque todas as informações antes. Veja se o valor e o nome do destinatário estão corretos.

Além disto, verifique se tem o valor no campo superior direito, se o valor está descrito corretamente por extenso, já que este é o valor que irá ser considerado. Confira também se o cheque foi datado corretamente.

Na hora de passar um cheque nominal também é importante cruzá-lo. Isto pode dificultar roubos e ser uma segurança tanto para quem paga quanto quem recebe. Isto acontece por que um cheque cruzado não pode ser sacado, o que significa que ele somente pode ser recebido fazendo seu depósito em conta.

Não deixe o cheque rolando por ai e, se possível entregue o mais rápido possível para o beneficiário.  Seguindo estes cuidados, seu pagamento estará seguro. Preencher um cheque nominal é tranquilo e rápido. Preencha com cuidado e você não terá problemas para pagar seus credores e funcionários.

 

Como preencher cheque nominal corretamente e sem erros
Média 514 votos

Escreva um comentário