Finanças

8 maneiras de Poupar Dinheiro com a economia de hoje

Quem quer poupar dinheiro, tem que ter uma motivação, tem que ter disposição, tem que saber porque vai poupar e quais os benefícios

Como poupar dinheiro nos dias de hoje? Na Internet o que mais encontramos depois de matérias sobre empréstimo e financiamentos são sites e blog com dicas e conselhos para ensinar o Internauta de como é possível poupar dinheiro economizando, mas essa tarefa além de difícil, é muito complexa e envolve uma série de sentimentos e negações. Poupar dinheiro não é apenas controlar seus gastos pessoais ou racionalizar as suas despesas, é muito mais que isso.

Quem vai começar a poupar dinheiro, tem que ter um motivação, tem que ter disposição, tem que saber que a economia é para algo útil e que vai beneficiar a própria pessoa ou um grupo de pessoas como a sua família. Penso que mesmo para quem ganha um salário médio ou pequeno mensalmente, ainda assim é possível economizar dinheiro. Hoje principalmente devemos nos precaver, apesar de muitos dizerem que não, a economia esta meio retraída e desacelerando progressivamente, isso em toda parte do mundo, o dólar está sob pressão, e as expectativas estão “meio rebuscadas”. Se preparar para uma alta na inflação, uma bolha econômica, uma crise financeira ou até um desemprego não é nada irracional.

Todos nós devemos planejar nosso futuro financeiro, para isso é preciso ter noções e idéias específicas para gerar ações benéficas, tanto para economizar dinheiro, quanto para colocar o dinheiro em alguns investimentos.

Poupar é difícil, é, mais é possível, quem quer guardar dinheiro deve saber lidar com algumas dificuldades, confira essas 8 instruções de como poder poupar dinheiro e lucrar com isso.

Instruções para poupar dinheiro

1 -) Reavaliar suas necessidades e desejos de consumo — tenha em mente o que é realmente útil, fazer esse exercício com frequência ajuda a superar o desejo de consumir inadequadamente. Na minha opinião esse é o primeiro passo para quem almeja fazer um plano de poupar dinheiro a curto e longo prazo.

2 -) Faça um orçamento de ganhos e gastos —  coloque tudo no papel, faça uma lista com todos os detalhes de sua renda, o que ganha, os extras, as comissões, as mesadas, bonificações — também contabiliza os empréstimo, financiamentos, encargos financeiros em andamento — e as despesas e custos de contas de consumo em geral. Feito isto, defina uma meta, corte o desnecessário e o que dá para viver sem. Parece complicado, mas é simples, definido a meta do orçamento, tenha muita disciplina para cumpri-la.

3 -) Transferir dívidas mais caras para dívidas mais baratas — verifique as taxas de juros dos seus créditos pessoais,  empréstimos e financiamentos que por acaso você tenha. Pode ser vantajoso fazer uma portabilidade de crédito ou uma troca de dívida consolidando todas num só volume de pagamento. Atualmente o mercado financeiro esta oferecendo boas oportunidades para baixar custos com juros. Em termos de economia de dinheiro gasto com encargos pode render uns trocados no bolso com essa operação.

4 -) Cancelar seus cartões de crédito — é muito importante remover da nossa vida a tentação de consumir desenfreadamente, e o cartão de crédito sem dúvidas uma arma pronta para atirar, quando um se esgota sempre tem outro na carteira, livre-se deles. Tenha apenas um, parece radical, mas é válido, o juros do rotativo é alto, facilita o consumo e ainda tem que pagar anuidade e seguros todo mês.

5 -) Custos com combustível — controle o quanto você dirige, o combustível para veículos esta muito caro e sem falar a manutenção do carro. Faça trajetos mais curtos e se for viajar, as vezes sai muito mais barato ir de ônibus turismo, se for mesmo de carro, faça um planejamento de custos e dirija com economia, não afunde o pé no acelerador.

6 -) Andar de carro o mínimo possível — ter um carro é ótimo para ir e vir, mas andar de carro até a padaria a dois quarteirões da sua casa não tem cabimento, economize alguns quilômetros com seu carro, essa pequena despesa pode gerar centenas de reais a longo prazo.

7 -) Dinheiro na poupança — ter uma conta poupança não faz mal para ninguém, é de graça. Você pode juntar seu rico dinheirinho sem ter que pagar um centavo de imposto de renda (IRPF) sobre os rendimentos. Atualmente a poupança antiga não deixa a desejar em nada para outros tipos de investimentos, por um período longo pode virar uma pequena fortuna.

8 -) Investir seu dinheiro — dinheiro poupado e parado não é vantagem para ninguém, coloque qualquer valor economizado em aplicações ou investimentos que gere o mínimo de imposto e taxas administrativas. Fazer uma previdência privada pode ser interessante também, no mercado existem dezenas de soluções acessíveis e rentáveis.

Como Eu disse, o que não falta são maneiras de poupar seu dinheiro, o mais interessante é a facilidade de encontrar sites, blogs com planilhas e sistemas na Internet que ajudam o cidadão nessa tarefa, a dica é sempre procurar se informar em páginas especializadas ou procurar a assistência de profissionais capacitados como um corretor de investimento ou o seu gerente de banco com experiência em investimentos.

8 maneiras de Poupar Dinheiro com a economia de hoje
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário