Skip to content

3 maneiras de ficar motivado ao iniciar seu primeiro negócio

Uma questão importante que continua chegando na minha caixa de entrada (email) tem a ver como ficar motivado ao iniciar uma empresa ou negócio. Parece que muitos empresários iniciantes começaram a pegar no batente um dia e, logo em seguida, pouco tempo depois perdem o seu objetivo pelo caminho. O resultado é um tipo de empurrão para trás e para frente que fica entre a vontade de progredir, a estagnação e procrastinação.

Como iniciar seu primeiro negócio ou empresa ?

Não vou mentir, muitos empresários e empreendedores iniciantes estão nessa, e se você estiver nesta situação agora mesmo, eu sei, o sentimento é extremamente frustrante e na maioria dos caso gera estresse. Sabemos que muitas pessoas que estão lutando para manter seus negócios funcionando passando por este caso enquanto você está lendo este artigo.

A boa notícia é que existem muitas soluções para resolver quase tudo, e para isso, felizmente existem algumas fórmulas. Abaixo estão algumas dicas relevantes sobre como você pode ficar sempre motivado à medida que você inicia seu negócio, o gerencia e as dificuldades vão aparecendo – aproveite!

Concentre-se no progresso que você está fazendo

Outro dia eu estava conversando com um amigo que estava fazendo um treinamento desses para empresários e empreendedores donos de pequenas e médias empresas, ele me disse que tinha feito diversas mudanças e até tinha passado para um nível superior em um período muito curto de tempo. No entanto, o problema é que ele não conseguia ver esse progresso acontecer. Em vez disso, ele parecia concentrar-se no tempo que estava levando.

Por um lado, não podemos culpá-lo, isso é normal para nós seres humanos impacientes. Queremos que as coisas aconteçam o quanto antes e mais rápido possível. Portanto, concentrando-nos nas coisas erradas e concerte-as, muitos são impedidos de progredir porque não estão focados no que realmente interessa. Essencialmente, acabam disparamos no próprio pé e acabam tendo os mesmos resultados.
maneiras de ficar motivado ao iniciar seu primeiro negócio
A chave é concentrar-se em qualquer progresso que você tenha feito até aquele ponto e ir adiante. Por exemplo, costumo comemorar qualquer dinheiro que faço, mesmo que fosse apenas R$ 100 por semana que fiz de com uma pequena mudança na s minhas estratégias de negócios. E quero dizer, realmente comemorar. Eu me senti tão bem fazendo os R$ 100 que agora estou fazendo cinco vezes mais essa quantia.

Concentre-se na maratona, não no sprint

A outra razão pela qual os empresários e empreendedores não conseguem ficar motivados é porque eles se esgotaram rapidamente. Parece que estão se sentindo um incêndio e fazem 16 horas de trabalho na segunda-feira e depois dormem até o meio-dia na terça-feira. Não é que sejam preguiçosos, é que eles se queimaram energia rápido demais. Também é totalmente insustentável esse tipo de conduta.

Qual a correção? Ela é bem simples! Perceba que começar uma empresa é uma longa maratona. Ao se concentrar na resistência e resiliência, você logo vai entender que provavelmente não deveria tentar fazer tudo em apenas um dia. Isso simplesmente não funciona. Em vez disso, se concentre nas tarefas mais importantes ao longo de metas de trabalho estabelecidas.

Isso também ajuda você a cultivar a motivação a longo prazo. Quando nos concentramos em sprints, estamos apenas motivados em jogar o jogo curto e o que vai dar sustentabilidade é o jogo longo. No entanto, quando estamos focados na maratona, estamos focados em ficar motivados por um longo período de tempo.

Concentre-se no objetivo

Se você ler livros motivacionais sobre empresas, startups e fintechs, você vai notar como todos eles mencionam criar uma visão, ter um objetivo. Isso ocorre porque se você não tem uma visão, um propósito, então você não pode tomar decisões concretas.

E, se você não pode tomar decisões acertadas e entender que pode dar errado, você não conseguirá ficar motivado porque não tem as prioridades afinadas com seus objetivos. Em outras palavras, é outra maneira de queimar seu estoque de motivação.

Para permanecer motivado por um longo tempo, você deve criar um propósito, ter visão ampla do negócio:

  • Por que você está fazendo isso?
  • Para quem serve sua empresa?
  • Qual é o objetivo de tudo isso que está fazendo?
  • Com o que você está trabalhando?
  • Porque você trabalha com isso?

Ao responder a essas suas próprias perguntas, você terá motivos para ficar motivado à medida que vai construindo seu negócio e desenvolvendo seus produtos, serviços e a empresa.

Conclusão final

Embora pareça que a capacidade de permanecer motivado é mais fácil para algumas pessoas do que outras, a verdade é que todos tem que lutar para alcançar um lugar ao sol.

A diferença provavelmente está em como eles vêem suas realizações e como sua visão está sendo projetado e acionada. Isso, por sua vez, lhes permite ficar sempre motivado quando iniciar seu primeiro negócio e gerenciar sua pequena empresa.

3 maneiras de ficar motivado ao iniciar seu primeiro negócio
Média 516 votos