Skip to content

Como emitir nota fiscal para MEI

Emitir nota fiscal para MEI ou para empresas é um processo que ainda deixa muito empresário e empreendedor confuso. A nota fiscal é um documento importante, uma comprovação do serviço prestado e do pagamento. Desta maneira, emitir este documento corretamente é essencial. Para o MEI, ela é ainda mais importante já que é uma das comprovações do seu serviço e da sua formalização.

Qual a função da nota fiscal para MEI e o que é ser um?

Quando se trata do Microempreendedor individual, o processo de emissão da nota fiscal é diferenciado por isso ele deve estar atento em como proceder na hora de emitir o documento. A emissão é menos complicada do que você imagina. A emissão de notas fiscais pode ser um fator fundamental na hora de captar clientes. Não perca dinheiro! Aprenda como emitir nota fiscal para MEI corretamente e seja o melhor profissional que você pode ser.

O MEI é um tipo de empresa que formaliza quem trabalha por conta própria. Para ser considerada MEI, a empresa deve faturar  até 60 mil reais por ano. A partir de 2018, este valor sobe para 81 mil reais. Muitos profissionais autônomos optam por se tornarem MEI para poderem usufruir de benefícios que só se conseguem após a formalização do seu negócio.

Um desses benefícios é a emissão da nota fiscal a Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. Este é um documento que serve para o recolhimento de impostos e é a prova documentada da transação. Você deve ficar atento, já que a não emissão da nota fiscal é sonegação. O MEI pode emitir diversos tipos de notas fiscais. Descubra quais são elas, como emiti-las e  qual a melhor para o seu caso.
Como emitir nota fiscal para MEI

MEI pode emitir 4 tipos de notas diferentes

Como MEI, existe a possibilidade de você emitir quatro tipos de notas fiscais. É importante que você entenda como elas funcionam e qual a diferença entre elas para que possa saber qual a melhor para o seu caso. O primeiro tipo de nota fiscal para MEI é a emissão da Nota Fiscal Avulsa (NFA). Esta é a nota fiscal de papel comum. É preciso que o MEI solicite a NFA para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e busque a nota impressa em um órgão responsável. Fique ligado, muitos estados estão preferindo economizar no papel e não estão disponibilizando este tipo de nota.

Já a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é a nota fiscal emitida de maneira digital. Para poder emitir a NFe, o MEI deve solicitar autorização na Secretaria da Fazenda. Preste atenção nas exigências do seu estado. Também é bom lembrar que a taxa de emissão desta nota para o MEI é a mesma de que possui CNPJ comum.

Existe ainda Nota Fiscal Avulsa eletrônica (NFA-e). Este tipo de nota fiscal é gratuita e você pode emitir na hora pela internet. Infelizmente, muitos estados ainda não contam com este serviço. Há ainda  a Nota Fiscal de Venda a Consumidor. Este é outro tipo de nota de papel que você deverá ter autorização da secretaria da fazenda para poder utilizar. Apenas depois desta autorização você poderá usá-la.

Como emitir a nota fiscal sendo MEI

Cada nota fiscal possui maneiras diferentes de ser emitida. Por exemplo, na a Nota Fiscal de venda ao Consumidor, basta você preencher as informações no bloquinho da nota e entregá-las ao cliente. No entanto, esta forma de emissão tradicional tem sido cada vez menos utilizada por todo o trabalho que dá para conseguir a autorização de emissão e pelo custo. ,

Já no caso da Nota Fiscal Avulsa, você deverá primeiramente fazer uma solicitação para a emissão da nota fiscal. Com o comprovante em mãos, o MEI deve buscar a NF impressa no órgão responsável em sua cidade. Alguns estados permitem que esta solicitação seja feita online.

Há ainda a possibilidade da emissão digital da nota fiscal. Tanto na nota Nota Fiscal Eletrônica (NFe) quanto na Nota Fiscal Eletrônica Avulsa (NFA-e), o MEI terá um login e senha, depois do cadastramento que completo, que o permitirão emitir a nota fiscal pela web.

É importante que você saiba que os municípios e os estados possuem regras e maneiras próprias de realizar a emissão da nota fiscal. Verifique antes da emissão! Saiba como emitir uma nota fiscal para MEI e ofereça um serviço mais completo a seu cliente.