Dicas

Como contratar empréstimo pessoal sem arrumar problemas

Com tantas ofertas disponíveis no mercado, quais as etapas para considerar ao contratar empréstimo pessoal sem contrair problemas?

Contratar empréstimo pessoal sem arrumar problemas futuros, como? Essa pergunta todos querem saber a resposta. Existem mais de 100 conselhos para evitar infortúnios com empréstimos. A primicia verdadeira é “não faça empréstimo pessoal”, só assim você estará blindado contra esse tipo de problema.

Eu quero contratar um empréstimo pessoal, me ajuda, o que devo fazer? Todos nós temos que ter um “plano B” quando as coisa não vão bem. Não que seja inevitável, mas em um momento ou outro da nossa vida, emprestar dinheiro em banco se torna uma solução, quer queira quer não, nem que seja para investir em um negócio próspero. Vale dizer que contratar empréstimo pessoal não é somente quando as dificuldades estão á porta.

Como “contratar empréstimo pessoal” com tantas ofertas disponíveis no mercado? Possivelmente essa tarefa vai deter um tempo a mais da sua vida com pesquisas e comparações, mas vale a pena conseguir as melhores condições. Posso realizar uma transação de crédito que não me traga problemas futuros? Vamos ver, mostraremos nossa visão de forma simples e descomplicada as etapas que podem ser seguidas.

Pesquisar por melhores opções

1 -) Esse é o maior erro de quem vai “contratar empréstimo pessoal”, a maior parte das pessoas sequer pesquisam no mercado quais as ofertas que outros bancos e financeiras estão concedendo, simplesmente contratam a opção do próprio banco que têm conta-corrente. Pesquise, compare e decida pela melhor condição.

Confira as Taxas de Juros e Encargos

2 -) Olhar com cuidado as taxas e encargos da operação, muitas instituições financeiras oferecem uma taxa de juros para todos clientes sem distinção, questione se há opções com melhores incentivos. Fique atendo para os anúncios do tipo: taxa de 0.72% para … que podem parecer atraente, mas na hora de confirmar o empréstimo, o valor muda para 0, 91% devido a outros encargos que não estavam incluídos no anúncio, veja o CET – Custo Efetivo Total antes de fechar o contrato.

Prazo de pagamento longo ou  curto.

3 -) Ao fazer empréstimo pessoal você deve escolher um prazo de reembolso, muitos preferem os prazos mais longos. Com prazos mais longos as parcelas são menores, considerar benéfico parcelas pequenas é um erro, os prazos longos encarecem o empréstimo em mais de 25%, se possível prefira os de curto e médio prazos. Além disso o prazo que você escolher tem efeito direto na taxa de juros, maior prazo taxa maior, menor prazo taxa menor.

Tipo de empréstimo pessoal

4 -) O tipo de empréstimo que você deseja solicitar pode interferir dramaticamente na taxa de juros oferecida, decida o valor do empréstimo que você quer e a quantidade de parcelas de esta disposto pagar, a partir daí escolha uma modalidade de crédito que se enquadra com seu perfil. Os empréstimos consignados são os mais baratos, os empréstimos pré-aprovados também possuem taxas acessíveis, os empréstimos com garantia de veículos e assim por diante, escolha a sua melhor opção.

Liquidação ou quitação antecipada

5 -) Se informe com o credor, quais as penalizações ou vantagens no caso de quitação antecipada ou liquidação antecipada do empréstimo. E de extrema importância saber com antecedência, algumas instituições ainda aplicam prazos mínimo para liquidação outras até multa caso o cliente solicite a quitação. O maior problema nessa operação é a dificuldade imposta por uma ou outra instituição coloca.

link Cancelar empréstimo é difícil, mas é super fácil fazer

Leia o Contrato

6 -) Inacreditável, mas 75% dos empréstimos contratados pessoalmente as pessoas não lêem os contratos, e cerca de 92% pela internet. Ler o contrato de empréstimo pessoal é a maneira mais eficaz de garantir que você não está entrando numa arapuca. Saiba quais são os seus direitos e suas obrigações antes de assinar o papel.

Seguro de proteção de empréstimo

7 -) Fazer ou não o Seguro de proteção de empréstimo? Depende! Este tipo de Seguro de crédito serve para protege o mutuário de infortúnios, em algumas linhas de crédito são obrigatórios, diversas financeiras oferecem o Seguro gratuitamente se as parcelas forem pagas em dia, em alguns bancos são facultativos, decida à partir da modalidade contratada por você, em muitos casos desconsiderar o Seguro pode ser melhor para seu bolso.

Existem outras etapas para considerar ao contratar empréstimo pessoal sem arrumar problemas, essas já ajudar bastante, realizar a solicitação em empresas de crédito e instituições renomadas elimina em quase 90% futuras dores de cabeça, leia também:

link Quando o empréstimo pessoal é a última opção de escolha

link Obter empréstimo pessoal sem salário ou renda como é possível

link Crédito pessoal 5 tipos que você deve evitar

Como contratar empréstimo pessoal sem arrumar problemas
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário