Skip to content

Como conseguir investidor ou investidores?

Outro dia pesquisando online encontrei algo como isto: “Como conseguir investidor“, “Procuro investidor anjo“, “Encontre investidores anjos para financiamento da sua empresa“, “Tenho um negócio lucrativo preciso de investidor urgente“,  alguém querendo saber sobre “Investidor anjo no Sebrae“. Claro que sei que empresários sempre estão em busca de financiamentos para alavancar seus produtos e serviços, mas percebi que esse negócio de investimento anjo é muito sério.

Tem investidor em SP, no Brasil e as vezes esses investidores vem de fora aportar por aqui em busca de oportunidades. Que bom! Por que todos nós sabemos que colocar uma ideia em prática, além da disciplina administrativa, conhecimentos específicos, ainda requer comprometimento integral e muitas vezes alguma ajuda financeira.

Como conseguir investidor ?

Ter capital inicial para começar uma empresa ou pôr um projeto comercial em andamento, normalmente é uma das partes mais difícil para quem tem um plano de negócios. Com certeza, pode ser a que exija 100% de dedicação. E você sabe, como conseguir financiamento para capital, investidor anjo ou crédito de risco para a sua ideia, é um caminho árduo. Leia sobres as 12 modalidades para capital de empresas mais acessíveis no Brasil.

Não é um processo simples conseguir investidor, o empreendedor deve entender muito bem do seu negócio para convencer bancos, financeiras ou empresas de investimentos. Vale mencionar que a primeira fase do projeto é a pedra fundamental, portanto, fazer isso direito é 50% encaminhado.
Como conseguir investidor ou investidores
Para ajudar aqueles que buscam investimentos a descobrirem quais são os melhores lugares para buscar recursos, trouxemos algumas informações que podem ajudar.

Investidores: parceiros imprescindíveis

Conseguir investidor ou investidores é o caminho mais indicado para arrumar aliados e parceiros na hora de colocar uma ideia em prática. Estes financiadores podem ser pessoas físicas ou jurídicas que aceitam investir financeiramente no seu projeto visando a busca por lucros a curto, médio ou longo prazo.

Na maioria dos casos, o investidor irá exigir uma garantia para que possa ter certeza de que investir na sua ideia não é um mal negócio. Ele pode ser alguém que se interessou pelo seu projeto a partir da divulgação feita por mídias online, concursos, workshops, feiras, congressos ou “Investidor Anjo” e/ou “Head Hanters” que representam financeiras ou empresas especializadas em investir em startups e pequenas empresas.

Cada tipo de empréstimo ou investidor irá ter suas próprias condições para liberar os recursos que você necessita. Desta maneira, é importante que você saiba bem que tipo de investidores está procurando e como deseja realizar as negociações.

Como buscar investidores para seu negócio ?

Antes de mais nada, o interessado em investimento deve preparar um bom projeto para conseguir os recursos necessários. Você, obviamente, deve conhecer muito bem o produto que pretende comercializar. Tenha suas ideias bem organizadas, conheça os riscos e os pontos fortes do seu empreendimento. Seja honesto com seu financiador.

É bom que você também descubra que tipo de investidores pretende atrair e quais são os melhores para o seu caso. Existem diversos tipos de investidores e eles são classificados de acordo com os estágios de capital de risco, ou seja, do tamanho do seu negócio e dos riscos que ele envolve.

Investidores de Seed Capital X Anjos X Peer to Peer

Existem investidores de Seed Capital, que geralmente investem em empresas mais consolidadas. Os investidores anjos, outra modalidade de investidores, costumam buscar empresas bem iniciantes e investem entre R$ 50 mil e R$ 500 mil. Além disso, existem os financiamentos alternativos como o crowdfunding e o empréstimo peer-to-peer que você pode utilizar para arrecadar fundos para sua empresa ou projeto.

Onde encontrar investidores e quais as melhores formas?

Depois de decidir qual o melhor tipo de investimento, começa-se o processo de buscar seus apoiadores. Você pode utilizar bancos e financeiras para pedir empréstimos, ir diretamente à empresa que você acredita estar interessada em apoiar sua ideia.

Quem opta por utilizar o empréstimo p2p ou o crowdfunding pode encontrar seus aliados nas redes sociais e em plataformas digitais. Fundações de grandes causas específicas; governos; fundos soberanos; agências federais ou estaduais e ONGs também são possíveis locais para encontrar investidores. Quanto mais divulgação melhor. As possibilidades são inúmeras.

Confiança e pesquisa são a chave para ter bons investidores!

Tomando pequenos cuidados é provável que você tenha mais chances de chamar investidores e conseguir levar a diante seu projeto. Suas ideias são seu maior patrimônio, não deixe que ela morra por falta de recursos.

Buscar investimento externo para conseguir investidor é uma das melhores decisões que você irá tomar. Forme parcerias e veja seu negócio prosperar.

Como conseguir investidor ou investidores?
Média 524 votos